Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Igreja quer proteger a família para o bem da sociedade

A Igreja Católica sempre exaltou o valor da família para a construção de uma sociedade justa e equilibrada. Para o membro do Conselho Diretor da Pontifícia Academia para a Vida, orgão do Vaticano, Mounir Farag, a família é uma pequena igreja doméstica, assim como descrevia o Beato João Paulo II.

Na Exortação Apostólica Familiaris Consortio, João Paulo II fala sobre o papel da família na sociedade e ela é descrita como a composição de um homem e uma mulher, assim como Deus a criou.

É nesta célula mãe da sociedade que uma pessoa aprende primeiramente o que é o amor. Este é o papel fundamental da família, antes de tudo, ensinar a amar. O membro do Vaticano recorda que existem ainda outros documentos escritos por João Paulo II como o Mulieris Dignitatem, que fala da dignidade da mulher, e a Cartas às Famílias que abordam assuntos ligados a formação da família.

“Vemos em nosso tempo, coisas dolorosas e dramáticas, que colocam em risco este tipo de família: o individualismo, permissivismo, egoísmo, a exaltação do prazer (e o marketing encoraja isso), a sexualidade irresponsável , crises familiares, divórcio, aborto, carência educativas, etc. Estas são coisas que degradam a ética. Talvez essas coisas não feitas com uma má intenção, mas porque faltou uma instrução e informação”, salienta o Mounir Farag.

Mas ao mesmo tempo, o especialista destaca que existem muitos exemplos positivos em todo mundo, tanto por parte da Igreja, quanto pela sociedade, como movimentos à favor da família em diversas partes do mundo - Ásia, África, em países do oriente dentro da cultura árabe, muçulmana e africana - que colocam em destaque esta estrutura composta por um homem e uma mulher, assim como Deus a criou.

Modelo da Trindade

“Se somos cristãos, para consolidar esta estrutura de família, podemos ver o modelo da Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Três pessoas completamente diferentes uma da outra, mas que foram um. Se acreditamos na Trindade, a família nos dá a possibilidade de realmente crer e entender esta Trindade Divina”, ressalta o especialista do Vaticano.

Mounir Farag explica que a imagem de Trindade Divina, para os cristãos, se realiza na forma de união entre um homem e uma mulher, que buscam a unidade em todos os sentidos, também no âmbito corporal, unidade ao ponto de se tornar uma só carne. “Esta imagem é muito importante para consolidar este conceito de estrutura de família”, destaca.

“Penso que esta estrutura se apoia também na lei natural, quando se fala do homem e mulher, macho e fêmea, que são completamente diferentes, mas com a unidade formam uma coisa só, algo muito belo. Esta estrutura de família não é vista apenas pela Igreja Católica, mas na cultura oriental, árabe e muçulmana”, salienta o médico egípcio que também faz parte da  Organização Mundial da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário