Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

domingo, 28 de julho de 2013

Jornal A Igreja é Notícia - Edição de Nº 95

Notícias em Destaque:

- Copacabana se transforma no Campus Fidei;
- Jovens relatam experiência profunda com palavras do Papa;
- Jovens, o Senhor, precisa de você, diz Papa em Vigília;
- Agenda da Semana:

Domingo(28/07):

09h00min Santa Missa na Matriz;
19h00mim Santa Missa na Matriz.

Segunda(29/07):

19h00min Santa Missa na Matriz.

Quinta(01/08):

19h00min Adoração ao Santíssimo na Matriz.

Sexta(02/08):

07h00min Santa Missa na Matriz.

Sábado(03/08):

13h00min Reunião de Preparação para Pais e Padrinhos na Igreja do Rosário;
19h00min Santa Missa na Matriz.

Copacabana se transforma no Campus Fidei

Quase 1 milhão de pessoas decidiram pernoitar na orla de Copacabana, durante a madrugada deste domingo (28), e viver intensamente o clima de peregrinação próprio da Jornada Mundial da Juventude. Nem os 15° registrados na ante manhã desanimou os jovens.

Os peregrinos se espalharam desde as areias da praia até o calçadão e ruas do bairro enrolados em cobertores, sacos de dormir ou até mesmo dentro de barracas improvisadas em pleno asfalto.
Mas nem todos fizeram a opção de descansar, pois andando pela Avenida Atlântica era possível encontrar diversos grupos em rodas de cantos e danças.

Na areia de Copacabana alguns padres se revesavam no atendimento de confissões, outros se colocaram a rezar o rosário ou até mesmo partilhar sobre as experiências da JMJ. Garis, policiais e até soldados do exército ficavam admirados com a animação de alguns.

A madrugada dos dias 27 e 28 já entrou para a história como o dia em que Copacabana, literalmente, se transformou em um grande Campus Fidei.

Jovens relatam experiência profunda com palavras do Papa

O encontro do Papa Francisco com a juventude neste (27), durante a vigília de oração, foi mais um para entrar para os momentos inesquecíveis da história das Jornadas. As palavras do pontífice tocaram profundamente o coração dos jovens que se encontravam na praia de Copacabana e que agora são chamados a lançarem-se para águas mais profundas.


Logo após a vigília, colhemos alguns relatos destes jovens que já fazem parte de um novo tempo na Igreja, de “protagonistas na igreja”, como disse Francisco.

“Eu nem era muito de igreja, mas aqui eu senti uma coisa diferente, senti que faço parte de algo muito maior. Vendo estes jovens aqui que acreditam na mesma fé que eu, pensei ‘já não posso mais ser indiferente’. E na vigília, vendo Jesus ali no palco, mesmo distante eu senti que ele estava no meu coração”, disse a paulista Thauani Sales.

No mesmo grupo de Thauani esta o jovem Rodrigo Allmeida, que fez uma analogia com o fato dos jovens estarem na praia, junto a Pedro sendo chamados a pescar outros jovens. “Papa Francisco é o sucessor de Pedro que por sua vez era pescador, e o fato de estarmos aqui hoje nesta vigília perto do mar nos reporta ao convite de Jesus a 2 mil anos atrás ‘lançai as redes para águas mais profundas’. O sentimento que eu tenho aqui hoje é de uma catolicidade, e como é bom viver isso”, disse o jovem Rodrigo.

“O que mais me tocou o coração foram as palavras do Papa, porque as coisas que ele mencionou tocou a minha consciência; principalmente porque eu que totalmente ficava preocupada com o que os outros iam pensar de mim,  me preocupava com a imagem corporal e não com o espiritual”, disse a mexicana Brenda Denisse, que veio com um grupo de 136 pessoas da cidade de Pueblos, México.

Josaine Rodrigues, está com um grupo de 28 pessoas vindas de Belo Horizonte (MG), e foi muito tocada pelas palavras do Papa durante a vigília. “O que ficou de mais forte nas palavras do Papa foi que não devemos ser cristãos de nome, mas de fé e atitudes”, disse a mineira que está no Rio desde terça-feira (23) e que já se preparava para dormir na praia. “Eu estou alojada aqui num apartamento, bem na orla, mas quando vi estes jovens aqui resolvi acampar. A vigília é o ponto ápice desta Jornada e eu não ia perder isso por nada. Quando vou viver isso novamente?”, concluiu Josaine.

Jovens, o Senhor precisa de vocês, diz Papa em Vigília

A Vigília de oração dos jovens com o Papa Francisco em Copacabana, na noite deste sábado, 27, começou pontualmente às 19h30, como previsto. A praia ficou lotada por um público recorde de três milhões de pessoas, segundo informações da assessoria de imprensa da jornada.

O Papa Francisco acompanhou algumas apresentações artísticas na abertura da Vigília, e muito compenetrado ouviu o testemunho de conversão de alguns jovens. A cada história, no palco, era construído o alicerce de uma Igreja, caracterizando a Porciúncula.

Em seu discurso, o Papa recordou o episódio da vida de São Francisco de Assis, em que ele, diante do Crucifixo, escuta Jesus lhe pedir: “Francisco, vai e repara a minha casa”. A princípio, o santo pensa que era para tornar-se um pedreiro e reconstruir um edifício feito de pedras, mas depois ele entende que precisa dar a sua “contribuição para a vida da Igreja; tratava-se de colocar-se ao serviço da Igreja, amando-a e trabalhando para que transparecesse nela sempre mais a Face de Cristo”.

“Também hoje o senhor continua precisando de vocês, jovens”, afirmou o Santo Padre. “Também hoje ele chama a cada um de vocês para segui-lo na sua Igreja, para serem missionários”.

Mas como isso acontece? questionou o Papa. “Partindo do nome do local em que nos encontramos – Campus Fidei, Campo da Fé – pensei em três imagens que podem nos ajudar a entender melhor o que significa ser um discípulo missionário: a primeira, o campo como lugar onde se semeia; a segunda, o campo como lugar de treinamento; e a terceira, o campo como canteiro de obras”.

Na primeira imagem, do “campo como lugar que se semeia”, Francisco recordou a passagem bíblica do semeador que saiu para semear no campo, algumas sementes deram frutos e outras não (cf. Mt 13,1-9), parábola que Jesus mesmo explica: “a semente é a Palavra de Deus que é lançada nos nossos corações”.
“Queridos jovens, isso significa que o verdadeiro Campus Fidei é o coração de cada um de vocês, é a vida de vocês. E é na vida de vocês que Jesus pede para entrar com a sua Palavra, com a sua presença. Por favor, deixem que Cristo e a sua Palavra entrem na vida de vocês, e nela possam germinar e crescer”, pediu o Santo Padre.

Na segunda imagem, “do campo como treinamento”. O Papa destacou que Jesus pede que “joguemos no seu time”, que sejamos seus discípulos. E recordando que aqui no Brasil o futebol é uma paixão nacional, o Santo Padre refletiu: “o que faz um jogador quando é convocado para jogar em um time? Deve treinar, e muito! Também é assim na nossa vida de discípulos do Senhor”.
Os atletas assim procedem para conseguirem uma coroa, corruptível, explicou o Pontífice, e acrescentou: “quanto a nós, buscamos uma coroa incorruptível!” (1Co 9, 25). Para alcançá-la, Jesus nos pede que “treinemos para estar em forma”, através da oração – diálogo com Ele -, dos sacramentos e do amor fraterno.

E sobre o “campo como canteiro de obras”, o Pontífice afirmou que “quando o nosso coração é uma terra boa que acolhe a Palavra de Deus, quando se ‘sua’ a camisa procurando viver como cristãos, nós experimentamos algo maravilhoso: nunca estamos sozinhos, fazemos parte de uma família de irmãos que percorrem o mesmo caminho (…) tornamo-nos construtores da Igreja”.

Destacando a “Igreja” construída no palco, o Papa Francisco disse que, “na Igreja de Jesus nós somos as pedras vivas, e Jesus nos pede que construamos a sua Igreja; e não como uma capelinha, onde cabe somente um grupinho de pessoas. Jesus nos pede que a sua Igreja viva seja tão grande que possa acolher toda a humanidade, que seja casa para todos!”

“Nesta noite, respondamos-lhe: Sim, também eu quero ser uma pedra viva; juntos queremos edificar a Igreja de Jesus! Digamos juntos: Eu quero ir e ser construtor da Igreja de Cristo!”.

Papa Francisco concluiu pedindo aos jovens que não se esqueçam de que eles são o “campo da fé!”, os “atletas de Cristo”. “Vocês são os construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor”.

sábado, 6 de julho de 2013

Jornal A Igreja é Notícia - Edição de Nº 94

Notícias em Destaque:

- João Paulo II é um gigante da fé, disse o Cardeal Stanislaw Rylko;
- Papa autoriza a canonização de João Paulo II e João XXIII;
- Vaticano publica primeira encíclica de Francisco, escrita por dois Papas;
- Agenda da Semana:

Domingo(07/07):

- 09h00min Santa Missa na Matriz;
- 10h30min Batizados na Matriz;
- 19h00min Santa Missa na Matriz;
- 19h00min Abertura do Novenário de Nossa Senhora do Carmo na Casa de Formação Jesus Misericordioso no Conjunto Fogo (Animação Comunidade de Mata Limpa).

Segunda(08/07):

- 19h00min Santa Missa na Matriz.

Quarta(10/07):

- 19h00min Santa Missa dentro do Novenário de Nossa Senhora do Carmo no Conjunto do Fogo.

Quinta(11/07):

- 19h00min Adoração ao Santíssimo na Matriz.

Sábado(13/07):

-19h00min Santa Missa na Matriz;
-19h00min Santa Missa de Encerramento da Trezena de Nossa Senhora Rosa Mística no Mutirão;
- 20h00min Louvor no Conjunto Mutirão encerrando a Trezena de Nossa Senhora Rosa Mística com o Grupo de Oração Chama Viva e CRES de Campina Grande.

João Paulo II é um gigante da fé, disse o Cardeal Stanislaw Rylko


O Beato João Paulo II dentro em breve será Santo. Em pouco tempo, a notícia correu o mundo suscitando a alegria de milhões de fiéis.
Prestes a partir para o Brasil, o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, que 50 anos atrás conheceu em Cracóvia (1963) o futuro Santo falou de sua emoção pela canonização de Karol Wojtyla.

"Esta notícia suscita, sobretudo, uma grande alegria e uma profunda gratidão ao Senhor. É um dom imenso para a Igreja dos nossos tempos: o Papa João Paulo II Santo. Como disse alguém: 'O Beato João Paulo II é um Papa que não morre'. Permaneceu vivo nos corações de tantos fiéis espalhados pelo mundo inteiro, está vivo no coração daqueles que todos os dias rezam na Basílica de São Pedro diante do altar que custodia suas relíquias. É um Papa que vive."

Para Dom Rylko, a canonização do Beato João Paulo II que acontecerá provavelmente ainda dentro do Ano da Fé é uma verdadeira “coincidência, particularmente significativa”. O cardeal lembro ainda o testemunho de fé de João Paulo II citado também na homilia da missa de Beatificação do Papa Wojtyla por Bento XVI que afirmou: "Bendito és tu, João Paulo II, porque acreditaste".
“O Papa João Paulo II foi realmente um ‘gigante da fé’. ‘Totus tuus’ – todo de Deus – e por isso mesmo, completamente dedicado à causa do homem. As suas palavras ‘Não tenham medo, abram as portas a Cristo’, realmente plasmaram a vida de uma geração de cristãos", afirmou o cardeal.

Dom  Stanislaw Rylko ressaltou por fim o papel de João Paulo II nas jornadas mundiais da Juventude. Para ele, Karol Wojtyla é também o "Papa dos jovens". “Fundador das Jornadas Mundiais da Juventude, graças às quais nasceu uma nova geração de jovens na Igreja: os jovens do ‘Sim’ incondicionado a Cristo e à sua Igreja. Ele mesmo dizia de si próprio: ‘Eu sou amigo dos jovens...’ – mas acrescentava – ‘...um amigo exigente’. Jamais tinha receio de apresentar aos jovens metas altas e exigentes. Portanto, confiamos hoje à sua forte intercessão os frutos espirituais da iminente JMJ do Rio de Janeiro."
O Beato João Paulo II é um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Sua relíquia chega neste domingo, 7, à cidade do Rio de Janeiro para ser venerada pelos milhões de jovens que estão na JMJ.

Papa autoriza canonização de João Paulo II e João XXIII


Promulgação da canonização dos Beatos  João Paulo II e João XXIII aconteceu na manhã desta sexta-feira, 5, no Vaticano
O Papa Francisco autorizou nesta sexta-feira, 5, a promulgação dos Decretos sobre o Beato João Paulo II e sobre o Beato João XXIII. O ato que autoriza a canonização dos dois novos santos foi realizado na audiência privada desta manhã com o Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato.
Além de aprovar o segundo milagre atribuído à intercessão de João Paulo II (Karol Giuseppe Wojtyla), o Papa Francisco decidiu convocar um Consistório para falar a respeito da canonização. Wojtyla nasceu em Wadowice, na Polônia, em 18 de maio de 1920 e morreu, como Sumo Pontífice, em Roma, no dia 2 de abril de 2005.
O Papa também aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Padres Cardeais e Bispos sobre a canonização do Beato João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli).
As datas das cerimônias de canonização não foram divulgadas.

Vaticano publica primeira encíclica de Francisco, escrita por dois Papas


Intitulada Lumen fidei, documento quer recuperar o caráter de luz específico da fé
A primeira encíclica do Papa Francisco foi apresentada nesta sexta-feira, 5, em coletiva de imprensa no Vaticano. Intitulada Lumen fidei, “A luz da fé”, o documento é dirigido aos bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas e a todos os fiéis leigos e busca recuperar o caráter de luz específico da fé, capaz de iluminar a existência humana.
O documento é o primeiro a ser escrito por dois Papas. Ele começou a ser desenvolvido pelo Papa Emérito Bento XVI e depois contou com a contribuição do atual Papa, Francisco.
“À trilogia de Bento XVI sobre virtudes teologais faltava um pilar. A Providência quis que o pilar que faltava fosse um presente do Papa emérito ao seu sucessor e ao mesmo tempo um símbolo de unidade, porque assumindo e levando ao cumprimento a obra iniciada pelo seu predecessor, Papa Francisco dá testemunho com ele da unidade da fé”, declarou o Prefeito da Congregação dos Bispos, Cardeal Marc Ouellet, presente na coletiva.
Segundo escreve o Santo Padre na encíclica, a fé é um bem comum que ajuda a edificar a sociedade, levando a esperança. E este é o coração da Lumen fidei. “Numa época como a nossa, a moderna – escreve o Papa – em que o acreditar se opõe ao pesquisar e a fé é vista como um salto no vazio que impede a liberdade do homem, é importante ter fé e confiar, com humildade e coragem, ao amor misericordioso de Deus, que endireita as distorções da nossa história”.
Para o Cardeal Ouellet, a encíclica apresenta verdadeiramente a fé cristã como uma luz proveniente da escuta da Palavra de Deus na história. “Uma luz que mostra o amor de Deus no trabalho para fazer uma aliança com a humanidade”