Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Espírito Santo nos permite viver como filhos de Deus, diz Bento XVI

"O Espírito Santo, que cria em nós a fé no momento do nosso Batismo, permite-nos viver como filhos de Deus, conscientes e consentindo, segundo a imagem do Filho Unigênito", destacou o Papa Bento XVI antes da oração mariana doRegina Coeli neste domingo, 12, Solenidade de Pentecostes.

O encontro com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro aconteceu na sequência da celebração da Santa Missa, naBasílica Vaticana.

O Pontífice recordou que Pentecostes encerra o tempo litúrgico da Páscoa. "O Mistério Pascal – a paixão, morte e ressurreição de Cristo e a sua ascensão ao Céu – encontra o seu cumprimento na poderosa efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos juntamente com Maria, a Mãe do Senhor, e os outros discípulos. Foi o 'batismo' da Igreja, batismo no Espírito Santo", explicou.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Regina Coeli de Bento XVI na Solenidade de Pentecostes

O sopro do Espírito Santo preenche o universo, gera a fé, arrasta à verdade e predispõe a unidade entre os povos, assinalou o Bispo de Roma.

"O Espírito Santo, 'que é Senhor e dá a vida' – como recitamos no Credo –, procede do Pai por meio do Filho e completa a revelação da Santíssima Trindade. Provém de Deus, como sopro da sua boca e tem o poder de santificar, abolir as divisões, dissolver a confusão devida ao pecado. Ele, incorpóreo e imaterial, dispensa os bens divinos, sustenta os seres vivos, para que ajam de acordo com o bem. Como Luz inteligível, dá significado à oração, dá vigor à missão evangelizadora, faz arder os corações de quem escuta a alegre mensagem, inspira a arte cristã e a melodia litúrgica".

Após a oração, Bento XVI disse que amanhã acontece, em Dresda (Alemanha), a beatificação de Alois Andritzki, sacerdote e mártir morto pelo regime nazista em 1943, com apenas anos.

"Louvemos ao Senhor por esse heroico testemunho de fé, que se une ao conjunto de quantos deram a vida em nome de Cristo nos campos de concentração. Gostaria de confiar à sua intercessão, hoje que é Pentecostes, a causa da paz no mundo. Possa o Espírito Santo inspirar corajosos propósitos de paz e sustentar o compromisso de levá-los adiante, a fim de que o diálogo prevaleça sobre as armas e o respeito pela dignidade do homem supere os interesses das partes, O Espírito, que é vínculo de comunhão, endireite os corações desviados pelo egoísmo e ajude a família humana a redescobrir e proteger com vigilância a sua fundamental unidade".

Da mesma forma, o Pontífice recordou que na terça-feira, 14, celebra-se a Jornada Mundial dos Doadores de Sangue, "milhões de pessoas que contribuem, de modo silencioso, para ajudar os irmãos em dificuldade. A todos os doadores dirigo uma cordial saudação e convido os jovens a seguir o seu exemplo", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário