Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Missa de Corpus Christi (Homilia de Padre Paulo)

Padre Paulo iniciou a homilia lembrando que ao longo de 2.000 anos da história da Igreja são 72 milagres eucarísticos que existem na mesma. Os milagres eucarísticos não são necessários para nós, porque confiamos nas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos diz no Evangelho: "Eu sou o pão da vida". O próprio Jesus quis manifestar esta verdade aos seus contemporâneos.
Mas em meio a sociedade de hoje corremos o perigo de achar que Jesus está presente no pão, quando do contrário Ele diz que é o pão, Ele assume as duas naturezas, a substância do pão e do vinho. Sendo assim continua o pão com cheiro de pão, com gosto de pão, assim como o vinho continua com cheiro de vinho, com gosto de vinho, mas no final é o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor.
O maior milagre acontece todos os dias nos altares da Igreja. A Igreja nunca duvidou desta presença viva de Jesus, mas as vezes na história o milagre é necessário.
"Eu sou o pão da vida", Jesus não disse Eu estou no pão, ou até mesmo façamos de conta que Eu sou o pão, Ele disse "Eu sou o pão da vida".
A Igreja marcada por fragilidades tem Jesus como o Senhor, presente nos sacrários. Os grandes santos, os místicos da Igreja atestam isso quando passavam horas, noites, madrugadas diante de Jesus no Santíssimo Sacramento.
O Santíssimo Sacramento é a glória da Igreja. O livro do Cântico dos Cânticos fala da amada procurando o seu amado. O amado que encanta a todos e a tudo por onde passava. É o que acontece com a Igreja hoje, o amado da Igreja é Jesus Cristo.
É tão grande este mistério entre Jesus e a Igreja. No altar a Igreja gera Jesus e Jesus gera a Igreja. O esposo desta Igreja é Jesus Cristo presente em todos os sacrários da terra. No momento da consagração todos caímos de joelhos, o Espírito Santo nos impele a isto, porque Jesus é o Senhor. Que pena que muitos que se dizem católicos não reconhecem a grandeza deste pão.
Encerro falando que a Igreja é rica, riquíssima e que nenhuma instituição é tão rica como a Igreja, e que nenhuma instituição pode dá tamanha riqueza. A riqueza da Igreja é Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar é a Eucaristia. (Homilia de Padre Paulo na Solenidade de Corpus Christi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário