Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Jornal A Igreja é Notícia - Edição de Nº 82

Notícias em Destaque:

- Como viver a Quaresma;
- Saiba quais são os últimos compromissos de Bento XVI;
- Continuaremos a chamá-lo de Bento XVI, diz porta-voz do Vaticano;
- Agenda da Semana:

Domingo(17/02):

- 09h00m Santa Missa na Matriz;
- 10h30m Batizados na Matriz;
- 19h00m Santa Missa na Matriz.

Segunda(18/02):

- 19h00m Santa Missa na Matriz.

Quarta(20/02):

- 19h00m Terço dos Homens no Rosário;
- 19h00m Grupo de Oração Estrela da Manhã no Mutirão;
- 19h00m Grupo de Oração Chama Viva na Matriz.

Quinta(21/02):

- 19h00m Adoração ao Santíssimo na Matriz.

Sexta(22/02):

- 19h00m Via-Sacra pelas ruas da cidade.

Sábado(23/02):

- 19h00m Santa Missa na Matriz;
- 19h00m Grupo de Oração Vida no Conjunto do Fogo.

Domingo(24/02):

- 08h00m Dia da Unidade da RCC de Guarabira em Arara.

OBS: De segunda a sexta às 05h30m estará acontecendo o Ofício Divino na Igreja Matriz.

Como viver a Quaresma


Quaresma é o período de 40 dias de penitência que precedem a festa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Como 40 dias se, contando, medeiam 46 entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa? Simplesmente porque os domingos não podem ser dias de penitência, de modo que são excluídos da contagem. Cada domingo é uma pequena Páscoa, “dia em que, por tradição apostólica, celebra-se o mistério pascal” (cânon 1.246 do Código de Direito Canônico), devendo ser evitada qualquer atitude que exprima tristeza. Assim, descontados os domingos entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa da Ressurreição medeiam 40 dias.

Segundo São Roberto Belarmino e Cornélio a Lápide, foram os próprios apóstolos quem instituíram a Quaresma, para nos prepararmos dignamente a fim de celebrar a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, a máxima festa do Cristianismo.
Os 40 dias da observância quaresmal são carregados de simbolismo. 40 dias e 40 noites Nosso Senhor passou em rigoroso jejum no deserto (cf. Mt 4,1-2; Mc 1,12-13; Lc 4,1-2). Também por 40 anos o povo de Israel errou pelo deserto, antes de entrar na Terra Prometida (cf. Dt 8,2). 40 é o número das virtudes cardeais (quatro: castidade, paciência, justiça e prudência) e dos evangelistas, multiplicado pelo número dos Dez Mandamentos. A Quaresma é, finalmente, um grande símbolo de nossa vida terrena que, no fim das contas, não passa de uma preparação para a nossa própria Páscoa –  "Lembra-te, homem, que és pó, e em pó te hás de tornar" (Gn 3,19).
Assim, a Quaresma é um tempo favorável à prática penitencial da Igreja. Conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica (CIC), «esses tempos são particularmente apropriados aos exercícios espirituais, às liturgias penitenciais, às peregrinações em sinal de penitência, às privações voluntárias como o jejum e à esmola, à partilha fraterna (obras de caridade e missionárias)» (CIC, número 1.438). É um tempo de renascimento espiritual e de renovação na fé, no qual se pede aos fiéis maior interesse pelas coisas divinas, uma frequência mais assídua à Santa Missa e aos ofícios litúrgicos, maior correção nas próprias ações e um treinamento no controle de suas próprias paixões e sentimentos.

Saiba quais são os últimos compromissos de Bento XVI

Até o dia 28 deste mês, quando o Papa Bento XVI deixará oficialmente o ministério petrino, o Santo Padre prossegue com suas atividades normalmente. Neste sábado, o Pontífice receberá o presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, e um grupo de bispos italianos em visita Ad Limina Apostolorum, encontros que já haviam sido marcados há algum tempo. 

Neste domingo, Bento XVI reza o Angelus ao meio-dia e, logo em seguida, juntamente com a Cúria Romana, o Santo Padre entra em um retiro durante toda a semana, cujo pregador será o Cardeal Gianfranco Ravasi. Com isso, não haverá Catequese na próxima quarta-feira, 20. 

No próximo domingo, 24, Bento XVI volta, pela última vez, à janela do seu apartamento para rezar o último Angelus com os fiéis presentes na Praça São Pedro. 

Na segunda-feira seguinte, o Papa recebe os cardeais da Cúria Romana em audiência privada. E na terça-feira, 26, não há atividades previstas para o Santo Padre. A grande despedida está prevista para a Catequese de quarta-feira, 27. Excepcionalmente, esta audiência será realizada na Praça de São Pedro para poder acolher todos os fiéis que se quiserem despedir do Papa.

O último dia de Papa de Bento XVI será no dia 28. Às 11h00 (hora de Roma) o Santo Padre saúda todos os Cardeais que se encontrarem em Roma e às 17h locais parte de helicóptero para Castel Gandolfo, onde provavelmente ficará até o novo Papa ser eleito. Em seguida, Bento XVI ingressará no Mosteiro de São Bento no Vaticano, onde se recolherá em oração e intercessão por toda a Igreja. 

Continuaremos a chamá-lo de Bento XVI, diz porta-voz do Vaticano

O Papa Bento XVI poderá continuar sendo chamado de Bento XVI após sua renúncia. Isso foi o que disse o porta voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 14, no Vaticano.

Respondendo aos jornalistas que indagavam sobre a forma como se referir ao Papa no futuro, Padre Lombardi explicou que “ainda não se tem clareza” se será “Bispo emérito de Roma”. Mas quanto ao nome “Bento XVI”, esclareceu que é um título ao qual não pode renunciar.  

“Penso poder reiterar que Bento XVI é um título ao qual não pode renunciar: é o seu nome como Papa, que levou para toda a Igreja e para todo o mundo oficialmente, por oito anos. Então certamente nós continuaremos a poder dizer que é Bento XVI. Isto não muda e não pode evidentemente mudar!”, disse o porta voz.

Sobre a viagem do Papa após 28 de fevereiro, ele explicou que serão Dom George Gaenswein, que permanece prefeito da Casa Pontifícia, e as “leigas consagradas da família pontifícia”, que já se ocupam da vida cotidiana do Papa, a acompanhá-lo primeiro para Castel Gandolfo, depois para o Vaticano. 

O porta voz também explicou que os cardeais que vão chegar ao Vaticano estarão a partir de 1º de março, não antes disso, na Casa Santa Marta. Ele confirmou que o conclave iniciará entre 15 e 20 de março, “a data será comunicada durante a sede vacante” e que seja o Cardeal Walter Kasper seja o Cardeal Severino Poletto poderão participar, porque completarão 80 anos em março. O limite previsto para o voto é para quem já completou esta idade no primeiro dia da sede vacante. 

Com relação ao encontro do Papa com os párocos e sacerdotes de Roma, realizado também nesta quinta-feira, padre Lombardi disse aos jornalistas que foi um “testemunho único do Concílio Vaticano II”. Mais uma vez, ele voltou a reiterar que a renúncia do Pontífice aconteceu por motivos de envelhecimento e que nem a queda durante a viagem ao México nem outras motivações influíram sobre sua decisão. 

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Jornal A Igreja é Notícia - Edição de Nº 81

Notícia em Destaque:

- Fé e caridade: veja reflexões do Papa na mensagem para a Quaresma;
- Tudo pronto para o IX Retiro de Carnaval do Chama Viva;
- Celebrações na Zona Rural no Domingo:

15h30m Missa em Chã da Pia;
19h00m Missa na Usina.

Fé e caridade: veja reflexões do Papa na mensagem para a Quaresma

A sala de imprensa da Santa Sé publicou nesta sexta-feira, 1º, a mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma 2013. Neste ano, o Santo Padre apresenta uma reflexão sobre a relação entre fé e caridade, dividindo a mensagem em quatro pontos: a fé como resposta ao amor de Deus, a caridade como vida na fé, o entrelaçamento indissolúvel de fé e caridade e prioridade da fé, primazia da caridade. 

Recorrendo a uma afirmação do apóstolo João, “Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele” (1 Jo 4, 16), o Papa explicou que a fé constitui uma adesão pessoal à revelação do amor gratuito de Deus pelo ser humano, que se manifesta em Jesus Cristo.  

E a vida cristã, conforme destacou o Pontífice, consiste em responder ao amor de Deus. “Quando damos espaço ao amor de Deus, tornamo-nos semelhantes a Ele, participantes da sua própria caridade”, disse.

Especificamente sobre a relação entre fé e caridade, Bento XVI lembrou que a fé faz o homem entrar na amizade com o Senhor e que a caridade é uma forma de viver e cultivar esta amizade. Assim sendo, ele destacou que fé e caridade não podem ser separadas, pois estão intimamente unidas. 

O Santo Padre destacou ainda que, às vezes, há uma tendência de relacionar a caridade à solidariedade ou à mera ajuda humanitária, mas enfatizou que é importante recordar que a maior obra de caridade é a evangelização. 

“Não há ação mais benéfica e, por conseguinte, caritativa com o próximo do que repartir-lhe o pão da Palavra de Deus, fazê-lo participante da Boa Nova do Evangelho, introduzi-lo no relacionamento com Deus: a evangelização é a promoção mais alta e integral da pessoa humana”. 

Por fim, Bento XVI fez uma analogia sobre a relação entre as duas virtudes, comparando-a àquela que existe entre o Batismo e a Eucaristia, sacramentos fundamentais da Igreja. Ele explicou que o Batismo precede a Eucaristia, mas é orientado para ela. 

“De maneira análoga, a fé precede a caridade, mas só se revela genuína se for coroada por ela. Tudo inicia do acolhimento humilde da fé (“saber-se amado por Deus”), mas deve chegar à verdade da caridade (“saber amar a Deus e ao próximo”), que permanece para sempre, como coroamento de todas as virtudes (cf. 1 Cor 13, 13)”.