Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 13 de abril de 2013

Imagem de João Paulo II será inaugurada neste domingo, na Polônia

Trabalhadores estão dando os toques finais na nova estátua do Papa João Paulo II, que será  inaugurada neste domingo, 14, na Polônia. Seu idealizador a quis construir para recordar às gerações futuras o Papa polonês.

A imagem, com 13,8 metros de altura e toda branca, foi construída em fibra de vidro e será erguida na cidade de Czestochowa, sul da Polônia, onde está o principal destino de peregrinações no país de maioria católica, o mosteiro de Jasna Gora.

Idealizada por um investidor privado, a estátua do Papa polonês mostra-o sorrindo e estendendo suas mãos ao mundo. Na última terça-feira, trabalhadores estavam montando as peças e pintando a imagem, antes da inauguração oficial.

Leszek Lyson, que financiou o projeto, caracterizou o Papa Wojtyla como “um grande bom homem que deu muito para o mundo. Acabou com o comunismo e abriu as fronteiras da Europa, estendendo as mãos às pessoas ao redor do mundo”. Ele acrescentou que o objetivo da imagem, “é fazer as pessoas pararem e refletirem sobre a vida”.

A Polônia tem uma população predominantemente católica. No entanto, estatísticas da Igreja local apontam para uma diminuição de fiéis na participação nas paróquias. Em 1980, 50% dos fiéis compareciam regularmente às suas paróquias. Este número em 2005 para 45%, ano da morte do Papa Wojtyla, e para 41 % em 2010.

A imagem será inaugurada três anos após Lyson ter salvado seu filho de um afogamento e esta também é uma forma de agradecimento.
Karol Wojtyla nasceu em Wadowice, sul da Polônia. Foi eleito Papa em 1978. Ele foi o inspirador do Sindicato Solidariedade, movimento dos trabalhadores poloneses que desafiou pacificamente a ditadura comunista no país e contribuiu para a queda do comunismo no leste europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário