Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 20 de outubro de 2012

Jornal A Igreja é Notícia - Edição de Nº 70

Notícias em Destaque:

- Papa canoniza mais sete beatos neste domingo;
- Bento XVI entrega Nobel de Teologia;
- Manifestem a esperança num mundo em crise, pede Sínodo;
- Humanidade necessita de missionários, diz Padre;
- Agenda da Semana:

Domingo(21-10):

- 08:00hrs Encontro Setorial do ECC no Colégio Estadual;
- 09:00hrs Missa na Matriz;
- 14:00hrs Reunião com todos os membros do Apostolado da Oração na Igreja do Rosário;
- 15:30hrs Missa no Distrito Santa Maria;
- 19:00hrs Missa em Cepilho;
- 19:00hrs Missa na Matriz;
- Peregrinação da Imagem desde ontem se encontra em São Bento e Chã da Pia.

Segunda(22-10):

- 19:00hrs Missa na Matriz

Terça(23-10):

- Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora em Chã do Jardim.

Quarta(24-10):

- 19:00hrs Missa no Bairro Frei Damião;
- 19:00hrs Missa em Cepilho.

Quinta(25-10):

- 19:00hrs Adoração na Matriz;
- 19:00hrs Missa em Gruta de Cobra.

Sexta(26-10):

- 15:30hrs Missa em Grutão;
- 19:00hrs Missa em Mata Limpa;
- 19:00hrs Missa no Distrito Santa Maria.

Sábado(27-10):

- 15:30hrs Missa em Lagoa de Barro;
- Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Sítio Macacos;
- 19:00hrs Missa na Matriz.

Papa canoniza mais sete beatos neste domingo

Após duas semanas de intensas atividades, foi lembrado durante o Sínodo dos Bispos que é preciso manifestar a esperança em um mundo em crise. Os padres sinodais também avaliaram os resultados da assembléia dos bispos.

Eles se reuniram para a oração da manhã onde o próprio Papa Bento XVI conduziu o momento. Mais de 400 representantes entre padres sinodais, cardeais, bispos, religiosos e leigos participam do Sínodo. 

Por falar em esperança, a Igreja traz neste domingo, 21, um sinal de que há no mundo pessoas com a coragem de assumir o Evangelho de Cristo como forma de vida. Sete beatos serão canonizados pelo Papa Bento XVI em cerimônia na Praça de São Pedro. É a esperança sendo anunciada a um mundo que vive a crise de uma identidade própria, da ausência de Deus e de valores cristãos. 

Entre os futuros santos estão sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas. Homens e mulheres que viveram na Europa, Ásia, África, América e Oceania. Será uma cerimônia marcante dentro do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização e expressa que a santidade é ponto de partida para a nova forma de evangelizar que busca a Igreja, como lembra Dom Dominique Rey, o Bispo de Frejus, em Toulon, na França.

"É um evento importante que acontece em meio ao Sínodo. A nova evangelização passa pela santificação e nós precisamos de exemplos que testemunhem, de vidas conquistadas pelo Cristo, para que compreendamos melhor que a evangelização começa através de um trabalho do próprio Deus e do Espírito Santo nos nossos corações”, ressaltou Dom Dominique. 

Na praça de São Pedro já foram afixadas as estampas com as imagens dos futuros santos. São eles: o francês Tiago Berthieu, sacerdote da companhia de Jesus; Pedro Calungsod, catequista leigo, nascido em Ginatilan, nas Filipinas; Maria do Monte Carmelo, fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias do Ensinamento, nascida em Vic, Espanha; Anna Corpo, religiosa da Congregação das Irmãs da Terceira Ordem de São Francisco, natural de Heppenheim, Alemanha; Caterina Tekakwitha, leiga Ossernenon, nos Estados Unidos e Anna Shaffer, leiga de Mindelstetter, Alemanha.

Bento XVI entrega Nobel da Teologia

Na manhã deste sábado, 20, o Santo Padre recebeu na Sala Clementina, no Vaticano, os membros da Fundação vaticana “Jospeh Ratzinger – Bento XVI” para a entrega do chamado “Nobel da Teologia”, que chega à sua segunda edição.

Os premiados são o filósofo e historiador francês Rémi Brague e o teólogo estadunidense Padre Brian Daley SJ.

Em seu discurso, o Papa Bento XVI ressaltou que os dois premiados deste ano são competentes e engajados em dois aspectos decisivos para a Igreja nos nossos tempos: o ecumenismo e o diálogo inter-religioso.

Padre Daley é um profundo conhecer dos Padres da Igreja, e desempenha um serviço de responsabilidade nas relações com as Igrejas ortodoxas. Prof. Brague é um grande estudioso da Filosofia das religiões, em especial do Judaísmo e do Islamismo. 

Passados 50 anos do início do Concílio Vaticano II, o Pontífice afirma que gostaria de reler com eles dois documentos conciliares: a Declaração Nostra aetate sobre as religiões não-cristãs e o Decreto Unitatis redintegratio sobre o ecumenismo, aos quais acrescentaria, porém, outrodocumento que se revelou de importância extraordinária: a declaração Dignitatis humanae sobre liberdade religiosa. 

O Papa destaca que ambos os premiados são professores universitários, muito engajados no ensino. “Isso merece relevo, porque mostra um aspecto de coerência na atividade da Fundação, que, além do Prêmio, promove bolsas de estudo para doutorandos em Teologia e também congressos universitários, como o que se realizou este ano na Polônia, e o que se realizará daqui três semanas no Rio de Janeiro.” 

Para Bento XVI, precisamos de pessoas que, através de uma fé iluminada e vivida, tornem Deus próximo e crível ao homem de hoje. “Personalidades como o Padre Daley e o Prof. Brague são exemplares para a transmissão de um saber que une ciência e sabedoria, rigor científico e paixão pelo homem, para que possa descobrir a ‘arte do viver’, uma grande paixão do Concílio Vaticano II, mais atual do que nunca no compromisso da nova evangelização.”

Como explica o Presidente da Fundação, Mons. Giuseppe Antonio Scotti, o Prêmio Raztinger não é um reconhecimento à carreira, mas a pessoas que com seu empenho profissional e de pesquisa ajudam a tornar evidente a presença de Deus na história e no horizonte do homem. 

O Filósofo francês Rémi Brague nasceu em Paris em 1947. É casado e pai de quatro filhos. Atualmente, leciona na Universidade Ludwig-Maximilian de Munique, na Alemanha. 

Já o jesuíta Brian Daley nasceu em Orange, em New Jersey, em 1940. É o Diretor da Cátedra de Teologia da Universidade de Notre Dame em Indiana (EUA). 

O Congresso ao qual o Papa se referiu no Rio de Janeiro será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. Já recebeu a adesão de mais de 90 Universidades e o tema debatido será de caráter antropológico: “Que faz com que o homem seja homem”.

Manisfestem a esperança num mundo em crise, pede Sínodo

Manifestar a esperança num mundo em crise: este objetivo da nova evangelização foi lembrado, nesta sexta-feira, 19,  pelo Sínodo dos Bispos, em andamento no Vaticano. Os relatos dos círculos menores apresentam algumas propostas concretas para os documentos finais da assembleia.

Os pequenos grupos seguiram métodos diferentes, mas todos voltados para o mesmo resultado: levar a esperança a um mundo em crise, a uma modernidade em que há, ao mesmo tempo, a ausência e o anseio por Deus.

Segundo os bispos, a Igreja deve focar primeiramente o exame de consciência. "Se falamos de nova evangelização talvez seja porque os cristãos perderam alguma coisa, algo que a Igreja não soube oferecer. Por outro lado, para evangelizar é preciso ser evangelizados" – destaca o Sínodo.

Outro tema importante abordado foi o diálogo ecumênico e inter-religioso. O primeiro torna crível o anúncio do Evangelho, o segundo se baseado no conhecimento profundo da Bíblia e nos testemunhos de vida, ajuda na difusão da Palavra de Deus até mesmo nos países de maioria muçulmana.

A profunda crise da família foi também debatida pelos padres sinodais. A família deve ser ajudada apoiando os pais como primeiros catequistas de seus filhos e reiterando a importância do Sacramento do Matrimônio.
Os cristãos políticos foi também outro ponto abordado pelos bispos. "Coerentes com a fé, eles devem ser guiados pela reta consciência e por valores não negociáveis. Neste contexto, foi feito o convite de relançar as obras de justiça social e caridade, segundo a Doutrina Social da Igreja, para que a opção pelos pobres torne crível o anúncio do Evangelho e crie verdadeiros oásis de encontro com Deus".

Alguns grupos menores pediram para que o Sínodo reflita mais sobre a questão dos migrantes, da globalização e secularismo, que seja esclarecido o papel dos carismas e as oportunidades que eles oferecem à Igreja. Pediram também para que os jovens sejam mais ouvidos e valorizados os professores e centros educacionais como instrumentos de evangelização.

Enfim, o Secretário-Geral do Sínodo, Dom Nikola Eterović, anunciou que foi aberto uma conta corrente no Banco do Vaticano (IOR) para que os padres sinodais depositem suas ofertas de solidariedade em favor da Síria. Essa contribuição junto com a da Santa Sé será levada a Damasco nos próximos dias pela delegação de bispos formada pelo Papa. (MJ)

"Humanidade necessita de missionários", diz padre

O Secretário-Geral da Pontifícia Obra de Propagação da Fé, padre Timothy Lehane Barrett, SVD, escreveu uma exortação por ocasião do Dia Mundial das Missões, celebrado neste domingo, 21, em todo o mundo. O padre enfatizou que a humanidade precisa de missionários e que a crise de fé não pode atrapalhar a evangelização. 

“A missão não é 'opcional'” - acrescenta o Secretário - Deve ser horizonte constante e paradigma de todo esforço eclesial. A humanidade necessita de missionários e não podemos permitir que uma crise de fé se torne um obstáculo para a evangelização. A celebração do Dia Mundial das Missões neste Ano da Fé é mais um sinal da graça do Senhor".

No texto, o religioso diz que neste ano, extraordinariamente, o Mês Missionário tem um significado especial, porque coincide com o 50º aniversário do Concílio Vaticano II, com a abertura do Ano da Fé (2012-2013) e com o Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização.

No Concílio, havia cerca de 600 Bispos provenientes de territórios de missão. “Hoje, existem cerca de 1.100 dioceses missionárias e isto demonstra como a Igreja cresceu nos últimos 50 anos”, escreve o sacerdote. Ele recorda que a Pontifícia Obra da Propagação da Fé, através da coleta do Dia das Missões, contribui de modo significativo para a criação destas dioceses e para reafirmar, no coração de todos, a necessidade e a urgência da evangelização Ad Gentes.

domingo, 7 de outubro de 2012

Jornal A Igreja é Notícia Edição de Nº 69

Notícias em Destaque:

- Bento XVI concede Indulgência plenária por ocasião do Ano da Fé;
- Santa Hildegarda será 4ª mulher reconhecida como Doutora da Igreja;
- São João de Ávila será proclamado doutor da Igreja neste domingo;
- Saúde e equilíbrio do homem em pauta na Semana da vida;
- Agenda da Semana:

Domingo(07/10):

- 09:00hrs Santa Missa na Matriz;
- 10:30hrs Batizados na Matriz;
- A imagem de Nossa Senhora da Conceição encontra-se hoje desde o dia de ontem no Mutirão.

Segunda(08/10):

- 19:00hrs Santa Missa na Matriz;
- Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição para Gruta de Cobra.

Terça(09/10):

- Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição para Engenho Cipó.

Quarta(10/10):

- 15:30hrs Santa Missa em Saboeiro de Caiana;
- 19:00hrs Terço dos Homens na Igreja do Rosário;
- 19:00hrs Grupo de Oração Chama Viva na Matriz;
- 19:00hrs Grupo de Oração Estrela da Manhã no Mutirão.

Quinta(11/10):

- 15:30hrs Santa Missa no Assentamento Emanuel Joaquim;
- 19:00hrs Santa Missa no Mutirão;
- 19:00hrs Adoração na Matriz(responsabilidade da RCC);
- Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição para o Assentamento Emanoel Joaquim.

Sexta(12/10):

- 09:00hrs Santa Missa na Igreja do Rosário(Dia de Nossa Senhora Aparecida) - Responsáveis EJC;
- 19:00hrs Santa Missa Solene de Nossa Senhora Aparecida na Matriz - Responsáveis Grupos Marianos;
- 20:00hrs Abertura do Congresso Diocesano da RCC Guarabira em Guarabira.

Sábado(13/10):

- 15:30hrs Santa Missa em Engenho Cipó;
- 19:00hrs Santa Missa em Tabuleiro de Muquém;
- 19:00hrs Santa Missa na Matriz;
- Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Distrito de Cepilho.

OBS: A inscrição da Liturgia Diária estará sendo realizada até o dia 15 de outubro na Secretaria Paroquial no valor de R$40,00.

Bento XVI concede Indulgência plenária por ocasião do Ano da Fé

Por ocasião do Ano da Fé, o Papa Bento XVI concede o dom da Indulgência Plenária. A Santa Sé divulgou nesta sexta-feira, 5, o decreto da Penitenciaria Apostólica com o qual se concede a indulgência.

As disposições estabelecidas pela Penitenciaria Apostólica indicam que podem obter a indulgência os fiéis verdadeiramente arrependidos, que tenham reparado os próprios pecados com a penitência sacramental e elevado orações segundo as intenções do Sumo Pontífice. Isso de acordo com as seguintes situações:

- toda vez que participarem de pelo menos três momentos de pregações durante as Santas Missões, ou de pelo menos três lições sobre as Atas do Concílio Vaticano II e sobre os Artigos do Catecismo da Igreja Católica, em qualquer igreja ou local idôneo;

- toda vez que visitarem em forma de peregrinação uma Basílica Papal, um catacumba cristã, uma Igreja Catedral, um local sagrado designado pelo Ordinário do lugar para o Ano da Fé, e ali participarem de alguma função sagrada ou se detiverem para um tempo de recolhimento, concluindo com a oração do Pai-Nosso, o Credo, as invocações a Nossa Senhora e, de acordo com o caso, aos Santos Apóstolos ou Padroeiros;

- toda vez, nos dias determinados pelo Ordinário do lugar para o Ano da Fé, em algum local sagrado participarem de uma solene celebração eucarística ou da Liturgia das Horas, acrescentando a Profissão de Fé em qualquer forma legítima;

- um dia livremente escolhido, durante o Ano da Fé, para a visita do batistério ou de outro lugar no qual receberam o sacramento do Batismo, se renovarem as promessas batismais em qualquer fórmula legítima.

Aos idosos, doentes e a todos os que por motivos legítimos não puderem sair de casa, concede-se de igual modo a Indulgência plenária nas condições de costume. Isso se unidos com o espírito e com o pensamento aos fiéis presentes, especialmente nos momentos em que as palavras do Pontífice ou dos Bispos Diocesanos forem transmitidas pela televisão ou pelo rádio, recitarem na própria casa ou onde estiverem o Pai-Nosso, o Credo e outras orações conformes as finalidades do Ano da Fé, oferecendo seus sofrimentos ou as dificuldades da própria vida.

Santa Hildegarda será 4ª mulher reconhecida como Doutora da Igreja

Santa Hildegarda de Bingen será a quarta mulher a ser reconhecida pela Igreja Católica como "doutora da Igreja". O título será concedido pelo Papa Bento XVI neste domingo, 7, durante a Missa que marca o início da Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos. Na ocasião, São João de Ávila também receberá a distinção. 

Até hoje, a Igreja Católica reconheceu 33 doutores, entre os quais três mulheres: Teresa de Ávila, Catarina de Sena e Teresinha de Lisieux. 

A monja beneditina Hildegarda nasceu em 1098 e faleceu em 1179 no atual território germânico foi oficialmente canonizada por Bento XVI no último dia 10 de maio.

No dia em que o Papa anunciou a intenção de proclamar os dois novos doutores da Igreja Católica, ele destacou a “marca intensa de fé” que estes santos deixaram, “em períodos e ambientes culturais bem diferentes”.

Hildegarda, disse o Papa, “assumiu o carisma beneditino no meio da cultura medieval, foi uma autêntica professora da teologia e estudou aprofundadamente a ciência natural e a música”.

A monja e fundadora de dois mosteiros escreveu livros de mística e teologia, textos de medicina e análises de fenômenos naturais.

Em 1147, o Papa Eugénio III autorizou a mística a divulgar publicamente as suas visões e a falar delas em público, pelo que a partir de então o “prestígio espiritual de Hildegarda cresceu cada vez mais, ao ponto de os contemporâneos lhe atribuírem o título de ‘profeta teutônica’", recordou Bento XVI, em uma das duas catequeses que lhe dedicou em setembro de 2010, no Vaticano. 

O atual Papa elogiou a “sabedoria espiritual” e “santidade de vida” da germânica e sublinhou que as suas visões místicas são “ricas de conteúdos teológicos”, em particular a “poderosa visão do Deus que vivifica o cosmos com a sua força e luz”.

“Hildegarda manifesta a versatilidade de interesses e a vivacidade cultural dos mosteiros femininos da Idade Média, contrariamente aos preconceitos que ainda pesam sobre aquela época”, disse.

O título de doutor da Igreja é atribuído a fiéis que se tenham distinguido pela santidade de vida, ortodoxia doutrinal e sabedoria.

São João de Ávila será proclamado doutor da Igreja neste domingo

O Papa Bento XVI vai proclamar neste domingo, 7, o religioso espanhol São João de Ávila (1499-1569) como “doutor da Igreja”, distinção que também será concedida à Santa Hildegarda de Bingen. O ato acontecerá na Celebração Eucarística que marca o início da Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos.

São João de Ávila, que foi canonizado em 31 de maio de 1970, pelo Papa Paulo VI, apoiou Santa Teresa de Ávila na reforma da Ordem Carmelita e o português São João de Deus na fundação de casas de apoio aos desfavorecidos.

Bento XVI revelou oficialmente que iria proclamar dois novos doutores da Igreja Católica no dia 27 de maio, destacando a “marca intensa de fé” que estes santos deixaram, “em períodos e ambientes culturais bem diferentes”.

O Papa sublinhou que São João de Ávila “participou e trabalhou na renovação cultural e religiosa da Igreja e na configuração da sociedade na transição para a modernidade”.

Em um encontro com bispos espanhóis, em Madri, no dia 20 de agosto de 2011, Bento XVI anunciara a intenção de proclamar o padroeiro do clero secular espanhol como ‘doutor da Igreja Universal’, em resposta aos da Conferência Episcopal Espanhola, bem como de “um grande número de arcebispos e bispos de outras partes do mundo, e de muitos fiéis”.

O ‘Apóstolo da Andaluzia’, como é conhecido, foi apresentado pelo Papa, a 20 de maio deste ano, como alguém marcado pelo “seu conhecimento profundo da Sagrada Escritura, dos santos Padres, dos concílios, das fontes litúrgicas e da teologia saudável, juntamente com o seu amor fiel e filial pela Igreja”.

Isso “tornou-o um autêntico renovador, numa época difícil da história da Igreja”, acrescentou Bento XVI.

A Igreja Católica reconheceu até hoje 33 doutores, entre os quais Santo António de Lisboa e três mulheres: Teresa de Ávila, Catarina de Sena e Teresinha de Lisieux.

O título de doutor da Igreja é atribuído a fiéis que tenham se distinguido pela santidade de vida, ortodoxia doutrinal e sabedoria.

Saúde e equilíbrio do homem em pauta na Semana da vida

Saúde e equilíbrio do ser humano. Esta é mais uma das questões propostas para a Semana Nacional da Vida, que termina neste domingo, 7. O tema visa refletir sobre os meios que o ser humano busca para manter seu bem estar, sem, contudo, afastar-se dos desígnios que Deus tem para os homens. 

O atual capelão do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP), padre Anísio Baldessin, recordou que no relato da criação, presente em Gênesis, Deus viu que toda a criação era muito boa. Contudo, o padre acredita que tudo depende da maneira como o ser humano lida com esse mundo.

A busca desenfreada pelo prazer, pelo “ter” e pelo “ser” pode afastar o ser humano do projeto de Deus para sua vida, mas, para o sacerdote, isso não significa que esta pessoa deixará de ser filha de Deus.

“No meu modo de ver, Deus sempre vai nos considerar filhos, apesar dos nossos comportamentos e da nossa realidade. Agora, acho que a pessoa pensando no ter, no ser e no prazer ela deixa de viver o hoje, fica arrependendo-se do ontem que não teve e pensando no amanhã que talvez não vai ter”. 

Como capelão do HC, padre Anísio relatou que vivencia muito no hospital as consequências dessa busca desenfreada. Os impactos são notáveis principalmente com pessoas que estão com câncer ou alguma doença incurável. 

“Pessoas nessa busca desenfreada sempre ficam pensando nas memórias e nos planos, ou seja, o que eu fiz e o que eu tenho que fazer. Quando chega o momento da enfermidade, ela começa a pensar: ‘bom, e agora? Eu não fiz e eu não vou fazer mais’”. 

Moldes sociais e o equilíbrio


Uma das responsáveis por essa busca incessante de ter e ser sempre mais pode ser a própria sociedade e as mudanças que ela trouxe. No caso da estética, por exemplo, a sociedade coloca um molde ideal e que as pessoas tendem a querer seguir, porém nem sempre da forma correta.

“As necessidades do homem aumentaram e a paciência diminuiu. Ninguém tem paciência de fazer um acompanhamento de saúde, de mudar hábitos de vida, porque para você ter um corpo bom e uma saúde legal, a medicina só contribui com 10%, isso é uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde. Se a pessoa quer ter um corpo legal, depende do esforço dela”, frisou o padre. 

Ele acredita que mais do que investir em alternativas rápidas e práticas, é necessário mudar a conduta de vida. E para atingir uma vida equilibrada, o padre acredita sempre na análise que envolve dois fatores: o “querer” e o “precisar”. 

“Eu quero comprar uma Ferrari, mas eu preciso de uma Ferrari? Não, eu quero, mas eu não preciso. Eu sempre faço essa avaliação: o que eu quero e preciso ou coisas que eu só quero, mas não preciso”.