Membros da Igreja Presbiterana, Anglicana, Luterana, Pentecostal, Ortodoxa Síria entre outros se encontram com os Bispos da Igreja Católica em Aparecida (SP), na noite desta sexta-feira, 20, para uma celebração ecumênica.
Como salientou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, Dom Francisco Biasin, durante a coletiva de imprensa nesta tarde, a Igreja Católica está aberta ao diálogo com todas as Igrejas.
“O ecumenismo não é Eclesiocêntrico, isto é, não tem uma igreja central, mas é Cristocêntrico; é a pessoa de Jesus que atrai a conversão de todas as igrejas para si. E quanto mais os raios são atraídos para o centro, mais estão atraídos entre eles”, explica.
A Igreja Católica está atualmente em diálogo com o Pentecostalismo. Todos os anos, no Brasil, fiéis de outras igrejas se encontram, conta Dom Biasin. Para ele, mais que discutir questões teológicas, o importante é que os fiéis de diferentes crenças estejam unidos para orar, celebrar e encontrar caminhos de unidade na busca da santidade, isto é, de uma renovação pessoal que possa renovar suas igrejas.
O Brasil ainda é um país onde a fé, mais que a pertença a uma ou outra Igreja, está muito presente na vida das pessoas. Para saciar esta sede de Deus- destaca o bispo- está crescendo o número de paróquias e igrejas católicas.
Neste sentidos, todas as religiões estão unidas para combater a ausência de Deus na sociedade e a melhor resposta para isso é o testemunho pessoal de unidade.
“Que nós possamos pastores e padres, pessoas de várias igrejas, sentar juntos na mesma mesa, fazer uma refeição, nos relacionar como irmãos, e depois celebrar a Palavra e sobretudo deixar de lado os fundamentalismos, derrubar barreiras que nos dividiram e iniciar este caminho de retorno, isso atrai todo mundo”, salienta o Dom Biasin.
O Papa Paulo VI sonhava com a unidade dos cristãos e neste sentido, o Concílio Ecumênico Vaticano II foi um grande passo na história de todas as Igrejas.
Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Em todo hemisfério sul, acontecerá, entre os dias 20 e 27 de maio, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos(SOUC). O tema deste ano é “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo”, baseado na primeira carta do apóstolo Paulo aos coríntios.
Para Dom Biasin, mais que grandes manifestações, o importante é que os fiéis busquem a comunhão, os diálogos bilaterais, conhecer e valorizar o que é positivo na religião do outro.
“Onde há dificuldades nesse diálogo, orem pela unidade”, aconselha o bispo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário