Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O que é o Diaconato?

Diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os outros dois são o presbiterato e o episcopado, portanto, diáconos, presbíteros e bispos compõem a hierarquia da Igreja. Para os Diáconos as mãos lhes são impostas pelo Bispo para o serviço e não para o sacrifício. Com a ordenação o diácono deixa de ser leigo e passa a fazer parte do clero. Esse Sacramento o faz diácono por toda a eternidade. Não há como retroceder.

 



O que faz o Diácono?

DIACONIA quer dizer SERVIÇO, então o Diácono é ordenado para SERVIR. Faz parte do ministério do Cristo Servo, "que veio para servir e não para ser servido". A Lumem Gentium diz que: servem o povo de Deus na Diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade. (LG 29). Na Celebração Eucarística o diácono tem funções próprias: servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. Deve, ainda, incentivar a assembléia para uma participação correta e efetiva na Divina Liturgia. 

o

Então o Diácono só não pode consagrar?

Não se deve pensar desta forma. O Diácono é ordenado para o serviço e não para o sacrifício. O Diácono é ministro ordinário de apenas um Sacramento: o do Batismo. É também ministro ordinário da Comunhão Eucarística (e não Ministro da Eucaristia, pois esse é somente o Padre e o Bispo). O Diácono pode ainda ministrar todos os sacramentais; dar as bênçãos próprias de ministro ordenado (objetos de devoção, casas, automóveis, etc.), inclusive a bênção com o Santíssimo Sacramento. Pode também presidir à celebração da Palavra, do Matrimônio e das Exéquias.


O Diácono pode exercer seu ministério em qualquer paróquia?

Ele pode exercer seu ministério em qualquer lugar do mundo, pois ele recebeu um sacramento válido e a Igreja é Una, Santa e Católica, ou seja, é UNIVERSAL, no entanto o diácono está diretamente ligado ao Bispo a quem deve plena obediência. O Bispo pode colocá-lo para atuar junto a um pároco, contudo, ele tem a faculdade de auxiliar em outra paróquia desde que disponha de tempo e tenha autorização do respectivo Bispo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário