Questões em torno do ensino religioso estarão em pauta no próximo mês em Recife. A Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Educação e Cultura (CAPEC) realizará o seminário ‘Igreja e Estado: desafios e perspectivas para o Ensino Religioso’, no dia 22 de agosto.
O evento será realizado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e se destina a professores, agentes de pastoral, religiosos, seminaristas e alunos de teologia, filosofia e ciências da religião. A proposta é discutir o assunto e encontrar pistas para uma prática pedagógica que contemple a transversalidade do tema e o respeito ao credo próprio de cada confissão.
A ideia do seminário nasceu com professores que participaram de reuniões com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e com o presidente da CAPEC, frei Rinaldo Pereira, durante as visitas pastorais. Para os educadores, o ensino religioso se apresentava como um dos grandes desafios da sala de aula.
Participarão do seminário o arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG) e ex-presidente da Comissão Nacional para o Ensino Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Eurico dos Santos Veloso; a assessora para o ensino religioso da CNBB, mestre em Ciências da Religião e doutora em Filosofia, Anísia de Paulo Figueiredo; e o bispo titular de Avala e auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Nelson Francelino Ferreira.
Dentre os assuntos abordados durante o seminário, estará o Acordo Brasil-Santa Sé. “No acordo, não há nenhuma diferença daquilo previsto na nossa Constituição Federal. O Estado é laico, mas para educar não podemos prescindir a dimensão religiosa que é inerente ao ser humano”, explicou frei Rinaldo.
Outros temas como o processo histórico do ensino religioso no Brasil, as modalidades e os desafios desse tipo de disciplina e as perspectivas do ensino religioso também serão debatidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário