Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 10 de novembro de 2012

Simpósio no Rio de Janeiro debate pensamento de Joseph Ratzinger

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) vai sediar nesta quinta, 8, e sexta-feira, 9, o II Simpósio sobre o Pensamento de Joseph Ratzinger - o Papa Bento XVI. 

A intenção do Simpósio, segundo um dos organizadores do evento, padre Abimar Oliveira de Moraes, é levar para dentro do ambiente universitário, o pensamento desse que é considerado um dos maiores pensadores da Igreja e do mundo, nos últimos dois séculos.


A escolha do tema "Humanização e Sentido da Vida" parte de uma reflexão presente no pensamento de Ratzinger.

"Daí nasceu a nossa intenção de promover esse Simpósio partindo de uma temática muito presente no pensamento de Ratzinger que é a temática justamente do sentido da vida, como motor do processo de amadurecimento, de conhecimento, de reflexão do ser humano sobre si mesmo," explica o padre, que também é Coordenador de Pós-Graduação do Departamento de Teologia (PUC/RJ).
Sobre a humanização, padre Abimar destaca quatro dimensões, que acredita estarem presentes no pensamento de Joseph Ratzinger e trariam respostas significativas para o questionamento do homem sobre o sentido da vida.

"Um processo de humanização tem que dar conta dessas quatro dimensões, isso a gente pode encontrar no pensamento do Papa: a primeira dimensão é o homem encontrar-se consigo mesmo; a segunda dimensão é o homem encontrar-se com o outro, com seu semelhante; a terceira é o homem ser capaz de se encontrar com as demais criaturas e a quarta dimensão é o homem ser capaz de encontrar-se com seu Deus".

Quanto às interrogações do homem sobre o sentido de sua existência, padre Abimar afirma que Bento XVI tem demonstrado sempre o interesse em promover um diálogo entre a razão humana e a fé cristã, pois esta pode contribuir de maneira especial nesse debate.
Bento XVI aponta que o 'alargamento da razão' seria um caminho para encontrar as respostas a esses questionamentos do ser humano. Isso porque a razão moderna afirma que só é verdadeiro aquilo que pode ser comprovado através das técnicas ou ciências naturais e, com isso, o ser humano, em nome dessa ciência, acaba deixando em segundo plano a dimensão religiosa, a dimensão da fé, esperança e caridade.
"O Santo Padre tem convidado, em diversas ocasiões, a razão moderna a alargar-se, a considerar essas outras questões, que ajudam, justamente, o ser humano a responder as perguntas mais profundas e mais importantes que traz dentro do seu coração e que acabam dando sentido a sua existência", destaca padre Abimar.

O evento, organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pela Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger – Benedetto XVI e pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, faz parte dos preparativos para a visita do Papa Bento XVI ao Brasil em 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O Simpósio já foi mencionado pelo próprio Bento XVI em duas ocasiões. Nessa quarta-feira, 7, após a Catequese, no Vaticano, o Papa fez uma saudação aos participantes, e desejou que os trabalhos destes dias mostrem como a razão, iluminada pela fé, é capaz de alargar o seu horizonte para enfrentar os desafios da vida.

A outra menção foi feita no dia 20 de outubro, ao entregar o prêmio "Nobel de Teologia" para dois professores universitários. Na ocasião, o Papa destacou o incentivo que a Fundação Vaticana "Joseph Ratzinger" oferece para eventos como esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário