Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dom Armando Bucciol comenta Seminário Nacional de Liturgia

Terminou ontem, 04/02, o Seminário Nacional de Liturgia, que teve início na última terça-feira, 31/01, em Indaiatuba, interior de São Paulo. O evento foi promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB e pela Associação dos Liturgistas do Brasil.

Estiveram presentes ao longo dos cinco dias de eventos pessoas de todas as regiões, entre leigos, padres, bispos, professores de liturgia e jovens estudantes. 

De acordo com o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, Dom Armando Bucciol, o seminário se articulou em torno de três temas: a liturgia como escolha de salvação, como exercício da palavra de Cristo e como testemunho da palavra de Deus. O bispo ressaltou a importância do evento para toda a comunidade cristã. 

“O seminário contribuiu para que a liturgia seja melhor compreendida, celebrada e vivida. Foi uma forma de ajudar a compreender os princípios gerais que regem a liturgia”.

O tema recebeu diversas abordagens. Uma delas foi a palestra do professor italiano Andrea Grillo, que é especialista em liturgia pastoral. No período da tarde, os presentes puderam participar de oito miniseminários, que trataram de temas específicos, como o espaço litúrgico, dimensão orante da liturgia e música litúrgica. Os seminários foram seguidos por debates entre os participantes e por um estudo em grupo sobre os temas abordados.

Com o fim do seminário, dom Armando fez uma análise geral sobre como foram os dias de encontro.

“Este seminário nacional de liturgia teve boa participação e contou com muita animação e entrosamento entre os participantes. Embora com algumas experiências divergentes, tivemos um clima de pessoas que se querem bem”, concluiu o bispo. 

Proposta do encontro

No ano em que se comemoram os 50 anos da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, a idéia do seminário foi fazer uma releitura dos princípios da Constituição sobre a Sagrada Liturgia, no contexto do Vaticano II e nos Documentos Latinoamericanos.  A reunião também se propôs a analisar documentos pós-conciliares, no contexto da renovação da liturgia da América Latina e Caribe, à luz de Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário