Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CELEBRAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE TRÊS ANOS DA MORTE DE MONSENHOR RUY BARREIRA

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição estará celebrando na próxima sexta-feira (08/04) uma Missa em memória dos três da morte do Monsenhor Ruy Barreira do qual foi Vigário desta paróquia por 47 anos.
Monsenhor Ruy nasceu no dia 24/07/1921 e faleceu no dia 08/04/2008, sendo sepultado na Igreja Matriz daqui de Areia. Foi ordenado no dia 19/11/1944 e chegou a Areia no dia 09/10/1949.
Monsenhor Ruy Barreira foi cooperador na Paróquia Nossa Senhora da Luz em Guarabira (naquela época fazia parte da Arquidiocese) hoje Catedral Nossa Senhora da Luz de nossa Diocese de Guarabira. Ao sair de lá veio exercer o Ministério Sacerdotal aqui em Areia, onde passou 47 anos como Vigário desta paróquia. Além de Sacerdote foi professor da Universidade Federal da Paraíba – Campus II aqui em Areia.
Este homem de Deus não só exerceu com eficácia o Ministério Sacerdotal, mas também foi um homem que se dedicou inteiramente a obras de caridade e obras sociais, deixando na cidade várias obras e que hoje auxiliam toda a população de Areia.Dentre as suas obras podemos destacar algumas de grande importância, como:
·       *  Na área da educação: a maior delas foi a construção de Escola Carlota Barreia do qual leva o nome de sua mãe, conseguiu verba com o MEC para a construção de um Grupo Escolar na Comunidade de Tanque Cumprido, construiu uma Creche aonde hoje funciona uma Pousada abaixo do Carlota Barreira entre outras;

·       *  Na área social: podemos citar a construção do Artesanato Dom Adauto onde funcionou a anos atrás uma tipografia, uma sapataria, uma marcenaria e também acontecia lá atendimento odontológico. Construiu ainda Centros Sociais como o PIO XII, o Dom Moisés, o Papa Paulo VI, a Febemaa que também funcionava o Albergue Simeão Leal para idosos, o Dom José Maria Pires no bairro Frei Damião, o João XXII na Jussara aonde hoje funciona uma Creche e tantos outros;

·        * Na área da cultura: construiu acima do PIO XII um Museu que hoje é o Museu Regional de Areia e uma Biblioteca com o nome Ministro José Américo de Almeida.
 
Celebrar a memória deste homem de Deus é resgatar um pouco de toda esta história, por isso convidamos toda a população de Areia a se fazer presente nesta sexta-feira na Igreja da Matriz as 8hrs da manhã para juntos vivermos este momento de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário