Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Novena e Vigilia de Pentecostes quer nos levar a viver sob o sopro do Espírito Santo

É desejo de Deus que tenhamos um conhecimento maior do Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele é o pleno amor do Pai para Seus filhos. Espírito é a tradução do nome d'Aquele que nos ama. Para O amarmos é preciso que O conheçamos. O nome que foi proclamado pelos profetas, pela Virgem Maria e pelos apóstolos é Ruah. Esse nome significa o espaço aberto, onde se percebe mais facilmente o sopro do vento, onde o homem se move e respira. Um espaço atmosférico, que significa vento e respiração.

A Igreja diz que o Espírito Santo é a sua respiração, pois Ele dá vida a ela e aos sacramentos. Ele move, atua e faz acontecer todos os atos em nossa vida religiosa, no sacramento do batismo, do matrimônio, do crisma, da confissão, da Eucaristia.

"No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas" (Gênesis 1,1). A partir desse conceito, existe alguma realidade nas nossas vidas que estão um caos? As nossas vivências, as nossas famílias, as nossas situações financeira, a nossa relação com Deus? A Palavra nos diz que o Espírito Santo de Deus pairava sobre o caos e o organizava.
Se existe algo nas nossas vidas que estão um caos, chegou a hora de pedirmos ao Espírito que as organize. Peçamos a Ele nesta Novena o sopro de Deus para começarmos a colocar ordem naquilo que está bagunçado na sua vida.

Há pessoas em estado profundo de depressão, com muitos problemas familiares, de modo que somente o sopro de Deus é capaz de devolver a elas a possibilidade de voltarem a viver, a ser felizes de novo e de ver sentido na sua vida novamente.
Ruah é o sopro d'Aquele que pode dar a vida nova, dar a você a possibilidade de viver uma experiência profunda. O Senhor quer proporcionar a nós a graça da vida. Mesmo quando as coisas dificultam em nossas vidas, temos a certeza de que viver uma experiência com o Espírito Santo é viver a vida que o Senhor tem para nós.

Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se” (Atos dos Apóstolos 1-4).

Ali começou uma grande manifestação daqueles homens e mulheres. Se lermos o Ato dos Apóstolos, vamos ver tudo o que mudou na vida dessas pessoas a partir do sopro do Espírito. Eles nunca mais foram os mesmos e se tornaram corajosos para levar o Evangelho aos pagãos, que não conheciam a Deus. E o Espírito Santo começou a se derramar também sobre eles.

Esta Novena de Pentecostes quer declarar sobre nossas vidas o sopro do Espírito Santo Paráclito para que você seja portador d'Ele onde estiver, para que o Espírito de Deus o acompanhe como acompanhou os discípulos.
É hora de entendermos que Deus caminha conosco; Ele não no deixa sozinhos! Mas nós precisamos nos deixar ser conduzidos por Ele, pois se não fizermos isso, ficaremos parados nas desgraças e não permitiremos que a fortaleza do Senhor permita a sua vitória.

Deus nos criou para sermos vencedores. Deixemos que o sopro do Espírito nos acompanhe, nos  renove, nos conduza, nos reanime. Deixemos o Espírito trazer sobre nossas vidas o reavivamento espirital, que irá nos acompanhar e fazer de nós vencedores.“Por isso, quero exortar-te a reavivar o carisma que Deus te concedeu pela imposição de minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de força, de amor e de moderação” (II Timóteo 1,6-7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário