Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 13 de abril de 2013

Jornal A Igreja é Notícia - Edição de Nº 88

Notícias em Destaque:

- Papa Francisco completa um mês de pontificado;
- Jovens recebem os ícones da JMJ em sua cidade;
- Imagem de João Paulo II será inaugurada neste domingo na Polônia;
- Agenda da Semana:

- Domingo(14/04):

- 09h00m Santa Missa na Matriz;
- 10h30m Batizados na Matriz;
- 16h00m Comemoração de aniversário do Terço dos Homens no Colégio Estadual;
- 19h00m Santa Missa na Matriz.

- Segunda(15/04):

- 19h00m Santa Missa na Matriz.

- Quinta(18/04):

- 19h00m Adoração na Matriz.

- Sábado(20/04):

- 19h00m Santa Missa na Matriz.

Papa Francisco completa um mês de Pontificado

Simplicidade e espontaneidade são marcas do Papa Francisco

Desde os primeiros momentos de seu Pontificado, o Papa Francisco conquistou as pessoas com sua simplicidade, ternura e espontaneidade.Neste sábado, 13, completa-se um mês da eleição do Cardeal Jorge Mario Bergoglio à Cátedra de Pedro.
Eis algumas de suas palavras: “Quero lhes pedir um favor. Caminhemos todos juntos, cuidemos uns dos outros, cuidem da vida, da natureza, das crianças e dos idosos. Que não haja ódio, brigas, deixem de lado a inveja, não firam ninguém. Dialoguem, que entre vocês viva o desejo de cuidar uns dos outros. Deus é bom, sempre perdoa, compreende, não tenham medo Dele; é Pai, aproximem-se Dele. Rezem por mim.”
No encontro com os jornalistas na Sala Paulo VI, o Pontífice recordou as palavras do arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, seu grande amigo, que o convidou a não se esquecer dos pobres, logo após sua eleição.
“Aquela palavra entrou aqui – disse, indicando a cabeça – ‘os pobres, os pobres’. Aí, pensei em Francisco de Assis e depois, nas guerras. E Francisco é o homem da paz, o homem que ama e tutela a Criação. Francisco é o homem que nos dá este espírito de paz, o homem pobre. Ah, como gostaria de uma Igreja pobre e pelos pobres!”, disse Francisco.
O ecumenismo, compromisso com os pobres e o impulso para a nova evangelização estão entre os temas que o novo Papa colocou no centro de seu ministério, neste primeiro mês de Pontificado. Numa das audiências gerais realizadas nas quartas-feiras, Francisco destacou que “a fé se professa com as palavras e com o amor” e recordou o papel fundamental das mulheres nos Evangelhos.
“Isso é bonito, e esta é um pouco a missão das mulheres, mães e avós. Testemunhar a seus filhos e aos netos que Jesus está vivo, que Ele ressuscitou. Ele é a esperança que enche o coração. Mães e mulheres, avante com este testemunho”, exortou.
Na Missa de posse da Cátedra do Bispo de Roma, celebrada na Basílica de São João de Latrão, no último domingo, 7, o Papa Francisco disse: “Amados irmãos e irmãs, deixemo-nos envolver pela misericórdia de Deus; confiemos na sua paciência, que sempre nos dá tempo; tenhamos a coragem de voltar para sua casa, habitar nas feridas do seu amor deixando-nos amar por Ele, encontrar a sua misericórdia nos Sacramentos. Sentiremos a sua ternura, sentiremos o seu abraço, e ficaremos nós também mais capazes de misericórdia, paciência, perdão e amor.”

Jovens recebem os ícones da JMJ em sua cidade

Jovens, protagonistas de um mundo novo


Os símbolos da JMJ Rio 2013 estão cada vez mais próximos de seu destino final que é o Rio de Janeiro e entre os dias 12 e 13 de abril ela percorre a diocese de Lorena (SP), levando jovens a experiência do encontro com a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.
Na noite de sexta-feira, dia 12, os ícones chegaram à cidade de Cachoeira Paulista (SP) sendo conduzidos por mais de 300 pessoas, entre eles jovens das comunidades que trouxeram a alegria de pertencer a Cristo.
Às 18h os símbolos chegaram à entrada da cidade, percorrendo as mais diversas ruas da cidade, chegando ao centro, na praça Prado Filho, onde ocorreram momentos de oração, louvor e palavras de boas vindas de autoridades locais, dentre eles o prefeito da cidade, João Luiz que disse: “ouve uma mobilização de toda a nossa cidade para este dia, fazendo o que fosse necessário para a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora. Teremos a presença de nossos jovens na Jornada Mundial da Juventude e nossa cidade se sente honrada em receber esses ícones que percorram todo o mundo”.
A animação ficou por conta do músico católico, Laércio Oliveira, que levou os presentes a momentos de profunda espiritualidade, e afirmou “essas manifestações revigoram a fé do povo. Precisamos levar tal fé para o mundo todo, para que as pessoas possam encontrar a comunhão e a paz. A juventude tem vigor e coragem, que precisam servir de testemunhas para todos nós.”
Ter os ícones da JMJ em nossa cidade tem nos levado a uma mobilização de todo o povo de Deus e de toda a juventude de Cachoeira Paulista para esta grande experiência de fé, com a presenças destes símbolos. Enfatizo que a juventude precisa ser protagonista para o mundo!” Exortou o padre Edson, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, um dos organizadores da chegada da Cruz peregrina à cidade.
Dentre os jovens presentes, entrevistamos Marina Nunes, 29 anos, moradora da cidade de Cachoeira Paulista e participante do Grupo Jovem “Jovens do Amanhã”, que teve a oportunidade de participar da última Jornada Mundial da Juventude, realizada em Madrid, no ano de 2011: “para mim é um sinal de benção receber esses ícones em minha cidade depois de ter feito a experiência de participar da última Jornada, em Madrid.” Marina, afirma que não sabia direito o que era a Jornada Mundial da Juventude antes de participar e que ficou emocionada em ver tantos jovens de diversas partes do mundo, reunidos em um só lugar para rezar e louvar ao Senhor, tendo também a presença do Santo Padre, “foi uma emoção muito grande estar com o nosso Papa e falando a linguagem do amor, pois lá estavam jovens de todo o mundo e nós conseguíamos falar uns com os outros, por isso temos essa grande expectativa em participar deste evento, agora aqui no Brasil.”
A noite foi encerrada com a celebração da Santa Missa, presidida pelo monsenhor Luiz Carlos, pároco da paróquia de São Sebastião.

Imagem de João Paulo II será inaugurada neste domingo, na Polônia

Trabalhadores estão dando os toques finais na nova estátua do Papa João Paulo II, que será  inaugurada neste domingo, 14, na Polônia. Seu idealizador a quis construir para recordar às gerações futuras o Papa polonês.

A imagem, com 13,8 metros de altura e toda branca, foi construída em fibra de vidro e será erguida na cidade de Czestochowa, sul da Polônia, onde está o principal destino de peregrinações no país de maioria católica, o mosteiro de Jasna Gora.

Idealizada por um investidor privado, a estátua do Papa polonês mostra-o sorrindo e estendendo suas mãos ao mundo. Na última terça-feira, trabalhadores estavam montando as peças e pintando a imagem, antes da inauguração oficial.

Leszek Lyson, que financiou o projeto, caracterizou o Papa Wojtyla como “um grande bom homem que deu muito para o mundo. Acabou com o comunismo e abriu as fronteiras da Europa, estendendo as mãos às pessoas ao redor do mundo”. Ele acrescentou que o objetivo da imagem, “é fazer as pessoas pararem e refletirem sobre a vida”.

A Polônia tem uma população predominantemente católica. No entanto, estatísticas da Igreja local apontam para uma diminuição de fiéis na participação nas paróquias. Em 1980, 50% dos fiéis compareciam regularmente às suas paróquias. Este número em 2005 para 45%, ano da morte do Papa Wojtyla, e para 41 % em 2010.

A imagem será inaugurada três anos após Lyson ter salvado seu filho de um afogamento e esta também é uma forma de agradecimento.
Karol Wojtyla nasceu em Wadowice, sul da Polônia. Foi eleito Papa em 1978. Ele foi o inspirador do Sindicato Solidariedade, movimento dos trabalhadores poloneses que desafiou pacificamente a ditadura comunista no país e contribuiu para a queda do comunismo no leste europeu.