Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sexta-feira, 6 de maio de 2011

No ano da JMJ, juventude passa a ter maior visibilidade na CNBB

Umas das novidades desta 49ª Assembleia Geral da CNBB é a criação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.


A decisão foi tomada pelos bispos na noite desta quinta-feira, 5, e pretende dar uma maior visibilidade à juventude nas várias instâncias da Conferência dos Bispos.


De acordo com o atual Bispo referencial do Setor Juventude daCNBB e Auxiliar de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro, esta comissão terá como atividade principal alcançar o coração da juventude, seguindo o incentivo dos Papas João Paulo II e Bento XVI e a opção da Igreja no Brasil pela evangelização dos jovens, como indica o Documento 85 da CNBB - Evangelização da Juventude


"Estamos muito contentes porque tudo isso está acontecendo no mês de Maria e hoje é dia de Domingos Sávio, este santo jovem da nossa Igreja", comemora o bispo auxiliar ao explicar que esta comissão surge como consequência de um trabalho juvenil no país.


Dom Eduardo também fala de sua surpresa pois mais de 250 bispos votaram a favor da criação da comissão, o que confirma a prioridade dos jovens dada pelos bispos.  


E justamente no ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) os jovens recebem essa prioridade da CNBB. Para Dom Eduardo, esta comissão vai contribuir para que o Brasil tenha maior presença nas jornadas mundiais e ressalta que, para a jornada de Madri, foi a primeira vez em que se organizou uma delegação nacional com o maior número de bispos brasileiros até hoje presentes numa jornada. "A gente está vendo uma resposta muito grande dos bispos para esta jornada", concluiu.


Os assuntos da juventude eram anteriormente conduzidos por um setor específico dentro da Comissão para o Laicato e a prosposta para a sua criação foi um pedido dos bispos referenciais da Juventude nos 17 regionais da CNBB e defendida na Assembleia por Dom Eduardo Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário