Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Ordenação Diaconal

Após a conclusão da formação acadêmica, o seminarista é apresentado pelo Padre Reitor ao Sr. Bispo, como candidato apto a ser admitido às Ordens Sacras que se iniciam com o Diaconato, pois que o diácono se encontra no grau inferior da hierarquia da Igreja. São-lhe impostas as mãos do consagrante, não para o sacerdócio, mas para o serviço e, só o Bispo impõe as mãos, significando assim que o Diácono está especialmente ligado ao Bispo nas tarefas de sua “diaconia”.
O Diácono é marcado pelo sacramento da Ordem que lhe impõe um caráter que ninguém poderá apagar, configurando-o a Cristo que se fez “diácono”, isto é, servidor de todos. Portanto, ser diácono é ser servidor do Povo de Deus, sob as ordens de seu superior hierárquico, o seu Bispo.
A diaconia foi criada pelos Apóstolos nos primórdios da Igreja, para proporcionar melhor desempenho da evangelização nascente e atender ao serviço dos pobres e viúvas, até então assistidas diretamente pelos Apóstolos. (At. 6, 1-7). Os primeiros diáconos foram escolhidos dentre os homens da comunidade, de boa reputação, piedade e santidade e dispostos a se dedicarem, especialmente, ao serviço no atendimento dos pobres e viúvas. Depois do Concílio Vaticano II, a Igreja Ocidental restabeleceu o diaconato no grau permanente da hierarquia. São os nossos diáconos permanentes, diferentes dos que são ordenados neste grau, como primícias da ordenação presbiteral que ocorre após um período de tirocínio nas paróquias. As igrejas do Oriente conservam até hoje o diaconato primitivo.
Segundo o Catecismo da Igreja, a celebração da ordenação do Bispo, do presbítero ou do diácono, devido à sua importância para a vida da Igreja particular, espera contar com a presença do maior número possível de fiéis e deverá acontecer, de preferência, num domingo e na catedral, numa solenidade que pode ser adaptada às circunstâncias e será celebrada sempre no seio da Liturgia Eucarística, isto é, dentro da Santa Missa.
Cabe bem na boca dos nossos candidatos à ordenação diaconal a frase do salmista: “Que alegria quando me disseram: Vamos subir à Casa do Senhor”.(Sl.121,1), pois este é o primeiro passo para o ingresso no serviço do Rei dos Reis, que por nós se fez  servidor dos servidores, de modo especial, na pessoa dos pobres e desamparados, dos carentes de amor e evangelização. Este é o desafio que se apresenta ao diácono: servir, servir e servir sempre, à Igreja, sob o báculo de seu Bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário