Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 30 de março de 2013

Jornal A Igreja é Notícia - Edição de Nº 86

Notícias em Destaque:

- Onde estás, o morte?
- Os sinais da Páscoa
- Não tenhamos medo das surpresas de Deus, pediu o Papa Francisco
- Agenda da Semana:

* Domingo(31/03):

09h00m Missa na Matriz;
19h00m Missa na Matriz.

* Segunda(01/04):

- 19h00m Missa na Matriz.

* Quinta(04/04):

- 19h00m Adoração na Matriz.

* Sexta(05/04):

- 07h00m Missa 1ª sexta do mês na Matriz;
- 19h00m Abertura Seminário de Vida no Espírito Santo no PIO XII.

* Sábado(06/04):

- 19h00m Missa na Matriz.

Onde estás, ó morte?


A imagem do túmulo de Jesus Cristo vazio, é que deve dar a todos os cristãos o caráter central de Sua Paixão e morte, celebradas intensamente pela liturgia católica durante toda a Semana Santa. Recordando seus sofrimentos, não devemos fixar nossa atenção apenas no aspecto “penoso” da redenção, mas alçar o coração à altura da eminente glória que está a se manifestar. Pois, durante o injusto processo que culminaria com Sua morte, embora aparentemente destruído, esmagado e derrotado. Jesus se mantém o tempo todo no controle da situação, sobrepondo-se sempre a seus adversários, e passando, gradativamente de réu a juiz...

O sacrifício que Jesus faz, livremente, de si, não pode ser visto por nós como um fim em si mesmo, mas como meio de que Ele se serve para sacramentar a redenção do gênero humano, e chegar, pela derrota da morte, à plenitude da glória... “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está teu aguilhão? (I Cor 15,55), zomba o Apóstolo...

Talvez São Paulo não tenha tido tempo para ouvir a resposta que, em revelação, João Evangelista registra em nome do Ressuscitado, quando diz: “Eu venci, e me assentei junto a meu Pai, no seu trono” (Ap 3,21).

Sim, venceu o Leão da Tribo de Judá; venceu o Rebento de Davi, o Cordeiro Imaculado; a Vida venceu a morte, o Amor venceu o ódio, a obediência do Justo venceu o pecado e a condenação eterna... Paradoxalmente, a cruz - terrível instrumento de sofrimento e morte – transforma-se extraordinariamente em fonte inesgotável de vida verdadeira. De fator de humilhação à promotora de inimaginável dignidade.
“Ao cravar na cruz o documento escrito contra nós cujas prescrições nos condenava, Jesus aboliu-o definitivamente. Espoliou os Principados e Potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz”, proclama São Paulo (Col 2,14-15).
Através da vitória cósmica da Cruz de Cristo, os poderes do inferno são rechaçados. No poder da cruz, toda liberdade nos é oferecida e não precisamos mais viver sob nenhuma dominação, sob nenhum jugo, sob nenhuma ameaça...

Cruz, morte, ressurreição... Quando falamos a respeito dessas coisas, não podemos nos esquecer de que estamos tratando da obra redentora de Deus – um mistério divino que não pode ser percebido ou entendido apenas com o uso do nosso intelecto. Ao celebrarmos a Páscoa, peçamos com humildade ao Espírito Santo que abra nosso coração e nossa mente de modo que possamos entender melhor e experienciar – de um modo que afete nossas vidas – o mistério da morte e da ressurreição de Cristo. Este mistério que, a despeito da indiferença de muitos, transformou radicalmente a história dos homens, e fez de nossas vidas – e do mundo todo – uma “nova criação”. E cantemos com alegria, nesta Páscoa do Senhor: “ Digno é o Cordeiro imolado de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a glória, a honra e o louvor (...) pois Ele foi imolado, resgatou para Deus, ao preço de Seu sangue, homens de toda tribo, língua, povo e raça... (Ap 5,9-12). Amém!

Os sinais da Páscoa

Páscoa significa "passagem" ou agradecimento por um caminho de libertação percorrido. Já no Antigo Testamento, isso estava muito presente na vida do Povo de Deus. A Páscoa era sinalizada por diversas passagens: da Caldeia para Canaã, daí para o Egito e do Egito para a Terra Prometida, atravessando o Mar Vermelho e o deserto. Todas foram marcas de libertação.

Hoje, o grande sinal da Páscoa é a ressurreição de Jesus Cristo, o milagre da vida, realizando a grande aliança de Deus com seu povo, sinalizando a passagem do Antigo para o Novo Testamento. Após a morte de Cristo e Seu sepultamento, os discípulos encontraram o sepulcro vazio, sinal “ainda duvidoso” de ressurreição, a qual foi confirmada, mais tarde, com as aparições, tornando-se fonte de fé para os cristãos. 


Para entender os sinais do mistério da ressurreição é preciso acompanhar os primeiros tempos da Igreja. É fundamental compreender a Sagrada Escritura para entender o fato da morte gerar vida. Não é necessário ver para crer, mas o amor conduz o discípulo a ter fé no Cristo ressuscitado.
As cenas da Semana Santa continuam acontecendo ainda hoje. Elas reavivam em nós o caminho da Paixão de Cristo e nos lembram dos sofrimentos de tantas pessoas nas diversas faixas etárias e situações do momento. Além da pobreza vivida por muitos, temos as doenças, a violência no trânsito, as afrontas à vida etc.

Os sinais da ressurreição estão presentes na sociedade hodierna. Eles podem ser vistos naqueles que conseguem vencer na vida, saindo de uma situação de sofrimento para uma vida mais saudável. Isto acontece tanto na condição física como também na via espiritual, no caminho de encontro com Jesus Cristo e na convivência comunitária.

Quem faz a experiência da ressurreição, na prática da vida cristã, deve ter uma nova conduta de vida e passar a olhar e cuidar também das coisas do alto, sobrenaturais e dimensões divinas. Digo isso, porque nossa vida é regida pela vitória de Cristo na cruz.
Desejo uma Feliz Páscoa para todos os leitores!

Não tenhamos medo das surpresas de Deus, pediu o Papa


O Papa Francisco, presidiu neste Sábado Santo, 30, a celebração da Vigília Pascal, na Basílica de São Pedro, em Roma. Como prevê a liturgia, o Santo Padre iniciou a cerimônia com a Benção do Fogo Novo. Em seguida, adentrou à Basílica, em procissão, com o Círio Pascal, símbolo do Cristo Ressuscitado.
Após percorrer o corredor central, o Papa chegou ao presbitério e beijou o Altar. Ouviu-se então a proclamação da Páscoa e o canto do “Exultat”.
Um momento marcante na celebração foi a entoação do Hino do Glória – Gloria in excelsis deo – que quer dizer, “Glória a Deus nas alturas”. Nesta hora, se acenderam as luzes da Basílica e ressoaram os sinos no interior e fora do templo.
Após o anúncio e o canto do “Aleluia”, ouviu-se a proclamação do Evangelho. Em seguida, o Santo Padre proferiu breves palavras em sua homilia.
O Papa Francisco recordou a narração do texto de São Lucas, ouvido durante a celebração, e enfatizando a figura das mulheres que foram surpreendidas com a ausência do corpo de Jesus no túmulo (Lc 24, 1-12).
Segundo o Papa, há uma dificuldade por parte do homem em lidar com as surpresas de Deus. No entanto, o convite do Pontífice foi que os católicos não temam as novidades do Senhor. “Temos medo das surpresas de Deus! Irmãos e irmãs, não nos fechemos às surpresas de Deus. Não nos fechemos em nós mesmos, não percamos a confiança”, convidou o Papa.
Mencionando as palavras do Anjo que apareceu às mulheres – “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?” – o Papa questionou: “Quantas vezes precisamos que o Amor nos diga: porque buscar os viventes no meio dos mortos”? Para o Pontífice, os problemas e as situações do dia a dia tendem a entristecer e tirar-nos a paz. Logo, afirmou o Papa, aí está a morte.
De acordo com o Santo Padre, quem acolhe Jesus Ressuscitado não fica desiludo ou entristecido. “Podes estar seguro porque Ele está perto de ti e lhe dará força para viver como Ele quer.”
Um último elemento destacado pelo Papa Francisco na homilia, foi o sentimento de medo que tomou as mulheres que visitavam o túmulo de Cristo. Segundo o Santo Padre, a novidade de Deus causou-lhes medo a princípio, mas quando ouviram o anúncio da Ressurreição, acolheram e confiaram.
A confiança, explicou o Papa, veio após o convite do anjo que lhes chamou a recordar as palavras de Jesus antes de morrer. “Fazer memória do acontecimento de Jesus, é isso que faz as mulheres anunciar a todos. Fazer memória daquilo que Deus fez, do caminho percorrido. Isso abre o coração para a espera, para o futuro”, disse o Papa.
Por fim, o Santo Padre pediu a Deus, por intercessão de Maria, que o coração dos fiéis estejam abertos para fazerem memória daquilo que Deus fez a eles; que os torne capazes de perceber Cristo como vivente e que os ensine a não procurar entre os mortos Aquele que está vivo.
A Vigília Pascal é a última celebração do Tríduo Pascal que prepara os católicos para a festa da Páscoa – Ressurreição de Jesus Cristo. Os símbolos do Fogo, da Luz, o canto do “Aleluia”, dentre outros momentos marcantes, dão acentuação especial a esta cerimônia tradicional da Igreja Católica.
A celebração da “Noite de todas as noites”, como é chamada pela Igreja, já era mencionada em livros do segundo século e também – conforme escritos de São Jerônimo – era celebrada pelos primeiros Apóstolos.

sábado, 23 de março de 2013

Jornal A Igreja é Notícia - Edição de Nº 85

Notícias em Destaque:

- Papa celebrou Missa para jardineiros e pessoal da limpeza urbana;
- Papa Francisco encontra-se com Papa Emérito Bento XVI;
- Comissão para a Vida comenta a nota do CFM(Conselho Federal de Medicina) a respeito do aborto;
- Agenda da Semana:

Domingo(24/03):

09h00m Missa dos Ramos na Matriz;
15h30m Missa em Mata Limpa;
15h30m Missa na Usina Santa Maria;
19h00m Missa em Cepilho;
19h00m Missa na Matriz.

Segunda(25/03):

19h00m Missa na Matriz.

Terça(26/03):

09h00m Missa dos Enfermos na Matriz;
19h00m Missa na Matriz.

Quarta(27/03):

19h00m Missa na Matriz.

Quinta Santa(28/03):

16h00m Missa do Lava Pés e da Ceia do Senhor na Matriz;
18h00m Adoração ao Santíssimo no PIO XII até a meia noite;
00h00m Procissão do Silêncio saindo do PIO XII a Igreja do Rosário;
00h30m Via sacra pelas ruas da cidade.

Sexta Santa(29/03):

12h00m Ofício da Agonia na Matriz;
15h00m Celebração da Paixão do Senhor;
16h30m Procissão do Senhor Morto pelas ruas da cidade.

Sábado Santo(30/03):

20h00m Vigília Pascal na Matriz.

Domingo de Páscoa(31/03):

09h00m Missa na Matriz;
19h00m Missa na Matriz.

Papa celebrou Missa para jardineiros e pessoal da limpeza urbana


Segundo porta-voz do Vaticano, Papa Francisco falou para cerca de 30 profissionais
O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, adiantou que o novo Pontífice falou de improviso para cerca de 30 profissionais e foi, depois, sentar-se num dos últimos bancos da capela da Casa de Santa Marta.O Papa Francisco celebrou, nesta sexta-feira, 22, uma Missa para os jardineiros do Vaticano e os trabalhadores que se encarregam da limpeza na Praça de São Pedro.
“Se tivermos o coração fechado, se tivermos coração de pedra, as pedras chegam-nos às mãos e estamos prontos para atirá-las”, disse Francisco, em sua homilia.
Luciano Cecchetti, responsável pelo serviço de jardinagem e limpeza urbana, comentou a sensação de estar diante do Papa, participando de uma Missa celebrada por ele.
“Para nós, é algo que não acontece todos os dias. Eu me virava e via os rostos dos funcionários que saíram um pouco todos com os olhos brilhando. Foi uma Missa muito simples, em contato direto com quem há poucos dias foi eleito Pontífice. Agradecemos tanto a ele… especialmente quando nos cumprimentou no final: fomos apresentados um a um e para cada um de nós houve uma palavra. O que disse a todos nós foi ‘Rezem por mim’”, contou o funcionário.
Padre Lombardi revelou que o Papa celebrou, na quinta-feira, 21, uma Missa para os trabalhadores da Casa de Santa Marta, onde reside desde o Conclave que se iniciou no dia 12 deste mês. “É uma maneira de se encontrar com pessoas que dificilmente poderá ver depois”, disse.

Papa Francisco encontra-se com o Papa Emérito Bento XVI


Igreja presencia encontro histórico entre dois Papas
O Papa Francisco encontrou-se neste sábado, 23, pela primeira vez com seu predecessor, o Papa Emérito, Bento XVI, em Castel Gandolfo, nas proximidades de Roma. Ao meio-dia, Francisco se dirigiu de helicóptero à pequena cidade para o encontro com o Papa Emérito onde almoçaram juntos num fato sem precedentes na história da Igreja.
Após um voo de 20 minutos o Papa Francisco aterrissou no heliporto das Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo e foi acolhido pelo Papa Emérito Bento XVI. Presentes também o Bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro e Saverio Petrillo, Diretor das Vilas Pontifícias e Dom Georg Gänswein. Papa Francisco e Bento XVI utilizaram o mesmo automóvel para chegar até a Residência Pontifícia.
Segundo o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, o helicóptero papal aterrissou às 12h15, hora de Roma. O Santo Padre estava acompanhado pelo Substituto da Secretaria de Estado, Dom Becciu, por Mons. Sapienza e por Mons. Alfred Xuereb.
Na capela, o Papa emérito ofereceu o lugar de honra a Papa Francisco, mas esse disse: “Somos irmãos”, e pediu que se ajoelhassem juntos no mesmo banco, contou Pe. Lombardi. Após um breve momento de oração, se dirigiram para a Biblioteca privada, e por volta das 12h30, teve início o encontro reservado que durou cerca de 45 minutos.Logo após a aterrissagem, Bento XVI se aproximou do Papa Francisco e o acolheu com um “belíssimo” abraço, disse Pe. Lombardi. Na Residência Apostólica os dois protagonistas deste histórico encontro foram até o apartamento e imediatamente à capela para um momento de oração.
Padre Lombardi destacou ainda que o Papa Emérito estava vestindo uma simples batina branca, sem faixa e sem capa. Já o Papa Francisco vestia uma batina branca com faixa e capa papal.
Padre Lombardi disse também que Papa Francisco presenteou Bento XVI com um ícone de Nossa Senhora da Humildade. “Esta Nossa Senhora é a da Humildade, e eu pensei no senhor e quis dar-lhe um presente pelos muitos exemplos de humildade que nos deu durante o seu Pontificado”, explicou Papa Francisco a Bento XVI.
Desde o dia 28 de fevereiro, Bento XVI reside neste local, onde acompanhou a eleição do Cardeal Bergoglio como Sumo Pontífice, e aguarda o fim das reformas no mosteiro Mater Ecclesiae dentro do Vaticano.
Papa Francisco, nos seus discursos, tem manifestado palavras de afeto a Bento XVI, chamando-o, seguidamente de “meu Predecessor, o querido e venerado Papa Bento XVI”.
Já na sua primeira aparição no balcão central da Basílica de São Pedro disse “Rezemos pelo nosso Bispo Emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e a Virgem Maria o proteja”.
Após o almoço Papa Francisco retornou ao Vaticano.

Comissão para a Vida comenta a nota do CFM a respeito do aborto


O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB, dom João Carlos Petrini, divulgou nesta sexta-feira, 22, algumas considerações a respeito de uma nota publicada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que apoia o direito de aborto até a 12ª semana de gestação.

Dom João disse que ao manifestar-se favorável ao aborto até 12 semanas, o CFM não considerou todos os fatores que envolvem a situação. Afirmou ainda que a decisão não teve o apoio unânime dos Conselhos Regionais, mas antes deixou a seguinte mensagem: "quando alguém atrapalha, pode ser eliminado," disse o bispo.  
Leia a íntegra da mensagem.
Brasília, 22 de março de 2013
CEPVF Nº 0164/13

CONSIDERAÇÕES SOBRE A NOTA DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPEITO DO ABORTO

Causou surpresa à sociedade brasileira a decisão tomada pelo Conselho Federal de Medicina, durante o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, favorável à interrupção da gravidez até a 12ª semana, como prevê a proposta do novo Código Penal, em discussão no Senado Federal. As imediatas reações contrárias a esse posicionamento demonstram a preocupação dos que defendem a vida humana desde sua concepção até a morte natural. Merece, por isso, algumas considerações.

O drama vivido pela mulher por causa de uma gravidez indesejada ou por circunstâncias que lhe dificultam sustentar a gravidez pode levá-la ao desespero e à dolorosa decisão de abortar. No entanto, é um equívoco pensar que o aborto seja a solução.

Nossa civilização foi construída apostando não na morte, mas na vitória sobre a morte. Por isso a Igreja criou hospitais, leprosários, casas para acolher deficientes físicos e psíquicos. Recorde-se, em época recente, a figura das Bem-aventuradas Madre Teresa de Calcutá e Irmã Dulce dos pobres, bem como os milhares de pessoas que, quotidianamente, se dedicam a defender e promover a vida humana e sua dignidade.

As constituições dos principais países ocidentais apresentam uma perspectiva claramente favorável à vida. A Constituição Federal do Brasil, em seu artigo 1º, afirma que a República Federativa do Brasil tem como um de seus fundamentos a dignidade da pessoa humana. E, no seu artigo 5º, garante a inviolabilidade do direito à vida.

Ajuda a evitar o aborto a implantação de políticas públicas que criem formas de amparo às mulheres grávidas nas mais variadas situações de vulnerabilidade e de alto risco, de tal modo que cada mulher, mesmo em situações de grande fragilidade, possa dar à luz seu bebê. Esta solução é a melhor tanto para a criança, que tem sua vida preservada, quanto para a mulher, que fica realizada quando consegue ter condições para levar a gravidez até o fim, evitando o drama e o trauma do aborto.

O Conselho Federal de Medicina ao se manifestar favorável ao aborto até 12 semanas parece não ter levado em consideração todos os fatores que entram em jogo nas situações que se pretendem enfrentar. Sua decisão, que não contou com a unanimidade dos Conselhos Regionais, deixa uma mensagem inequívoca: quando alguém atrapalha, pode ser eliminado.

Para justificar sua posição, o CFM evoca a autonomia da mulher e do médico, ignorando completamente a criança em gestação. Esta não é um amontoado de células sem maior significado, mas um ser humano com uma identidade biológica bem definida; com um código genético próprio, diferente do DNA da mãe. Amparado no ventre materno, o nascituro não constitui um pedaço do corpo de sua genitora, mas é um ser humano vivo com sua individualidade. A esse respeito convergem declarações de geneticistas e biomédicos.

Todos esses fatores precisam ser considerados no complexo debate sobre o aborto, reconhecendo os direitos do nascituro, dentre os quais o direito inviolável à vida que vem em primeiro lugar.

Que os legisladores sejam capazes de considerar melhor todos os aspectos da questão em pauta e que seja possível um diálogo efetivo, com abertura para alargar o uso da razão. Deste modo, será possível legislar em favor do verdadeiro bem das mulheres e dos nascituros, e se consolidará o Estado democrático, republicano e laico, que tanto desejamos.

+ João Carlos Petrini
Bispo de Camaçari-BA
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família/CNBB

sábado, 16 de março de 2013

Jornal a Igreja é Notícia - Edição de Nº 84

Notícias em Destaque:

- Primeiras Palavras do Papa Francisco;
- Papa Francisco tem um estilo simples e direto, diz porta-voz do Vaticano;
- Papa Francisco encontrará Bento XVI no próximo sábado;
- Agenda da Semana:

Domingo(17/03):

09h00m Missa na Matriz;
19h00m Missa em Cepilho;
19h00m Missa na Matriz.

Segunda(18/03):

19h00m Missa na Matriz.

Terça(19/03):

19h00m Missa de Encerramento da Novena de São José na Jussara.

Quarta(20/03):

15h30m Missa em Chá de Santo Antônio;
19h00m Missa na Usina Santa Mariz.

Quinta(21/03):

15h30m Missa em Boa Vista;
19h00m Adoração ao Santíssimo.

Sexta(22/03):

19h00m Missa no Conjunto Fogo;
19h00m Procissão do Encontro( Mulheres saindo do Rosário e Homens saindo da Capela do Carlota).

Sábado(23/03):

19h00m Missa na Matriz.

Domingo(24/03):

08h30m Benção do Ramos na Igreja do Rosário;
09h00m Missa de Ramos na Matriz;
15h30m Missa em Mata Limpa;
15h30m Missa na Usina Santa Maria;
19h00m Missa em Cepilho.

Primeiras Palavras do Papa Francisco


Antes de conceder a benção, novo Papa pede aos fiéis que rezem por ele.
“Irmãos e irmãs, boa noite.
Vocês sabem que o dever do Conclave é dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo no fim do mundo, mas estamos aqui. Agradeço a vocês pela acolhida na Comunidade Diocesana de Roma, como seu bispo. Obrigado.
Em primeiro lugar, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito, Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde. (Recitou o Pai Nosso, Ave Maria e Glória)
E agora, comecamos este caminho, bispo e povo, esse caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside na caridade com todas as Igrejas. Um caminho de fraternidade, de amor e de confiança entre nós. Rezemos sempre por nós, uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que seja uma grande fraternidade. Vos desejo que este caminho de Igreja que hoje começamos – me ajudará o meu cardeal vigário aqui presente – seja frutuoso para a evangelização dessa sempre bela cidade.
Agora eu gostaria de dar a benção, mas antes vos peço um favor. Antes que o bispo abençoe o povo, eu peço que vocês rezem ao Senhor para que me abençoe. A oração do povo pedindo a benção pelo seu bispo. Façamos em silêncio, esta oração de vocês sobre mim (o Papa inclinou-se para receber a oração).
Agora vou abencoar vocês e todo o mundo, a todos os homens e mulheres de boa vontade (o Papa prosseguiu dando a benção em latim e a indulgência plenária).
Irmãos e irmãs, vos deixo, obrigado pela acolhida. Rezem para que logo nos vejamos. Amanhã quero ir rezar a Nossa Senhora, para que proteja toda a Roma. Boa noite e bom descanso”.

Papa Francisco tem um estilo simples e direto, diz porta-voz do Vaticano


Padre Lombardi destaca primeiras impressões do Pontificado do Papa Francisco
Nesta sexta-feira, 15, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi realizou outra coletiva de imprensa, na qual começou a traçar as primeiras impressões do Pontificado de Papa Francisco, iniciado há três dias. “Um estilo simples e direto”, disse padre Lombardi.
Aos jornalistas, o sacerdote apontou uma particularidade do discurso proferido, hoje, aos cardeais.
“O Santo Padre dirigiu-se aos cardeais chamando-os de ‘irmãos’, e não de ‘senhores cardeais’, como geralmente acontece”, salientou.
Clima de fraternidade entre Papa Francisco e os cardeais
O responsável pelo Domus Santa Marta – local onde os cardeais ficaram hospedados durante o Conclave – disse ao porta-voz do Vaticano que a postura do Papa, principalmente no momento das refeições, o impressionava.
“O Santo Padre, quando chegava ao refeitório, procurava qualquer lugar que estivesse livre. Se portou naturalmente entre os cardeais mesmo após a eleição”, destacou.
Mensagem aos bispos e aos católicos argentinos
Padre Lombardi também confirmou a informação sobre uma suposta mensagem que havia sido enviada aos católicos argentinos pelo Papa Francisco logo depois de sua eleição.
“Na mensagem, de fato, o Santo Padre ressaltou que os fiéis não precisavam se preocupar em vir a Roma neste dias, por se tratar de uma viagem longa e cara. Ao invés disso, cada um poderia fazer uma doação aos pobres”, disse.
No entanto, Padre Lombardi acrescentou que o Papa não quis dizer com isso que não deveriam vir a Roma.
A repercussão da eleição na Argentina
Padre da paróquia onde o então Cardeal Jorge Bergoglio costumava celebrar foi procurado por centenas de pessoas, as quais recorrem sobretudo à confissão.
“Em Buenos Aires, um clima de festa. Segundo me informaram, aqueles que tem procurado a confissão nesses dias, há anos não se confessavam”, acrescentou.

Papa Francisco encontrará Bento XVI no próximo sábado


Missa de início do pontificado e encontro com Bento XVI estão na agenda do Papa para a próxima semana
Jéssica Marçal, com Boletim da Santa Sé
Da Redação
O Papa Francisco vai se encontrar com o Papa Emérito Bento XVI no próximo sábado, 23, em Castel Gandolfo. A informação foi divulgada pelo Boletim da Santa Sé neste sábado, 16, que informou a relação de compromissos do Papa para o período de 17 a 24 de março.
Já amanhã, 17, o Papa reza o primeiro Angelus de seu pontificado. A TV Canção Nova vai transmitir esse momento ao vivo a partir das 8h.
Na terça-feira, 19, uma celebração eucarística marca o início do Ministério Petrino de Francisco. A celebração será às 9h30 (horário em Roma), com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova a partir das 5h30.
Veja abaixo a lista completa dos compromissos do Papa na próxima semana:
17 de março, domingo
Santa Missa na Paróquia Sant’Anna, no Vaticano. 10h
Angelus. 12h
18 de março, segunda-feira
Encontro com a presidente da Argentina. Casa Santa Marta. 12h50
19 de março, terça-feira
Celebração Eucarística pelo início do Ministério Petrino. Praça São Pedro. 9h30 (com abertura do ingresso à Praça São Pedro às 6h30). Ao término da celebração eucarística, o Santo Padre retira os seus paramentos na Capela da Piedade. Diante do Altar da Confissão, recebe os cumprimentos dos Chefes e Delegações Oficiais. Depois, almoço na Casa Santa Marta.
20 de março, quarta-feira
Audiência com as Delegações de Delegados Fraternos. Sala Clementina. 11h
22 de março, sexta-feira
Audiência com o Corpo Diplomático junto a Santa Sé. Sala Régia. 11h
23 de março, sábado
Partida de helicóptero do heliporto do Vaticano. 12h
Castel Gandolfo: encontro com o Papa Emérito Bento XVI (e almoço). 12h15. Ao término, retorno ao Vaticano.
24 de março, domingo
Celebração Eucarística no Domingo de Ramos. Praça São Pedro. 9h30
Angelus. 12h

sábado, 2 de março de 2013

Jornal A Igreja é Notícia - Edição de Nº 83

Notícias em Destaque:

- Monsenhor Jonas Abib explica que o tempo de Sé Vacante deve ser de oração;
- Cardeais brasileiros eleitores já estão em Roma para o Conclave;
- Bento XVI encerra seu pontificado com calorosa despedida dos fiéis;
- Agenda da Semana:

Domingo(03-03):

09h00m Missa na Matriz;
10h30m Batizados na Matriz;
19h00m Missa na Matriz.

Segunda(04-03):

19h00m Missa na Matriz.

Quarta(06-03):

19h00m Missa do Terço dos Homens no Rosário;
19h00m Grupo de Oração Chama Viva na Matriz;
19h00m Grupo de Oração Estrela da Manhã no Mutirão.

Quinta(07-03):

19h00m Adoração na Matriz.

Sexta(08-03):

19h00m Via Sacra pelas ruas da cidade saindo da Matriz.

Sábado(09-03):

19h00m Missa na Matriz.

Obs: Está acontecendo todos os dias as 05h30m na Matriz o Ofício Divino da Quaresma.

Monsehor Jonas Abib explica que o tempo de Sé Vacante deve ser de oração


“Não é tempo de temor nem de especulação, é tempo de oração”. É assim que Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, define o tempo que a Igreja começa a viver a partir das 20h (horário de Roma, 16h em Brasília) desta quinta-feira, 28, quando terá início a Sé Vacante.
Monsenhor Jonas explica que diante de situações de transição como esta é comum o temor e a especulação, mas reforça que não é tempo para isso. “Há a tendência de ficar especulando para dizer se será esse cardeal, ou aquele cardeal, quem vai ser eleito Papa, mas isso não é bom.”
A sabedoria de Bento XVI, para Monsenhor Jonas, é um ponto marcante do seu pontificado. “Nós podemos dizer que ele foi um pastor sábio, ele teve toda sabedoria em conduzir a Igreja, nós vimos isso pelas suas homilias, pelas suas catequeses, nós vimos isso por seus escritos, um homem realmente sábio, um pastor que com sabedoria soube conduzir a barca todo esse tempo.”
Durante o Conclave que elegeu Bento XVI em 2005, o fundador da Comunidade estava em Roma, junto com a equipe do Sistema Canção Nova de Comunicação que fez a cobertura do evento. “Foi uma alegria muito grande, era a Canção Nova presente ao aparecimento do Papa naquela sacada, um momento de alegria sim, de exuberância que nós tivemos. Louvado seja Deus por isso,” recorda.
Neste novo Conclave, Monsenhor Jonas reforça o empenho da Comunidade à serviço da Igreja. “Nossa equipe está em Roma e aqui em Cachoeira Paulista, ao vivo, para levar ao nosso povo as notícias corretas, para levar todos os acontecimentos ao conhecimento dos que nos acompanham. Nós queremos fazer o melhor serviço em favor da Igreja, em favor do povo de Deus.”

Cardeais brasileiros eleitores já estão em Roma para o Conclave

Os cinco cardeais brasileiros que irão votar na eleição do próximo Papa já estão em Roma. Dom Raymundo Damasceno, Dom Cláudio Hummes, Dom Odilo Scherer, Dom Geraldo Majella Agnelo e Dom João Braz de Aviz começaram, nesta sexta-feira, 1º, a participar dos encontros do Colégio Cardinalício em vista da convocação do Conclave que deverá ocorrer na próxima semana.

Segundo a Rádio Vaticano, também estão sendo ultimados os preparativos para a cobertura jornalística do Conclave. Até agora, foram credenciados junto à Sala de Imprensa da Santa Sé, para acompanhar os eventos que seguiram à renúncia do Papa e que levarão ao Conclave para a eleição de seu sucessor, 3.641 jornalistas de 968 meios de comunicação e de 24 línguas.

A informação foi dada pelo Diretor da Sala de Imprensa vaticana, o jesuíta padre Federico Lombardi, durante a coletiva com os jornalistas. Com relação aos vários meios de comunicação, os jornalistas de jornais são 336, 156 os fotógrafos, 2.470 os reportes e técnicos, 231 os jornalistas de emissoras de rádio, 115 os acreditados através da internet.

Bento XVI encerra seu pontificado com calorosa despedida dos fiéis


Durante os sete anos e dez meses do pontificado de Bento XVI, os católicos estiveram ao lado dele para acompanhar suas audiências gerais e as orações do Santo Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Em suas viagens apostólicas, por diversos países, Bento XVI foi recebido com grande alegria e fraternidade por parte dos cristãos.
O carinho dos cristãos pelo Pastor da Igreja é muito forte, pois o Santo Padre é um elo de Deus com a Igreja. Bento XVI foi um Papa que se dedicou muito a escrever encíclicas, cartas apostólicas, mensagens pontifícias e outros ensinamentos que ficarão para nós cristãos como uma grande fonte de sabedoria e ensinamentos.
Foram muitas as demonstrações de carinho a ele nestes dias. Em sua última audiência pública, no Vaticano, cerca de 150 mil pessoas acompanharam o pronunciamento do Pontífice.
“Comoventes sinais de atenção, amizade e oração. Sim, o Papa nunca está só, experimento-o agora, uma vez mais, de um modo tão grande que toca o coração. O Papa pertence a todos e tantíssimas pessoas sentem-se muito perto dele”, disse o Pontífice.
No site oficial da Santa Sé é possível encontrar todas as formações e mensagens deixadas por Bento XVI neste tempo que esteve à frente da Igreja.