Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Santa Sé promove debate sobre Novos Movimentos Religiosos


O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso reuniu-se nesta quinta-feira, 16, na Domus Santa Marta, para uma consulta sobre o Novos Movimentos Religiosos. O objetivo da iniciativa foi oferecer a oportunidade de se aprofundar o assunto, visto que, segundo o mesmo Conselho, merece atenção e reflexão. Os participantes, cerca de quarenta, representaram vários dicastérios do Vaticano, Universidades Pontifícias, a Conferência Episcopal Italiana e o Vicariato de Roma.

O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, juntamente com a Congregação para a Evangelização dos Povos e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e da Cultura, se dedicam há tempos ao estudo do fenômeno dos novos movimentos religiosos.
Desde 1986, ano em que foi publicada a breve relatório provisório intitulado "O fenômeno das seitas e novos movimentos religiosos: desafio pastoral", fruto de um questionário enviado dois anos antes às Conferências Episcopais, os dicastérios mencionados continuaram os trabalhos de reflexão publicando uma antologia de textos da Igreja Católica (1986-1994) sobre Novos Movimentos Religiosos, intitulado "As seitas e novos movimentos religiosos: textos da Igreja Católica (1986-1994)". Em 2003 foi publicado o livro "Jesus Cristo portador da água viva. Uma reflexão cristã sobre a "Nova Era " feita pelos Pontifícios Conselhos para a Cultura e para o Diálogo Inter-religioso, que foi seguido, em 2004, por uma Consulta Internacional sobre a Nova Era.

A reunião desta última quinta-feira, 16, foi mais um passo no caminho de reflexão, estudo e busca por respostas pastorais eficazes. Os palestrantes discutiram uma variedade de tópicos: o arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, falou sobre Os novos movimentos religiosos e a nova evangelização. O Reverendo Pastor Michael Fuss, da Pontifícia Universidade Gregoriana, abordou o tema  As novas fronteiras do sagrado. Diálogo e confronto entre fé e credulidade.
Na mesma perspectiva, o Reverendíssimo Monsenhor Juan Usma Gomez, chefe de gabinete do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, falou sobre Catolicismo e pentecostalismo em confronto: identidade, relações e perspectivas; o padre Alessandro Olivieri Pennesi, chefe de gabinete para  Os novos cultos do Vicariato de Roma, refletiu sobre O fenômeno da Nova Era. Já o Reverendo Pastor Michael P. Gallagher SJ, da Pontifícia Universidade Gregoriana, falou sobre O fenômeno da Nova Era e os Novos Movimentos Religiosos: análise do contexto cultural.

O Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Intereligioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, abriu e encerrou os trabalhos, enquanto o Reverendo Pastor Miguel Angel Ayuso Guixot, Secretário do Departamento, foi o moderador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário