Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Celebração da memória de três anos da morte de Monsenhor Ruy Barreira Vieira emociona os paroquianos de Areia


Na última sexta-feira (08/04) a Paróquia de Areia celebrou a memória do Monsenhor Ruy Barreira Vieira que por 57 anos esteve na cidade de Areia, sendo que 47 anos foram exercendo o Ministério Sacerdotal e 10 anos sem exercitar por causa da idade e doença. Estiveram presentes Padre Paulo José e o Padre José Antônio, o seminarista José Renato, autoridades de  nossa cidade como, O Prefeito Elson da Cunha Lima Filho e sua esposa Drª Sílvia, o Vice Prefeito Ademar Paulino de Lima, a vereadora Nelma Carneiro, o secretário de Infra Estrutura Lourival Maria e a sua esposa e leigos e leigas de nossa cidade e de cidades vizinhas como Remígio.
A celebração em si já é belíssima, isto porque celebramos o Sacrifício de Jesus no Calvário. Mas destacamos em especial a homilia do Padre Paulo José (Administrador Paroquial de Areia).
As leituras desta liturgia traziam a figura do Pastor, do Bom Pastor. Padre Paulo dizia que a missão do pastor é cuidar das suas ovelhas, é zelar por suas ovelhas, é amar as sua ovelhas, se doar por elas e dá a vida por suas ovelhas. Dizia Padre Paulo que essa tinha sido a missão do Monsenhor Ruy por 57 anos.
Partilhava conosco o Padre Paulo dizendo que encontrou pessoas que só falaram do amor, do carinho, do afeto que Monsenhor Ruy tinha por Areia, que foram 47 anos amando esta Paróquia e praticando o bem. Ainda disse mas, Monsenhor Ruy fez da sua vida uma consagração ao altar e a Nossa Senhora. Em escritos de Monsenhor Ruy Padre Paulo encontro ele falando da Eucaristia e de Nossa Senhora... “A Eucaristia é o memorial da presença de Jesus Cristo para nos alimentar”, certa fez em uma reflexão de um matrimônio que ele celebrava disse... “Amem Nossa Senhora, levem Nossa Senhora para casa. Eu sou Padre porque eu sou todo de Nossa Senhora”. E assim como dizia João Paulo II “Totus tu” Maria, disse Monsenhor Ruy.
Padre Paulo ainda nos falou... Digo que Monsenhor Ruy foi um mártir pela sua entrega, sua doação, e porque ele seria capaz de se entregar pelo povo de Areia, de dá a vida por vocês de Areia.
Areia tem um compromisso com Monsenhor Ruy é fazer da história do Monsenhor Ruy uma história viva, não só uma recordação. Outro compromisso que o povo que o povo de Areia tem é escrever a história do Monsenhor Ruy nas páginas da Igreja. Cinqüenta por cento deste compromisso é do povo de Areia, os outros cinqüenta é do próprio Monsenhor Ruy, que ele interceda por nós na eternidade. Aqui ele amou a Igreja, aqui ele amou o povo de Deus, aqui ele amou Nossa Senhora. Tudo o que ele fez foi por amor a Areia.
Ao término da Missa foi convocada uma equipe para escrever uma biografia da história de Monsenhor Ruy, pessoas que conviveram com ele como Alice, Dona Lurdinha e Carminha Duarte entre outras, e que hoje dão testemunho que alcançaram graças por intermédio dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário