Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 29 de dezembro de 2012

Comunidade ecumênica lança livro durante peregrinação em Roma

Por ocasião da Peregrinação da Confiança na Terra, de 28 de dezembro a 2 de janeiro, em Roma, com dezenas de milhares de jovens de toda Europa e o encontro com Bento XVI, está sendo lançado o novo livro do Prior de Taizè, Irmão Alois: “Peregrinos da confiança”.

Nesta nova obra, Frei Alois, que guia a comunidade ecumênica desde a morte de seu fundador, Irmão Roger (2005), faz um chamado a um cristianismo mais radical, a um confronto fecundo entre fé e mundo contemporâneo. Abrange ainda a fé dos jovens, a exigência de unidade, a espiritualidade no mundo pós-moderno e a profecia do perdão.

Silêncio, escuta da Palavra de Deus, oração comum, serviço aos pobres, compromisso e desejo de reconciliação: estes são os alicerces da espiritualidade de Taizè, propostos em sua relação com as Escrituras e a tradição cristã.

Irmão Alois oferece tópicos de reflexão para a prática de um cristianismo eloquente para a nossa época: “desenvolver redes de assistência recíproca, favorecer a economia solidária; acolher imigrantes, ser ativo em ambientes multiculturais, suscitar parcerias para ajudar quem mais precisa...”.

Baseando-se no pensamento de Irmão Roger, que queria Taizè como um local de profecia para a unidade dos cristãos, Irmão Alois (alemão de nascimento, mas de língua francesa) recorda a relação incindível entre Taizè e o Concílio:

“O que vivemos hoje em Taizè seria impensável sem a realidade do Concílio. Eu pessoalmente, aos 16 anos, só pude ir a Taizè em 1970 e aprofundar a minha fé com cristãos de várias confissões graças ao Concílio Vaticano II”.

Bento XVI encontrará os jovens e a comunidade inteira na Praça São Pedro, sábado, 29 de dezembro, e presidirá uma oração. A Rádio Vaticano transmitirá o evento ao vivo, a partir das 17h50 de Roma (14h50 de Brasília), com comentários em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário