Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

LIVRO SOBRE BENTO XVI E O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO


Há poucos dias, a Libreria Editrice Vaticana lançou uma pequena antologia, dirigida por Lucio Coco, que apresenta uma seleção de textos de Bento XVI sobre o diálogo inter-religioso, com o título “Pensieri sul dialogo interreligioso” (“Pensamentos sobre o diálogo inter-religioso”, N. do T.).
A obra, que reúne cerca de 60 textos do magistério do Papa, chega às vésperas da peregrinação que Bento XVI realizará a Assis em 27 de outubro, no 25º aniversário do histórico encontro convocado pelo Beato João Paulo II.
Em um discurso de 21 de outubro de 2007, Bento XVI esclareceu assim o sentido do famoso encontro com os líderes religiosos mundiais, querido em 1986 pelo seu predecessor: “No respeito das diferenças das várias religiões, todos somos chamados a trabalhar pela paz e por um compromisso real para promover a reconciliação entre os povos”.
“Este – dizia o Papa – é o autêntico 'espírito de Assis', que se opõe a qualquer forma de violência e ao abuso da religião como pretexto para a violência.”
De fato, “perante um mundo lacerado por conflitos, onde por vezes se justifica a violência em nome de Deus, é importante reafirmar que as religiões nunca se podem tornar veículos de ódio; nunca, invocando o nome de Deus, se pode chegar a justificar o mal e a violência”.
Ao contrário, “as religiões podem e devem oferecer recursos preciosos para construir uma humanidade pacífica, porque falam de paz ao coração do homem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário