Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 7 de julho de 2012

YouCat é um grande presente de Bento XVI aos jovens

Uma das mais fortes características do Papa Bento XVI é tornar acessível ao povo a própria teologia, os dogmas de fé e a doutrina da Igreja. O YouCat é apenas uma entre tantas demonstrações de que é possível falar de algo profundo através de uma linguagem simples, capaz de atingir todos os públicos. 

“O lema episcopal de Bento XVI, que ele também adotou quando se tornou Papa, é ‘Cooperatoris Veritatis’, ou seja, cooperador da verdade. Creio que o YouCat é mais uma resposta diante daquilo que o Papa atual assumiu como missão: conduzir o povo às raízes, à Verdade, à essência da fé”, destaca a missionária Mirticeli Medeiros que participa neste fim de semana do Aprofundamento YouCat School, na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).


A missionária salienta que Bento XVI era um fiel colaborador de João Paulo II e viu as Jornadas Mundiais da Juventude nascerem. Tanto que o símbolo da concha presente em seu brasão papal representa o peregrino, fazendo alusão ao que João Paulo II mais fez em mais de 26 anos de Pontificado: foi ao encontro da Igreja espalhada pelo mundo. 

“Ainda quando era cardeal, Bento XVI já trazia no coração o desejo de levar as novas gerações a um verdadeiro ‘resgate cultural’ através de uma experiência concreta com o cristianismo. Bento XVI acredita firmemente que os jovens promoverão esse resgate, esse retorno às raízes da fé”, reforça Mirticeli.

Ano da fé, YouCat e JMJ

A instituição do Ano da Fé, que começará dia 11 de outubro de 2012 e terminará em 24 de novembro de 2013, e a aproximação da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro são incentivos a mais para que os jovens se dediquem ao estudo do YouCat.

“Entre as propostas do Ano da Fé, que podemos encontrar na Constituição Apostólica Porta Fidei, está o estudo do Catecismo da Igreja Católica, que foi publicado durante o Pontificado de João Paulo II e praticamente todo elaborado pelo então Cardeal Joseph Ratzinger. No Catecismo, está a mais fiel interpretação da Doutrina Católica, todas as respostas referentes à nossa fé”,  explica Mirticeli. 

O YouCat, nada mais é que o Catecismo da Igreja Católica escrito numa linguagem jovem. Embora tenha um formato diferente, possui o mesmo conteúdo. 

“Sem dúvida o YouCat e a Jornada Mundial da Juventude se unirão à proposta do Ano da fé, uma vez que todas essas iniciativas visam levar o povo de Deus a uma nova experiência e a um conhecimento mais aprofundado da doutrina, à essência daquilo que acreditamos e professamos”, conclui a missionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário