Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 31 de agosto de 2013

Brasil tem cerca de 800 Novas Comunidades

"Os movimentos eclesiais e as novas comunidades constituem, na Igreja, uma grande força para a evangelização neste tempo." A afirmação está na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini (n. 94), do Papa emérito Bento XVI. O número desses movimentos e comunidades não para de crescer. Somente na Igreja aqui no Brasil, 800 novas comunidades têm desenvolvido formas diferentes de anunciar o Evangelho. 

As novas comunidades são o tema do Canção Nova em Foco desta semana, em que o jornalista da Canção Nova, André Alves, conversa com o presidente da FRATER (Fraternidade Internacional das Novas Comunidades), e fundador da Comunidade Obra de Maria, Gilberto Gomes Barbosa.
Essas comunidades novas são acompanhadas tanto pela Igreja local, como por um Conselho de Comunidades. “Aqui no Brasil temos 28 comunidades que fazem parte oficialmente do Conselho e junto com elas, como equipe, a gente acompanha, visita e orienta,”conta Gilberto.
A nível internacional existe a Catholic Fraternity, “ poderíamos dizer a sede, o coração dessas comunidades novas espalhadas por todos os continentes.” A sede da Catholic Fraternity fica no Vaticano, seu presidente é o professor italiano Matteo Calisi, leigo e fundador da Comunità di Gesù (Comunidade de Jesus), que tem um trabalho dedicado ao ecumenismo. “ Depois tem a distribuição por continente, cada continente tem o responsável local”, continua Gilberto.
Na entrevista, Gilberto Gomes, fala sobre o crescimento do diálogo com a CNBB, (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e sobre o Concílio Vaticano II. Os frutos que o Concílio tem proporcionado às novas comunidades e movimentos, foram abordados em um Seminário que aconteceu de 23 a 26 de agosto, em Lavrinhas (SP), e reuniu representantes das novas comunidades e da CNBB.
O fascínio que essas novas comunidades exercem sobre os jovens também foi abordado na entrevista. “ Juventude é o tempo da descoberta, é o tempo que estamos querendo decidir sobre o nosso futuro, com que queremos casar, que curso queremos fazer, então é o tempo que vamos decidir também a questão da fé.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário