Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 21 de janeiro de 2012

Sinal dos Tempos: Ateus brasileiros vão realizar seu primeiro encontro nacional

Ateus brasileiros vão se reunir no dia 12 de fevereiro, domingo, em vários Estados. Esse dia foi escolhido por ser a data de aniversário de nascimento do biólogo Charles Darwin (1809-1882), o formulador da Teoria da Evolução. A data é tida como Dia do Orgulho Ateu.
Stíphanie da Silva, do Rio Grande do Sul, informou que tomou a iniciativa de coordenar o primeiro encontro de ateus do Brasil a pedidos de participantes de grupos ateístas do Facebook.
“Ttive dúvidas se o encontro seria ou não um sucesso”, disse. Mas logo houve a confirmação das primeiras adesões. “De início, conseguimos 10 Estados e, após o primeiro banner do encontro e a criação de uma página no Facebook, surgiram outros interessados”.
Além do Distrito Federal, os Estados confirmados até agora são Acre, Amapá, Rondônia, Pará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Goiás, São Paulo, Rio, Paraná e Rio Grande do Sul. No Rio haverá dois encontros, um na capital e outro no interior.
A Sociedade Racionalista, um coletivo que defende o ceticismo e a laicidade da qual Stíphanie é diretora de editorial, é a responsável pela idealização do encontro. Há também o apoio deste blog, na divulgação, da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), do site Ateus do Brasil e do blog Troll Divino. Quéfreen Almeida é o responsável pelo material gráfico.
O encontro não tem patrocínio. São as pessoas envolvidas em sua organização que assumiram os gastos da confecção de bandeiras e o seu envio para os Estados.
Stíphanie faz parte de um grupo de militantes do ateísmo que atua principalmente na internet. São jovens que têm orgulho de serem céticos e estão dispostos a enfrentar o forte preconceito que existe contra “quem não tem Deus no coração”. São também críticos veementes da crescente influência no Brasil de líderes religiosos em assuntos laicos.
Ela reconheceu que o encontro está sendo organizado às pressas, com pouco tempo para mobilização. Mas já começa a pensar no próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário