Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 16 de abril de 2011

Tradicional procissão do encontro leva centenas de homens e mulheres às ruas de Areia


Procissão do Encontro

Na sexta-feira que antecede o Domingo de Ramos, à noite, existe uma tradição muito antiga e comovente que se faz aqui na cidade de Areia. É a procissão do encontro entre Nossa Senhora da Solidade e o Bom Senhor Jesus dos Passos.

As Mulheres fazem uma procissão carregando a imagem de Nossa Senhora da Solidade, com cantos penitenciais, com as figuras bíblicas das “mulheres piedosas”: Verônica, que teria enxugado o rosto ensangüentado de Jesus numa toalha, na qual ficou estampada a sua face; Maria Madalena e outras mulheres que acompanharam a caminhada de Jesus para o Calvário.

Outra procissão é feita só pelos homens, que carregam a imagem do Senhor dos Passos, figura de Jesus Cristo coroado de espinhos, ensangüentado, escarrado e carregando uma cruz às costas. Em determinado local se dá o encontro. Um pregador faz a dramatização da cena, recordando o que aconteceu na Sexta-feira Santa. Faz um apelo à conversão, recorrendo à dramaticidade da dor de Nossa Senhora e das Dores e sofrimentos de Jesus. O sermão tem o costume de ser mais exortativo.
A celebração é recheada com cânticos como o Cântico de Maria. E nesta última sexta-feira não foi diferente, tendo a procissão levado as ruas da cidade de Areia centenas de  homens e mulheres que escutaram Padre Paulo e o Seminarista José Renato que fez a reflexão do Evangelho. E mas uma vez como tem sido no decorrer dos anos a celebração comoveu e levou as pessoas a se emocionarem com aquela cena do encontro da mãe com o Filho. Quantas mães hoje estão distantes de seus filhos, quantas mães perderam seus filhos prematuramente.
Esta celebração nos leva também a refletir em como nós pais estamos agindo e cuidando de nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário