“O lema episcopal de Bento XVI, que ele também adotou quando se tornou Papa, é ‘Cooperatoris Veritatis’, ou seja, cooperador da verdade. Creio que o YouCat é mais uma resposta diante daquilo que o Papa atual assumiu como missão: conduzir o povo às raízes, à Verdade, à essência da fé”, destaca a missionária Mirticeli Medeiros que participa neste fim de semana do Aprofundamento YouCat School, na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).
“Ainda quando era cardeal, Bento XVI já trazia no coração o desejo de levar as novas gerações a um verdadeiro ‘resgate cultural’ através de uma experiência concreta com o cristianismo. Bento XVI acredita firmemente que os jovens promoverão esse resgate, esse retorno às raízes da fé”, reforça Mirticeli.
Ano da fé, YouCat e JMJ
A instituição do Ano da Fé, que começará dia 11 de outubro de 2012 e terminará em 24 de novembro de 2013, e a aproximação da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro são incentivos a mais para que os jovens se dediquem ao estudo do YouCat.
“Entre as propostas do Ano da Fé, que podemos encontrar na Constituição Apostólica Porta Fidei, está o estudo do Catecismo da Igreja Católica, que foi publicado durante o Pontificado de João Paulo II e praticamente todo elaborado pelo então Cardeal Joseph Ratzinger. No Catecismo, está a mais fiel interpretação da Doutrina Católica, todas as respostas referentes à nossa fé”, explica Mirticeli.
O YouCat, nada mais é que o Catecismo da Igreja Católica escrito numa linguagem jovem. Embora tenha um formato diferente, possui o mesmo conteúdo.
“Sem dúvida o YouCat e a Jornada Mundial da Juventude se unirão à proposta do Ano da fé, uma vez que todas essas iniciativas visam levar o povo de Deus a uma nova experiência e a um conhecimento mais aprofundado da doutrina, à essência daquilo que acreditamos e professamos”, conclui a missionária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário