Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 25 de agosto de 2012

Jornal A Igreja é Notícia - Edição de Nº 65

Notícias em Destaque:

- Papa contribui para a restauração da Basílica de Santo Agostinho;
- Arquidiocese de Aparecida faz carreata em defesa da vida;
- CNBB conclui reunião sobre projetos litúrgicos;
- Em preparação para Semana Social pastorais e movimentos se reúnem;
- Agenda da Semana:

Domingo(26/08):

- 08:00hrs Dia da Unidade da RCC Guarabira na Igreja do Rosário;
- 09:00hrs Santa Missa na Matriz;
- 16:00hrs Santa Missa na Igreja do Rosário;
- 19:00hrs Santa Missa na Matriz.

Segunda(27/08):

- 19:00hrs Santa Missa na Matriz.

Quarta(29/08):

- 19:00hrs Terço dos Homens na Igreja do Rosário;
- 19:00hrs Grupo de Oração Chama Viva na Matriz;
- 19;00hrs Grupo de Oração Estrela da Manhã no Mutirão.

Quinta(30/08):

- 19:00hrs Adoração na Matriz.

Sexta(01/09):

- 19:00hrs Grupo de Oração Vida no Conjunto Fogo;
- 19:00hrs Santa Missa na Matriz.

Papa contribui para a restauração da Basílica de Santo Agostinho

O Papa Bento XVI fará uma contribuição pessoal aos trabalhos de restauração da Basílica de Santo Agostinho, localizada na cidade de Annaba, na Argélia. Segundo o jornal vaticano L'Osservatore Romano, além do Pontífice, também contribuíram para a reforma várias autoridades francesas e argelinas, instituições públicas, ordens religiosas e dioceses. 

O bispo de Constantine-Hipona, Dom Paul Desfarges, destacou a importância da Basílica de Santo Agostinho diante da “atenção dada pelo Papa à iniciativa”. Ele disse que a ONG Papal Foundation “já havia contribuído, mas Bento XVI, sabendo da necessidade de restauração do antigo templo, quis participar do financiamento com uma contribuição particular”. 

“Todos nós sabemos o quanto o Pontífice admira Santo Agostinho. Sabemos também que a Basílica não é apenas um local de culto. Toda a colina de Annaba é um local simbólico, um lugar transcultural, transreligioso, e isso se deve à figura de Santo Agostinho que espalha esses valores através do seu humanismo, fé e cultura”, completou o bispo.

Santo Agostinho nasceu em Tagaste, em 354 d.C., e foi bispo de Hipona (atualmente Annaba) entre 395 e 430 d.C. Ele é considerado uma das figuras mais importantes para o desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. (SP)

Arquidiocese de Aparecida faz carreata em defesa da vida


A cidade de Guaratinguetá (SP), terra do primeiro santo brasileiro, será palco de uma carreata em Defesa da Vida neste domingo, 26. “Através dessa carreata queremos mostrar para a sociedade que a Igreja está atenta a essa cultura de morte que vem sendo implantada”, explica Rogério de Brito Moraes, um dos organizadores do evento.

Rogério é membro da Comissão em Defesa da Vida, que está sendo implantada na Arquidiocese de Aparecida. Em unidade com a Pastoral Familiar, a Comissão promove e defende a vida em todas as suas etapas.

“A pastoral familiar está atenta a todos os meios de defender a vida, desde a concepção até a morte natural. A relação com as drogas, pornografia, pedofilia, miséria, tudo isso envolve a defesa da vida.,” esclarece.

Em carro aberto, uma imagem e uma relíquia de Santa Gianna Beretta, símbolo da luta pró-vida, vão percorrer a cidade rumo ao Santuário de Frei Galvão. Os veículos sairão da praça em frente a Igreja do Puríssimo Coração de Maria, a concentração será às 13h30. Na chegada ao Santuário, prevista para às 15h, os fiéis participarão de uma missa.

Além da carreata, um Fórum para discutir o tema, também será promovido pela Pastoral. O evento será em outubro.

CNBB conclui reunião sobre projetos litúrgicos

Terminou nesta sexta-feira, 24, a reunião da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia. O encontro realizado nos dias 23 e 24 de agosto buscou definir, analisar, e avaliar os projetos de liturgia da Igreja no Brasil. A proposta da reunião foi fazer uma avaliação de todas as atividades realizadas este ano no setor litúrgico por parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A comissão é formada por Dom Armando Bucciol, presidente, pelo bispo auxiliar de São Paulo, Dom Edmar Perón, e pelo bispo da Diocese de Crato (CE), Dom Fernando Panico. Os bispos são auxiliados por três assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): o responsável pela Pastoral Litúrgica, padre Hernaldo Pinto Farias, no Setor de Música Litúrgica, padre José Carlos Sala, e no Espaço Litúrgico, João Martins.

Na reunião, cada um dos assessores da comissão informou como tem sido o andamento dos trabalhos nas suas respectivas áreas. “Tivemos uma panorâmica da realidade litúrgica no Brasil, assim como nós a percebemos, no debate e na troca de ideias, detectar algumas áreas, atividades, âmbitos, nos quais precisamos trabalhar mais ou de uma maneira diferenciada”, explicou Dom Armando.

Os três bispos responsáveis pelo setor são informados das atividades, dos passos dados e dos programas que anteriormente tinham sido planejados e foram executados. “Partilhamos das dificuldades enfrentadas, propostas, e avaliação de tudo que ocorreu neste último período”, disse o presidente.

“É sempre muito positivo o intercâmbio e ver em conjunto o que compete à comissão litúrgica”, finalizou Dom Armando.

Em preparação para Semana Social pastorais e movimentos se reúnem

“Estado para quê e para quem?” A resposta a esta pergunta é a busca dos envolvidos na 5ª Semana Social Brasileira (SSB), promovida pela CNBB e movimentos sociais. O evento celebrativo será em maio de 2013, mas o debate da SSB já está acontecendo em muitas dioceses e paróquias de todo o país. A coordenação é feita pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB.

Entre os dias 21 e 23 de agosto, a coordenação das pastorais sociais, organismos e movimentos realizaram um seminário sobre a temática da 5ª SSB, em Brasília (DF). Além de um estudo mais aprofundado do tema, foram realizados encaminhamentos quanto à continuidade das atividades nacionais. “Foi muito importante para perceber quais os ganhos até aqui, avaliar e encaminhar os próximos passos, como também começar a coletar as sistematizações que devem chegar dos regionais, das dioceses, das pastorais sociais e dos movimentos sociais do Brasil”, disse dom Guilherme Werlang, presidente da Comissão.

O mesmo evento também serviu para fortalecer a articulação entre as pastorais sociais e organismos da CNBB, em vista da visibilidade das ações realizadas. Houve a apresentação de uma análise de conjuntura, com a assessoria de Rosilene Wansetto, da Rede Jubileu Sul Brasil; dos professores José Antonio Moroni e padre José André da Costa, do Instituto de Filosofia Berthier.

“Este momento de reflexão é importante porque historicamente as pastorais sociais e movimentos sociais no Brasil fazem uma caminhada unida pautando lutas e desafios comuns para uma melhoria das condições de vida do povo, por isso é importante retomar esse processo”, afirma o assessor da Comissão, padre Ari dos Reis.
Além de dom Guilherme, participaram do Seminário dom José Moreira Neto (Três Lagoas – MT); dom José Luis Salles (Pesqueira – PE); dom Enemésio Lazzaris (Balsas – MA); dom Pedro Stringhini (Franca – SP); e dom Sebastião Lima Duarte (Viana – MA).

Durante o evento, os participantes analisaram os dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que mostram o Brasil como o quarto país mais desigual da América Latina. Na pesquisa, o Brasil perde apenas para Guatemala, Honduras e Colômbia, e revela também que um quarto dos pobres do continente vivem em terras brasileiras. Na avaliação, dom Guilherme provocou uma questão aos presentes: “Este é o Estado que queremos?”.

sábado, 11 de agosto de 2012

Jornal A Igreja é Notícia - Edição Nº: 64

Notícias em Destaque:

- Arcebispo de Madri envia carta ao Papa um ano após JMJ na Espanha;
- Saudação ao novo Bispo de Campina Grande;
- CNBB e Paróquias promoveu a Semana Nacional da Família;
- Missão da família se estende a toda humanidade, diz Bispo;
- Agenda da Semana:

Domingo(19/08):

- 09:00hrs Santa Missa na Matriz;
- 10:30hrs Batizados na Matriz;
- 16:00hrs Santa Missa n Rosário;
- 19:00hrs Santa Missa na Matriz.

Segunda(20/08):

- 19:00hrs Santa Missa na Matriz.

Quarta(22/08):

- 19:00hrs Terço dos Homens no Rosário;
- 19:00hrs Grupo de Oração Chama Viva na Matriz;
- 19:00hrs Grupo de Oração Estrela da Manhã no Mutirão.

Quinta(23/08):

- 19:00hrs Adoração ao Santíssimo na Matriz.

Sábado(25/08):

- 19:00hrs Santa Missa na Matriz.

Domingo(26/08):

- 08:00hrs Dia da Unidade na Igreja do Rosário.

Arcebispo de Madri envia carta ao Papa um ano após JMJ na Espanha

No primeiro aniversário da Jornada Mundial da Juventude realizada na capital espanhola, o arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, enviou ao Papa Bento XVI uma carta pessoal manifestando a sua gratidão pela visita do Papa e por sua atitude de proximidade e orientação em relação aos jovens.

Datada de 13 de agosto de 2012 e assinada pelo cardeal em nome de todo o episcopado, a carta define a JMJ como uma “generosa semeadura do Evangelho no coração dos milhões de jovens que participam”.

Naqueles dias, de 18 a 22 de agosto de 2011, “eles ouviram do Vigário de Cristo o apelo a viver a graça do encontro com Ele na comunhão da Igreja”. “Nunca nos esqueceremos de sua dedicação e entrega ao serviço do Evangelho, nem de sua afabilidade e vizinhança, fazendo-se tudo a todos, como diria São Paulo, para tornar cada um dos jovens um amigo do Senhor, enraizado e alicerçado Nele por meio da firmeza da fé” – escreve o arcebispo que foi o anfitrião da última Jornada.

A carta se encerra com a afirmação de que nestes dias, de modo especial, “Sua pessoa estará ainda mais viva em meio de nós e daremos graças ao Senhor porque no Vigário de Cristo Ele nos deu a certeza da permanência e da estabilidade da Igreja, que caminha neste mundo rumo ao encontro definitivo com o Senhor”.

Enfim, o Cardeal Antonio Maria Rouco Varela oferece ao Pontífice orações por seu ministério de Sucessor de Pedro, com afeto profundo e sincero e “com a fidelidade a quem nos preside na caridade”. (CM)

Saudação ao novo bispo de Campina Grande

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com alegria, a nomeação de dom Manoel Delson Pedreira da Cruz como o novo bispo diocesano de Campina Grande (PB). O Papa Bento XVI envia à Igreja no Brasil, mais uma vez, com particular bondade e carinho, um pastor. Ele deixa a diocese de Caicó (RN) e vai suceder dom Jaime Vieira Rocha, a quem ele sucedera também na atual diocese.
Dom Delson, como é conhecido, é baiano, capuchinho, licenciado em Letras e mestre em Comunicação social. Além desta formação acadêmica, do itinerário percorrido no ministério como sacerdote quando exerceu diversos serviços em sua ordem religiosa tanto como ministro provincial como no trabalho junto ao governo geral como Definidor Geral, ele tem sido um pastor exemplar nas comunidades para as quais foi enviado como bispo.
Seu lema episcopal, “Ide aos meus irmãos” (Jo 20,17), espelha disponibilidade e inspiração para todos nós, seus irmãos no episcopado, o clero e todo o povo de Deus. Fazemos, nesse espírito, os melhores votos de que esse tempo que se inaugura seja pleno de frutos para a expansão do Reino de Deus entre nós.
Unimo-nos às comunidades da diocese de Caicó que envia, com generosidade, dom Delson a outra porção da Igreja. E estamos juntos com à diocese de Campina Grande que aguardou, com esperança, a chegada do novo bispo e que, agora, celebra, com satisfação, a nomeação do seu pastor. Damos um abraço agradecido ao Pe. Márcio Henrique que tem prestado seu serviço como administrador diocesano e cumprimentamos dom Delson manifestando nossa fraterna acolhida.

CNBB e Paróquias promoveu a Semana Nacional da Família


Dos dias 12 a 18 de agosto, aconteceu em todo o Brasil, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar: será a "Semana Nacional da Família".
O tema foi "A família: o trabalho e a festa”. Evento anual que hoje faz parte do calendário de todas as paróquias do Brasil, a Semana Nacional da Família teve início em 1992, como resposta ao desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade. Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional. Na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, todas as paróquias realizarão celebrações e demais atividades para comemorar a Semana Nacional da Família.

Missão da família se estende à toda humanidade, diz bispo

O projeto de Deus para a família é muito amplo, engloba a vivência do amor e do perdão, de um relacionamento profundo no próprio âmbito familiar. No entanto, também é um projeto que diz respeito a toda a humanidade.  

Essa reflexão é do bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, também membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, sobre a relação da família e da comunidade. O tema é um dos assuntos tratados na Semana Nacional da Família, que está sendo celebrada em todo o país até o dia 18 deste mês. 

O bispo explica que a família não existe para si mesma. "Ela é chamada a ser evangelizadora. A família não está para si, como também o indivíduo não está para si, mas para o outro. A família está para outras famílias, para a comunidade paroquial, para toda a humanidade". 

Nessa afirmação está incutido um papel muito grande da Igreja, destaca Dom Antônio, que é o de mostrar à família que todos os valores bons que ela cultiva dentro de si, só continuarão a crescer se for "expandido", transmitido a outras comunidades. 

"A lógica de Deus é inversa - 'Dai e dar-se-vos-á' (Lc 6,38). Quando se compartilham os bens espirituais eles se multiplicam. À medida que a família dá aquilo que é uma riqueza interna, ela se enriquece mais e as pessoas estarão muito mais satisfeitas. Por outro lado, a família que se fecha em si mesma, se empobrece. Então, abrir-se à comunidade é uma questão de sobrevivência da família", enfatiza. 

Como ensinar os filhos?

Para Dom Antônio, a melhor maneira de ensinar os filhos a estarem atentos aos outros é proporcionar que eles tenham proximidade com os irmãos que mais precisam. 

"Visitar hospitais, orfanatos, casas de repouso para idosos, levar os filhos para verem os mendigos nas praças... Sem nenhum receio, fazer com que os filhos se sensibilizem com as necessidades dos outros. Vejam pessoas que vivam felizes com tão pouco. E entendam que, muitas vezes, o que eles mais precisam não é de roupas e alimentos, mas de atenção, de alguém que compartilhe com eles momentos que passam sozinhos", exemplifica o bispo. 

Atitudes como essas "desenvolvem e dilatam" o coração, diz Dom Antônio, "faz os filhos crescerem com esse sentido, essa sensibilidade social". 

Exemplo dos cristãos

Os primeiros cristãos viviam de perto essa realidade. Eles conviveram com Jesus ou com testemunhas diretas da vida de Cristo e O anunciavam. O subsídio para a Semana Nacional da Família destaca que as primeiras comunidades cristãs tinham o costume de praticar gestos de amor fraterno e de caridade aos domingos. 

"Alimentados da Eucaristia dominical transformavam o dia do Senhor no dia da caridade, assumindo a dimensão evangélica do serviço", explica o texto. 

Essa atitude dos primeiros cristãos tem sido muito enfatizada pelo Papa Bento XVI, que nos convida a "conhecer a Cristo e levá-lo à nossa sociedade", destaca Dom Antônio. "A Igreja se faz não simplesmente com as estruturas, com os meios econômicos e tecnológicos de que dispomos, mas se faz com pessoas que sabem ter esse encontro pessoal com Cristo". 

Os primeiros cristãos dialogaram com a cultura da época e conseguiram extrair dela os valores positivos. Também os cristãos de hoje podem fazer a diferença na sociedade. 

"É possível vencer a cultura do individualismo com a valorização da pessoa como criatura de Deus. É possivel vencer a cultura da morte mostrando o valor divino da vida. É possivel vencer a cultura do consumismo mostrando às pessoas que os bens materiais são necessários para desenvolver o bem de todos [...] Assim dialogamos com a cultura e fazemos com que ela seja um veículo de comunicação de Deus", concluiu Dom Antônio. 

sábado, 4 de agosto de 2012

Jornal A Igreja é Notícia - Edição de Nº 63

Notícias em Destaque:


- Vocação Sacerdotal, dom de proclamar a Palavra de Deus;
- Divulgados o cartaz e subsídio para Dia Nacional da Juventude 2012;
- Temos o dever de cuidar da saúde, diz Padre;
- Inscrição para Seminário e Missão começa neste domingo;
- Agenda da Semana:


Domingo(05/07):


- 09:00hrs Santa Missa na Matriz;
- 10:30hrs Batizados na Matriz;
- 15:30hrs Santa Missa em Chã da Pia;
- 16:00hrs Santa Missa na Igreja do Rosário;
- 19:00hrs Santa Missa na Matriz.


Segunda(06/07):


- 19:00hrs Santa Missa na Matriz.


Quarta(08/07):


- 15:30hrs Santa Missa em Saboeiro de Caiana;
- 19:00hrs Terço dos Homens na Igreja do Rosário;
- 19:00hrs Grupo de Oração Chama Viva na Matriz;
- 19:00hrs Santa Missa no Mutirão.


Quinta(09/07):


- 15:30hrs Santa Missa no Assentamento Emanoel Joaquim;
- 19:00hrs Santa Missa na São Francisco;
- 19:00hrs Adoração na Matriz.


Sexta(10/07):


- 19:00hrs Santa Missa em Muquém.


Sábado(11/07):


- 08:00hrs Reunião de Formação com todos os Catequistas no PIO XII;
- 15:30hrs Santa Missa em Engenho Cipó;
- 19:00hrs Santa Missa em Tabuleiro de Muquém;
- 19:00hrs Santa Missa na Matriz.

Vocação sacerdotal, dom de proclamar a Palavra de Deus


O mês de agosto para a Igreja católica é considerado um período de importante reflexão, porque celebramos as vocações.
A cada domingo deste mês, os católicos são convidados a refletirem sobre uma determinada vocação, no primeiro domingo de agosto a liturgia refletirá sobre a Vocação dos Ministros Ordenados (bispos, padres, diáconos). Nos demais domingos as vocações a serem meditadas são: Vida em Família, Vida Consagrada (religiosos, leigos e leigos consagrados) e Ministros Não Ordenados (todos os cristãos que fazem parte da comunidade).

O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o Papa Pio XI o proclamou "homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico".


Ele nos deixou um fantástico exemplo de humildade e de entrega gratuita no amor e na bondade. Foi sacerdote em Ars, na França, e é patrono dos párocos. Depois de vencer suas grandes dificuldades nos estudos, superou sua limitação pela caridade pastoral."Todo aquele que se dedica em favor do amor, alcança a santidade." O dia do padre, é uma ótima oportunidade, para rezarmos por todos os sacerdotes, principalmente por aqueles que de alguma forma foram e são instrumentos de Deus em nossa vida.

Divulgados o cartaz e subsído para Dia Nacional da Juventude 2012

O cartaz oficial e o subsídio do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 foram lançados nesta quarta-feira, 1. O tema do DNJ deste ano é "Juventude e Vida" e o lema "Que vida vale a pena ser vivida?".

O cartaz deste ano foi escolhido pelos membros da Coordenação Nacional de Pastoral Juvenil formada por jovens de pastorais, movimentos, congregações e novas comunidades que atuam com a juventude. O subsídio para a vivência do DNJ foi elaborado por esse grupo. 

O assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Antônio Ramos do Prado, explicou que a construção do subsídio do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 foi feita a partir do aprofundamento do estudo sobre a realidade juvenil e à luz da Campanha da Fraternidade de 2013, fundamentados no texto bíblico de João 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida”. 

"Esse cartaz feito pelo Chiquinho [D'almeida, vencedor do concurso] manifestou com mais propriedade o tema e lema do DNJ porque focou os sinais da vida da juventude do Brasil", disse. Para padre Toninho, a idéia do jovem pintando os sinais de vida no Brasil manifesta o protagonismo juvenil dentro e fora da Igreja. 

"Parabéns ao autor que se colocou à disposição para fazer os ajustes necessários", afirmou o assessor nacional da Comissão para a Juventude. Ele explicou ainda que a demora em publicar o cartaz vencedor ocorreu porque precisaram ser feitos alguns ajustes na arte. 

O Dia Nacional da Juventude é comemorado em todo o país, geralmente em outubro, desde 1985. É um grande evento para refletir sobre os principais problemas que afetam os jovens e também para celebrar sua vida.

Temos o dever de cuidar da saúde, diz padre

Neste domingo, 5, o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde. Ao contrário do que muitos pensam, ter saúde não é sinônimo de não estar doente. É sim, um "processo harmonioso de bem-estar físico, psíquico, social e espiritual", como a define otexto-base da Campanha da Fraternidade deste ano, que refletiu sobre o lema "Que a Saúde se Difunda Sobre a Terra". 

Nesse contexto, também a Igreja Católica se insere com orientações aos fiéis sobre o zelo com a saúde, a dignidade da vida humana e o comprometimento com os que passam por desafios para ter acesso à condições mínimas de saúde. 

"Manter a saúde é uma espécie de dever, porque se de um lado a saúde é um dom de Deus, por outro lado, temos a responsabilidade de cuidar dela também", afirmou padre Luiz Carlos Dias, secretário-executivo das Campanhas da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Segundo ele, além de incentivar medidas em prol da Saúde Pública, a Campanha da Fraternidade deste ano também quis ajudar as pessoas a "acordarem" para a responsabilidade com sua própria saúde. "É importante as pessoas estarem atentas à sua saúde pessoal, porque muitas doenças que se desenvolvem depois dos 30 anos são em função da forma de vida e da alimentação", ressaltou. 

A Campanha da Fraternidade se diferencia das outras, realizadas pela Igreja Católica, por seu alcance e repercussão na sociedade, ao abordar temas atuais e relevantes para a população brasileira. 

Lançada no mês de fevereiro deste ano, a campanha quis promover uma reflexão sobre o cenário da saúde no Brasil, alertar para a precariedade dos hospitais, mobilizar a sociedade civil para reivindicar melhorias, mas também conscientizar a população para adotar modos de vida saudáveis e valorizar os agentes das pastorais da saúde.

Conquistas

Para o secretário-executivo das Campanhas da Fraternidade, alguns frutos já podem ser observados, como: ainiciativa de coletar assinaturas pedindo a reabertura da discussão sobre o financiamento da saúde pública, que conta com o apoio da Igreja; o incentivo à participação no Conselho de Saúde, e de forma mais ampla, nos diversos conselhos, que são um espaço para a participação efetiva da sociedade para fazer propostas e acompanhar as decisões; e o novo impulso dado às Pastorais da Saúde, um trabalho que faz parte da essência da Igreja, no apoio e auxílio aos enfermos. 

Além disso, o Ministério da Saúde apresentou uma série de propostas para a melhoria da Saúde Pública no país, atitudes que fazem parte do planejamento, mas que também foram motivadas pela Campanha da Fraternidade deste ano, afirmou padre Luiz Carlos. 

De acordo com o secretário, a CNBB continua se estruturando para apresentar novas propostas ao Governo. Atualmente, um grupo de especialistas têm se reunido na sede da instituição, em Brasília, para "coletar mais dados e refletir a saúde pública, como um todo, e assim elaborar um material, com sugestões, críticas e diretrizes, que será encaminhado ao poder executivo e judiciário". A data para a entrega do documento ainda não está definida. 

Padre Luiz Carlos enfatizou que uma grande contribuição da Campanha da Fraternidade é a formação dos cristãos para serem mais atuantes na sociedade, como sugere a Doutrina Social da Igreja. "Jesus, no mandato missionário dele disse: 'Ide e Evangelizai' (cf Mc 16,15). Nós estamos no mundo e temos a missão de levar vida ao mundo [...] Nós precisamos de pessoas cada vez mais firmes na sua fé e procurando compreender as questões em que ela pode realmente trabalhar, em prol do bem e da justiça", afirmou.  

Inscrição para Seminário Juventude e Missão começa neste domingo

As inscrições para o Seminário Nacional Juventude e Missão estão abertas a partir deste domingo, 5, e se estendem até 5 de setembro. O evento é promovido pelas Comissões Episcopais para Juventude e para Dimensão Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM)


Com o tema “A alegria de ser jovem, discípulo missionário de Cristo”, o seminário, que será realizado de 28 a 30 de setembro deste ano, em Brasília, tem como objetivo impulsionar na missão permanente da Igreja as lideranças jovens das dioceses envolvidas em atividades missionárias e nas diversas expressões do Setor Juventude. O encontro pretende, a partir do encontro pessoal com Jesus, estimular os jovens a serem profetas e agentes de transformação na sociedade, inspirados nos valores evangélicos.


As inscrições podem ser feitas por meio do site dos Jovens Conectados. A taxa terá o valor de R$ 150,00 e dá direito à alimentação e a materiais do evento. Para quem desejar, será oferecida hospedagem em casa de família de Brasília, com custo zero, o que deverá ser informado no ato da inscrição.


Este é mais um dos eventos que tem como objetivo colocar a juventude do nosso país no clima da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho de 2013 no Rio de Janeiro.


Informações do evento


Seminário Nacional Juventude e Missão


Tema: “A alegria de ser jovem, discípulo missionário de Cristo”


Iluminação Bíblica: "Ele constituiu então doze, para que ficassem com Ele e para que os enviasse a anunciar a Boa Nova" (Mc 3,14)


Data: 28 a 30 de setembro


Local: Centro Educacional Maria Auxiliadora (Cema) - 702 Sul, Brasília, DF


Valor da inscrição: R$150,00 (depósito em conta corrente, cujos dados serão fornecidos após o participante ter sua inscrição selecionada)


Orientações:


-Tendo em vista o limite de vagas (300), os inscritos passarão por uma seleção que será feita pela coordenação do Seminário. Após esta análise, os selecionados receberão a confirmação por e-mail;


- As famílias acolhedoras gentilmente buscarão o jovem no CEMA, após o fim da programação de sexta-feira. No sábado e domingo, fornecerão o café da manhã, levarão e buscarão do local do encontro e ainda poderão deixar no aeroporto, ao fim do Seminário;


- Na chegada, no dia 28 de setembro, do Aeroporto de Brasília ao CEMA, os participantes poderão contar com vans que farão este translado. As demais orientações serão repassadas ao e-mail informado pelo participante no ato da inscrição;


- A programação do Seminário será divulgada oportunamente.