Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Arquidiocese de SP comemora canonização de três missionários

Neste domingo, 23, a Igreja celebra o 85º Dia Mundial das Missões. Para marcar a data, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, preside missa na Catedral da Sé, às 15 horas. A celebração também acontece em ação de graças pelas canonizações de três missionários em Roma.

Na manhã deste domingo, na Praça de São Pedro, o Papa Bento 16 preside a canonização dos beatos Guido Maria Conforti (1865-1931), arcebispo-bispo de Parma, fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Estrangeira (missionários xaverianos); Luigi (Luís) Guanella (1842-1915), sacerdote, fundador (Guanellianos); e Bonifacia Rodríguez de Castro (1837-1905), fundadora da Congregação das Servas de São José.
As congregações fundadas por Luís Guanella e Guido Conforti estão presentes no Brasil, com obras na Arquidiocese de São Paulo. Por este motivo, dom Odilo convida todos os missionários presentes na Arquidiocese, especialmente das duas famílias religiosas que terão seus fundadores canonizados, a participarem da celebração eucarística na catedral.
O processo canonização do Beato Guido Conforti também tem uma ligação com o Brasil devido ao fato de o milagre reconhecido pela Santa Sé para sua canonização ter acontecido em Minas Gerais. (saiba mais aqui).
Na Arquidiocese de São Paulo, os guanellianos estão presentes na Paróquia Santa Cruz, na Região Episcopal Santana, e mantém uma creche, um centro de atendimento para a juventude e o “Recanto Nossa Senhora de Lourdes”, cujo trabalho esta voltado para a reabilitação de crianças com necessidades educacionais especiais.
Já os xaverianos possuem sua casa provincial localizada no bairro da Vila Mariana, zona sul da capital paulista e desempenham trabalhos missionários junto a comunidades na periferia da zona leste cidade.
Também, neste final de semana a coleta das missas em todo o Brasil será destinada para a Campanha Missionária 2011, promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), cujo tema é “Missão na Ecologia”, diretamente ligado ao tema da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, que falou sobre “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário