Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 2 de junho de 2012

Bento XVI destaca dom “precioso” do sacerdócio e vida consagrada

Dando continuidade às suas atividades por ocasião do 7º  Encontro Mundial das Famílias em Milão, o Papa Bento XVI começou a manhã deste sábado, 2, com a celebração da Santa Missa privada na Capela do Arcebispado de Milão, às 8h. Em seguida, às 10h, ele procedeu com a celebração da Hora Média, na Catedral de Milão. Em sua homilia, o Pontífice destacou o dom precioso que é o sacerdócio e convidou os seminaristas a aprenderem e viverem bem seu tempo de preparação.  
Bento XVI disse que os sacerdotes devem confiar em Cristo plenamente, já que Ele próprio se entregou em suas mãos para edificar a Igreja. “O amor pelo Senhor Jesus é a alma e a razão do ministério sacerdotal, como foi prometido, para que ele concedesse a Pedro a missão de pastoral o próprio rebanho: “Simão..., amas-me mais do que estes?” (Joã 21,15)”.

Ele destacou que essa amizade profunda com Jesus, o estar com Ele interiormente, é justamente o caminho para encontrar, em meio à rotina diária, a unidade da vida e do ser sacerdote. “Não existe oposição entre o bem da pessoa, do sacerdote, e sua missão; na verdade, a caridade pastoral é elemento unificador de vida que parte de um relacionamento sempre mais íntimo com Cristo na oração para viver a doação total de si mesmo pelo rebanho, de modo que o Povo de Deus cresça na comunhão com Deus e seja manifestação da comunhão da Santíssima Trindade”.

O Pontífice ressaltou ainda que cada ação do sacerdote tem o intuito de conduzir os fiéis à união com Deus, de forma a levar ao crescimento da comunhão eclesial para salvar o mundo. Nesse sentido, ele afirmou que a união pessoal com Deus, o bem da Igreja e o bem da unidade em sua totalidade constituem “uma sinfonia da fé vivida”. 

E o amor de Jesus, lembrou o Papa, vale para todos, mas tem um significado especial não só para os sacerdotes celibatários, mas também para todos aqueles que responderam à vocação à vida consagrada. “Somente e sempre em Cristo se encontra a fonte e o modelo para repetir cotidianamente o “sim” à vontade de Deus”, enfatizou. 

A esses irmãos consagrados, o Pontífice deixou seu agradecimento pelo testemunho prestado e os encorajou a perseverarem na missão. “Olhem para o futuro com confiança, contando com a fidelidade de Deus, que não faltará jamais, e a potência de sua graça, capaz de operar sempre novas maravilhas, também em nós e conosco”. Após a celebração, Bento XVI se dirigiu até o Estádio Meazzo de Milão para se encontrar com os jovens crismandos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário