Quarta-Feira, 07/12/2011, 03:03:10
Cerca de 50 mil pessoas participarão do 40º Festival de Iemanjá, na noite desta quarta-feira (7) e início desta quinta-feira (8), em Outeiro. A concentração será a partir das 18h na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira.
Às 20h uma missa campal para louvar a Nossa Senhora da Conceição, será presidida por um padre da igreja católica. Por volta das 20h30, um pequeno ritual umbandista vai “abrir caminho e dar início ao cortejo”. “O sincretismo para nós é o amor, a realização da fé, da felicidade, pedindo saúde ao povo brasileiro, à crianças e a todas aquelas pessoas que estão sofrendo”, diz o babalorixá Orlando Bassu, presidente do Conselho de Ritual. Às 21h os participantes seguirão em rodo-romaria com as imagens de Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá para Outeiro. Centenas de veículos participarão do traslado até a Paria Grande. Lá, as imagens serão colocadas em frente a arquibancada. Cerca de 80 terreiros participarão da celebração.
Quando o dia dedicado a Iemanjá (8) começar, as oferendas serão colocadas na água pelos participantes ou através dos zeladores, que estarão nos barcos fretados pela organização, que receberão e ofertarão os objetos,alimentos, ou qualquer outro agradecimento em intenção as graças alcançadas e pedidos a serem realizados. A programação deverá se encerrar por voltar das 2h30. (Diário do Pará)
OBS: O nordeste brasileiro sofre com esse sincretismo. Cadê o clero da região que não toma providência? Cadê o Bispo da região que não toma providência? O que os padres dessa região tem na cabeça? Depois ainda dizem que o fim está distante. Apostasia geral, inclusive do clero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário