Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

2º Domingo de Agosto é Celebrado a Vocação Familiar

Neste segundo domingo do mês de agosto, a Igreja celebra a vocação familiar, recordando que aqueles que são chamados a gerar a vida, a continuar com a obra criadora de Deus.

E para proteger e enfatizar a importância dessa instituição que é a base da sociedade, a Igreja conta diretamente com o trabalho da Pastoral Familiar.

“A Igreja auxilia na preparação e na reflexão junto àqueles que querem assumir com responsabilidade a vocação do matrimônio e, assim, constituir uma família”, destaca o assessor da Pastoral Familiar de Aparecida, padre José Carlos de Melo.

Esta pastoral trabalha nas bases da formação da instituição familiar, começando pela formação das crianças na catequese e passando pela preparação dos noivos para o casamento. E ao longo do casamento, os casais fazem encontros de reflexão para renovar sempre esta vocação e este chamado.

“A fé, que nós adquirimos no nosso Batismo e que foi passada por nossos pais, deve ser vivida todos os dias de nossa vida, sem isso não podemos ter uma vida em família”, salienta os responsáveis pela Pastoral da Família de Aparecida, Maria José e Edson Ambrósio Ribeiro.

Para eles, a harmonia em casa é conquistada com o testemunho pessoal dos pais que são exemplos para seus filhos.

“O pai tem que estar sempre presente na vida dos filhos, nos afazeres, na escola, passando os valores, sendo responsável pela educação de seus filhos para que eles sejam bons cidadãos e cristãos autênticos”, destaca o marido.

Nos casos especiais, junto às famílias com problemas de ordem psicológica ou material, em casos de separação e com casais de segunda união a Pastoral da Família faz um acompanhamento especial.

Padre José Carlos salienta também que muitas pessoas se tornam pais e mães sem fazer um planejamento, mas a pastoral está ali justamente para ajudar a despertar essa vocação.

Também muitas crianças são criadas com muito amor por avós, tios ou padrinhos que desejam que elas se tornem pessoas de bem. Neste sentido, a pastoral busca auxiliar “dando formação e a  assistência material necessária para que se caminhe bem a formação e o crescimento dessas crianças”, explica o padre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário