Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 30 de junho de 2012

Jornal A Igreja é Notícia 58ª Edição

Notícias em Destaque:


- Papa faz imposição do Pálio aos novos arcebispos metropolitanos;
- Festa de São Pedro e São Paulo acompanha Igreja há 2 mil anos;
- Pedro e Paulo são modelos de discípulo de Jesus, diz Dom Orani;
- Católicos permanecem sendo maioria, apontam dados do IBGE;
- Agenda da Semana:


Domingo(01/07):


- 09:00hrs Missa na Matriz;
- 10:30hrs Batizados na Matriz;
- 15:30hrs Missa em Chã da Pia;
- 19:00hrs Missa na Usina Santa Maria;
- 19:00hrs Missa na Matriz.


Segunda(02/07):


- 19:00hrs Missa na Matriz.


Quarta(04/07):


- 15:30hrs Missa em Tauá;
- 19:00hrs Missa na Igreja do Rosário(Terço dos Homens);
- 19:00hrs Grupo de Oração Chama Viva na Matriz.


Quinta(05/07):


- 19:00hrs Adoração na Matriz.


Sexta(06/07):


- 07:00hrs Missa na Matriz(1ª sexta);
- 15:30hrs Missa em Tanque Comprido;
- 19:00hrs Missa em Cepilho.


Sábado(07/07):


- 15:30hrs Missa em Mazagão;
- 19:00hrs Grupo de Oração Vida no Conjunto Fogo;
- 19:00hrs Missa na Matriz.


Visite o site da Paróquia: http://paroquiaareia.webnode.com/

Papa faz imposição do Pálio aos novos arcebispos metropolitanos

Nesta sexta-feira, 29, o Papa Bento XVI fez a imposição do Pálio aos novos arcebispos metropolitanos nomeados neste último ano. A imposição foi feita durante a Santa Missa na Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada na Basílica Vaticana e transmitida ao vivo pela TV Canção Nova às 4h (horário de Brasília).

Dentre os 44 novos arcebispos que receberam o Pálio, sete são brasileiros: Dom Wilson Tadeu Jonck, de Florianópolis (SC); Dom Jose Francisco Rezende Dias, de Niterói (RJ); Dom Esmeraldo Barreto de Farias, de Porto Velho (RO);  Dom Airton Jose dos Santos, de Campinas (SP); Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, de Teresina (PI); Dom Paulo Mendes Peixoto, de Uberaba (MG); Dom Jaime Vieira Rocha, de Natal (RN).


“Amados Metropolitas, o Pálio, que vos entreguei, recordar-vos-á sempre que estais constituídos no e para o grande mistério de comunhão que é a Igreja, edifício espiritual construído sobre Cristo como pedra angular e, na sua dimensão terrena e histórica, sobre a rocha de Pedro”, disse o Santo Padre.

O Pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices. Nele estão bordadas seis cruzes. É confeccionado com a lã de dois cordeirinhos, ofertados ao Papa, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã posteriormente é tecida pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma.

São Pedro e São Paulo

Em sua homilia, o Papa explicou que a tradição cristã sempre considerou as figuras de São Pedro e São Paulo inseparáveis: na verdade, juntos, representam todo o Evangelho de Cristo. 

O discípulo Pedro, por dom de Deus, pode tornar-se uma rocha firme no qual se edificou a Igreja de Cristo. 

“Graças à luz e à força que provêm do Alto, o Papado constitui o fundamento da Igreja peregrina no tempo, mas, ao longo dos séculos assoma também a fraqueza dos homens, que só a abertura à ação de Deus pode transformar”, salientou Bento XVI.

O Papa lembrou também que a imagem de São Paulo é sempre representada com a espada que simboliza o instrumento do seu martírio, mas também toda a sua missão como evangelizador.

“O Senhor lhe deu a coroa de glória e colocou-o, juntamente com Pedro, como coluna no edifício espiritual da Igreja”, explicou o Pontífice.


Ecumenismo e fraternidade

Estavam presentes também na celebração embaixadores, autoridades civis e uma delegação do Patriarcado de Constantinopla, recebidos com pelo Papa com “gratidão fraterna e cordial”.

“Só o seguimento de Cristo conduz a uma nova fraternidade: esta é, para cada um de nós, a primeira e fundamental mensagem da Solenidade de hoje, cuja importância se reflete também na busca da plena comunhão, à qual anelam o Patriarca Ecumênico e o Bispo de Roma, bem como todos os cristãos”, salientou Bento XVI. 

Festa de São Pedro e São Paulo acompanha Igreja há 2 mil anos

Nesta sexta-feira, 29, o Papa Bento XVI fez a proclamação do Angelus, da janela de seu escritório, aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano. A proclamação do Angelus é sempre feita aos domingos e em certos dias festivos para a Igreja.

Neste dia em que se celebra a solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa ressaltou que os apóstolos são chamados colunas da Igreja nascente e que a festa acompanha a história de mais de dois mil anos do povo cristão.

"Testemunhas distintas da fé, eles expandiram o Reino de Deus com seus diversos dons e, no exemplo do Mestre divino, selaram com sangue sua pregação evangélica. O martírio deles é sinal de unidade da Igreja", destacou Bento XVI.
A cidade de Roma escolheu os dois santos como seus padroeiros e a devoção é vista por toda cidade, especialmente na Basílica e na Praça São Pedro e na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. 

"Mas os Santos Pedro e Paulo brilham não só no céu de Roma, mas no coração de todos os que creem e que, iluminados pelos seus ensinamentos e exemplos, em cada parte do mundo, andam sobre o caminho da fé, da esperança e da caridade”, disse o Papa.

Bento XVI salientou ainda que neste caminho iniciado pelos apóstolos Pedro e Paulo, a comunidade cristã, sustentada pela presença do Espírito do Deus vivo, sente-se encorajada a prosseguir forte e serena sobre a estrada da fidelidade a Cristo e do anúncio do Seu Evangelho aos homens de cada tempo. 

Pedro e Paulo são modelos de discípulos de Jesus, diz Dom Orani

O dia 29 de junho é marcado por uma solenidade muito especial na vida da Igreja, que recorda os dois pilares da fé cristã, que, com afinco e dignidade, trabalharam para que nossa fé crescesse e se consolidasse. A Solenidade de São Pedro e de São Paulo, por razões pastorais, no Brasil, é transferida para o domingo seguinte. Estes apóstolos foram homens de pregação e de testemunho eloquentes, que ensinaram para toda a Igreja um ardor sempre crescente pelas coisas de Deus. 

A fé de Pedro e o ardor missionário de Paulo são motivos de bendição a Deus, que opera maravilhas na vida de seus santos em favor de todo o gênero humano. Ambos, por causa do Evangelho, ofereceram livremente suas vidas e foram martirizados em Roma. Pedro por crucifixão e Paulo por decapitação.

Pedro recebeu a missão especial de conduzir o rebanho de Cristo, a Igreja. Paulo anuncia a Boa-Nova e proclama às nações a Palavra, manifestando-lhes o Evangelho da Salvação. O anúncio e o pastoreio, em comunhão com os mais profundos ensinamentos de Jesus, fazem da Igreja um sustentáculo vivo de edificação de vidas comprometidas com o Reino de Deus aqui na Terra. 

A Igreja, como guardiã do "depósito da fé", vê em Pedro e em Paulo anunciadores ímpares e fundamentais para o crescimento da Palavra de Deus no mundo inteiro. Por esse motivo celebramos, neste dia, o Dia do Papa. O Papa é o sucessor do Apóstolo Pedro e tem a missão de conduzir a Igreja na Verdade, que é Cristo, firmada e alicerçada sempre mais na Palavra de Deus e no Testemunho dos apóstolos.

Portanto, é um dia especial de oração pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, pedindo que Deus o conserve e o ilumine com todas as luzes para bem servir à Igreja e ser sinal para o mundo. Os sofrimentos vividos com serenidade e paz pelo Papa Bento XVI são sinais da fortaleza do Espírito Santo em sua vida. A Igreja recolhe hoje em todas as missas o “óbolo de São Pedro”, como presente ao Santo Padre, que ele utiliza para as obras caritativas pelo mundo.

Pedro e Paulo são considerados "colunas mestras" da Igreja primitiva. Eles são responsáveis, sem dúvida, pelo desenvolvimento da Igreja tal qual aconteceu. Suas personalidades diferentes, mas colocadas a serviço da evangelização, celebradas no mesmo dia, são expressão da natureza da Igreja – comunhão na diversidade. Diversidade de carismas e ministérios e um único Senhor e mestre: Jesus Cristo. Com tudo e com todos, como diria São Paulo, tornar Cristo sempre mais conhecido e amado, seguido e testemunhado.

Olhando para este contexto de comunhão na diversidade, é notável o testemunho de assistência do Espírito Santo à sua Igreja. Em cada época e situação, ele suscita na Igreja um Pontífice, chamado a dar ênfase numa determinada questão de época enfrentada pela Igreja. Cada qual dá seu testemunho e sua colaboração segundo as inspirações do próprio Deus para nós.

Esta solenidade nos ajuda a rezar por toda a Igreja e perceber a presença contínua do Senhor junto dela, ajudando-a a enfrentar as adversidades e as ondas gigantes que se lançaram no passado, e, ainda hoje, sobre a barca de Pedro, conduzida agora por Bento XVI. A Igreja está edificada sobre a pedra angular, que é Cristo, e por isso mesmo nunca estará só.

Os apóstolos Pedro e Paulo são modelos de discípulos de Jesus, missionários do Mestre, seguidores do Cristo. A pregação de Pedro, constante e convincente, mostra que Jesus constituiu a sua comunidade a partir de pessoas fracas e simples, pequeninas, revelando que Deus se utiliza dos fracos para confundir os fortes, e assim vai se realizando a história da salvação.

Olhando para o exemplo de Pedro e Paulo, rezemos por toda ação missionária da Igreja em nossos tempos, com seus muitos e complexos desafios para a evangelização. Que assim como Pedro e Paulo encontraram caminhos e posturas coerentes para superarem as situações próprias de seu tempo, Bento XVI também os encontre e possa, assim, continuar conduzindo a Igreja de Cristo pelos mares da contemporaneidade. Que a Igreja leve Cristo a todos e em todas as situações.

Rezemos juntos pelo Santo Padre o Papa: "Ó Deus, que na vossa providência quisestes edificar a vossa Igreja sobre São Pedro, chefe dos apóstolos, fazei que o nosso Papa Bento XVI, que constituístes sucessor do apóstolo Pedro, seja para o vosso povo o princípio e o fundamento visível da unidade da fé e da comunhão na caridade. Concedei ao que faz as vezes do Cristo na Terra confirmar na fé seus irmãos, para que toda a Igreja se mantenha em comunhão com ele no vínculo da unidade, do amor e da paz, até que, em vós, pastor das almas, cheguemos todos à verdade e à vida eterna". Amém!

Que São Pedro e São Paulo continuem assistindo, com a sua graça e exemplo, ao Papa e ao Colégio Universal dos Bispos para testemunhar Cristo Bom Pastor, que guia a Igreja pelo mundo!

Católicos permanecem sendo maioria, apontam dados do IBGE

De acordo com o Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira, 29, os católicos permanecem sendo maioria, embora o número de fiéis tenha sofrido uma redução na última década (passou de 73,6%, em 2000, para 64,6%, em 2010) e haja uma maior diversidade religiosa da população brasileira.

Dos 64,6% da população que professam a fé católica, 72,2% estão no Nordeste, 70,1% no Sul e 60,6% no Norte do país. A proporção de católicos foi maior entre as pessoas com mais de 40 anos, chegando a 75,2% no grupo com 80 anos ou mais.

A análise mostra que outros 22,2% da população são compostos por evangélicos, 8% por pessoas que se declaram sem religião, 3% por outros credos e 2% por espíritas.

CERIS mostra "Igreja Viva"

O Censo Anual de 2010 realizado pelo Centro de Estatística e Investigações Sociais (CERIS) — entidade brasileira de pesquisa religiosa fundada pela CNBB — revelou uma “Igreja Viva”. É o que afirma a análise sociológica da evolução numérica da presença da Igreja no Brasil, feita pelo sociólogo Padre José Carlos Pereira, que também é colaborador do CERIS:

De acordo com o sociólogo, os dados apontam para o aumento do número de paróquias e para a criação de novas dioceses, mostrando uma Igreja em constante crescimento:

“Os teóricos da secularização dizem que a religião está fadada ao fracasso, mas o que vemos é o contrário, pois à medida que surge a necessidade da criação de mais paróquias e estas de serem setorizadas, ampliando, assim, o seu alcance, supõe-se que os resultados são de uma maior adesão religiosa, inclusive de pessoas afastadas”, especifica o texto.

O centro de estatísticas também apontou um crescimento considerável em relação às vocações sacerdotais e religiosas, confirmando no Brasil a tendência do aumento do número de sacerdotes diocesanos e religiosos no mundo — conforme divulgou o Setor Estatístico do Vaticano, na semana passada, ao afirmar que o número passou de 405 mil para 413 mil.

“O quadro geral mostra uma vitalidade da religião católica, por meio de um borbulhar de novas modalidades, ou novas formas de viver a fé católica, por meio das novas comunidades, novos movimentos eclesiais e da volta às origens dos ideais das primeiras comunidades cristãs, que tem refletido outro quadro estatístico, que é da evolução do número de presbíteros entre os anos de 1970 e 2010, conforme vemos na atual planilha do CERIS.Isso indica um retorno ao catolicismo dos afastados, mas também uma identificação maior daqueles que já praticavam o catolicismo, mas não se sentiam muito firmes, identificados com a doutrina católica. Sendo assim, por mais que se diga que houve aumento no número dos que se dizem sem religião, ou que cresceu o interesse e as adesões a novos grupos religiosos e a novas igrejas, a Igreja Católica se revela ainda mais estruturada e em franca expansão, com seus empreendimentos missionários como, por exemplo, os que foram propostos pela Missão Continental”, destaca a redação da análise.

Alguns números da pesquisa

Paróquias

Os dados revelam um crescimento vertiginoso no número de paróquias entre os anos de 1994 a 2010, em diversos Regionais da CNBB, com destaque para os regionais Leste 2 (de 1.263 para 1.722) e Sul 1 (de 1.651 para 2.431) , que correspondem ao Estado de Minas Gerais e Espírito Santo (Regional Leste 2) e ao Estado de São Paulo (Regional Sul 1), que são os dois maiores Regionais em número de paróquias e de contingente populacional.

Padres

Em 2000 eram 16.772 padres. Em 2010 chegou a 22.119 padres. A distribuição de padres por habitantes é outro fator levantado pela pesquisa. Em 2000 havia pouco mais de 169 milhões de habitantes e para cada sacerdote eram 10.123,97 habitantes. Dez anos depois havia aproximadamente 190 milhões de habitantes e cada padre teria o número de 8.624,97 habitantes.

A concentração do clero por regiões brasileiras, segundo a pesquisa do CERIS, mostrou que havia uma concentração maior na região sudeste em detrimento das outras regiões. Do total de padres no país a região sudeste concentrava quase metade dos sacerdotes, com 45%. O sul ficava com um quarto da população de padres, 25%, o nordeste 16%, o centro-oeste apenas 9%. Já o norte seria a região com menos padres, apenas 3%.

sábado, 16 de junho de 2012

Jornal A Igreja é Nótícia 57ª Edição

Notícias em Destaque:


- Pastoral do Turismo marca presença no Festival das Cataratas;
- Devotos comemoram 10 anos da canonização de Padre Pio;
- Vaticano recebe departamento de "Cultura e Esportes";
- Dom Odilo envia carta ao padres da arquidiocese;
- Coletiva de imprensa na Santa Sé apresenta Ano da Fé;
- Agenda da Semana:


Domingo(17/06):


- 09:00hrs Missa na Matriz;
- 10:30hrs Batizados na Matriz;
- 15:30hrs Missa na Usina Santa Maria;
- 19:00hrs Missa em Cepilho;
- 19:00hrs Missa na Matriz.


Segunda(18/06):


- 19:00hrs Missa na Matriz.


Quarta(20/06):


- 15:30hrs Missa em Chã de Santo Antônio;
- 19:00hrs Missa no Conjunto Fogo.


Quinta(21/06):


- 15:30hrs Missa em Boa Vista;
- 19:00hrs Missa na Jussara;
- 19:00hrs Adoração ao Santíssimo na Matriz.


Sexta(22/06):


- 15:30hrs Missa em Grutão;
- 19:00hrs Missa em Mata Limpa.

Sábado(23/06):


- 15:30hrs Missa em Lagoa de Barro;
- 19:00hrs Missa em Muquém;
- 19:00hrs Missa na Matriz.


Visite o site da Paróquia: paroquiaareia.webnode.com

Pastoral do Turismo marca presença no Festival das Cataratas

Presença evangelizadora da Igreja no mundo do turismo, a Pastoral do Turismo, Setor da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), marca presença no maior evento da área do MERCOSUL, o Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), que acontece de 13 a 15 de junho.


A presença da pastoral no evento é justificada pelo seu objetivo central, que é dar um rosto humano ao turismo. Participam do festival, agentes de viagem, operadores de turismo, hoteleiros e guias, estudantes e pesquisadores de temas ligados ao turismo.

Conta também com a participação de representantes governamentais e da iniciativa privada, além de ser aberto à comunidade local.


O impacto da presença da Igreja nesse evento é muito grande, gerando surpresas positivas aos visitantes que elogiam tal iniciativa.


Recentemente, em Cancun, México, em maio último, aconteceu o 7º Encontro Mundial da Pastoral do Turismo. Em um de seus eixos temáticos o congresso destacou a importância de a Igreja acompanhar esse complexo universo, dos agentes, operadores, guias, hoteleiros e todos os prestadores de serviço.


Um dos destaques do estante da Pastoral foi o Turismo Religioso. “Percebe-se o grande interesse de todos, tanto no Brasil quanto no exterior, em divulgar seus atrativos e atrair peregrinos e turistas. Tanto os destinos conhecidos quanto os novos estão investindo nesse setor. A Pastoral do Turismo aproveita a oportunidade para divulgar sua atuação e apresentar sua dimensão evangelizadora”, concluiu o coordenador nacional da Pastoral do Turismo, padre Carlos Chuquim.

Devotos comemoram 10 anos da canonização de Padre Pio

Devotos da Itália e de várias partes do mundo comemoram neste sábado, 16, os 10 anos de canonização de São Pio de Pietrelcina, mais conhecido simplesmente como Padre Pio. Para recordar a data, o Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone presidiu a Eucaristia na Igreja de São Pio de Pietrelcina, na Itália. Além de ser um dos santos mais queridos na Itália, Padre Pio conquistou muitos devotos também no Brasil. 

Em sua homilia, o Cardeal Bertone recordou as palavras proferidas 10 anos atrás pelo Beato João Paulo II, que naquela ocasião declarou que a “vida e a missão do Padre Pio testemunham que as dificuldades e os sofrimentos, se forem aceites por amor, transformam-se num caminho privilegiado de santidade, que abre perspectivas de um bem maior, que só Deus conhece”.

“Padre Pio percebeu o amor de Deus sobre si e se deixou tomar por ele, se deixou habitar por Cristo. Por isso, pôde entrar num diálogo íntimo e fecundo com Ele, e se abrir àqueles que recorriam à sua paterna guia espiritual, promovendo neles frutos de vida boa” lembrou o Cardeal Bertone.

O Secretário de Estado recordou que pessoas de várias culturas, idades e condições sociais recorriam a Padre Pio. Para todas elas, ele se revelou um verdadeiro e santo artista como guia espiritual. “Basta pensar na enorme quantidade de cartas que chegavam de todas as partes do mundo com todo tipo de problema para resolver. Para cada um, o Padre não propunha teorias, mas oferecia uma adequada indicação espiritual, que se tornava acompanhando rumo a uma vida boa, a do Evangelho, a da experiência de Cristo e do seu amor.”

O Cardeal Bertone concluiu sua homilia pedindo que confiemos nossas orações e intenções ao Senhor, através da celeste intercessão de Nossa Senhora das Graças e de São Pio de Pietrelcina.

Vaticano recebe departamento de "Cultura e Esporte"

O Pontifício Conselho da Cultura está comemorando neste ano seu 30º aniversário e, no âmbito das comemorações, foi renovada também a sua página na Internet. O site traz agora uma maior quantidade e qualidade visual do conteúdo. Na manhã desta quinta-feira, 14, foi apresentado à imprensa o novo departamento do dicastério, dedicado à “Cultura e Esporte”, que trabalhará em sintonia com o Pontifício Conselho para os Leigos e com a Fundação João Paulo II para o Esporte. 

O objetivo do novo departamento é identificar, na conjunção privilegiada entre Igreja, cultura e mundo juvenil, um novo areópago de encontro entre crenças e crentes, no mesmo espírito do já conhecido “Pátio dos Gentios”.

A novidade ocorre concomitante ao campeonato europeu de futebol na Polônia e Ucrânia, às Olimpíadas de julho e agosto em Londres e em meio à polêmica surgida com os escândalos das apostas clandestinas no futebol italiano. 

O bispo auxiliar emérito de Lisboa e atualmente delegado do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Carlos Azevedo , explicou que o Conselho sentiu a necessidade de criar este departamento para que o esporte esteja integrado na nova dimensão da cultura contemporânea. 

“A dimensão do esporte precisa ser regenerada, não tanto como espetáculo, mas mais como prática: do equilíbrio com o próprio corpo, de uma ascética que o próprio exercício físico exige, da disciplina. Também da forma como se pode valorizar a dimensão do desporte, a dimensão lúdica, a da festa, no conjunto da cultura, para que cultura como acontecia no tempo dos gregos, sobretudo, a poesia também fazia parte, as bibliotecas estavam integradas, havia todo um respeito pela plenitude do ser humano”, disse. 

O bispo enfatizou ainda que por muito tempo se valorizou a dimensão exterior do esporte, menosprezando a dimensão interior. A exemplo da crise em nível de futebol na Itália, Dom Carlos citou como muitas vezes há uma anti-cultura que também deturpa o sistema. 

“Ao invés de ser algo que valoriza a plenitude do ser humano, acaba por ser deformante, com a idolatria, com ‘jogar para a imagem’, e sobretudo com comércio que está por detrás do esporte, sobretudo do futebol, e que acaba por adulterar o seu sentido mais profundo”, destacou o bispo. 

Dom Odilo envia carta aos padres da arquidiocese


Por ocasião da celebração do Sagrado Coração de Jesus, nesta sexta-feira, 15, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, enviou uma carta aos padres. No documento, o arcebispo lembra aos padres que eles são "ministros do Bom Pastor, servidores da misericórdia de Deus, 'administradores da multiforme graça de Deus' para nossos irmãos" e invoca para que o coração dos padres "sempre se inspire no Coração de Cristo, 'manso e humilde', para que nele todos encontrem repouso, paz, misericórdia e esperança. 

Com a carta, o cardeal também enviou aos padres uma mensagem do prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Mauro Piacenza, que recomenda a dedicação desse dia à oração, adoração eucarística e outras práticas em favor da santificação do clero.


O arcebispo recomenda, ainda, que os padres "organizem nas paróquias e comunidades especiais iniciativas de oração e adoração, na solenidade do Sagrado Coração, nas intenções propostas. Eu acrescento também a intenção das vocações sacerdotais, tão necessárias à Igreja. Seria muito bom se os próprios padres estivessem à disposição do povo durante todo esse dia, para a oração, a confissão, a Missa e as bênçãos, que o povo tanto valoriza".


"Rezo por todos vocês. Deus os abençoe e torne muito fecundo seu ministério! Nossa Senhora da Assunção, o apóstolo São Paulo e os santos sacerdotes de nossa cidade intecedam por nós todos!", finaliza o documento.

Coletiva de imprensa na Santa Sé apresenta Ano da Fé

Na próxima quinta-feira, 21, na Sala de Imprensa da Santa Sé, haverá a apresentação do Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI. O Ano se estenderá de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013.

Na coletiva de imprensa, será apresentado o calendário dos grandes eventos que se realizarão em Roma no âmbito do Ano da Fé, além da apresentação do site e da logo da iniciativa.

Participam da coletiva o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, e o Subsecretário do mesmo Pontifício Conselho, monsenhor Graham Bell.

O Ano da Fé foi convocado pelo Papa Bento XVI com a Carta Apostólica Porta Fidei (Porta da Fé), em outubro de 2011. O início deste Ano coincide com a recordação de dois grandes eventos que marcaram a Igreja nos últimos tempos: os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, e os 20 anos da promulgação do Catecismo da Igreja Católica.

“O Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. Não podemos aceitar que o sal se torne insípido e a luz fique escondida (cf. Mt 5, 13-16). Devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da Vida, oferecidos como sustento de quantos são seus discípulos (cf. Jo 6, 51)”, escreve Bento XVI na Carta Apostólica.

“Só acreditando é que a fé cresce e se revigora; não há outra possibilidade de adquirir certeza sobre a própria vida, senão abandonar-se progressivamente nas mãos de um amor que se experimenta cada vez maior porque tem a sua origem em Deus. Queremos celebrar este Ano de forma digna e fecunda", diz o Papa na Carta Apostólica Porta Fidei. (BF)

sábado, 9 de junho de 2012

Jornal A Igreja é Notícia 56ª Edição

Notícias em Destaque:


- Papa destaca valor da Adoração Eucarística;
- Papa recebe a presidente do Sri Lanka em audiência;
- Nota da Arquidiocese de Salvador sobre as eleições municipais;
- Futebol pode "treinar" para o respeito mútuo, diz Bento XVI;
- Notícias em Destaque:


Domingo(10/06):


- 09:00hrs Missa na Matriz;
- 10:30hrs Batizados na Matriz;
- 15:00hrs Missa na Chã do Jardim;
- 19:00hrs Missa em Mata Limpa;
- 19:00hrs Missa na Matriz.


Segunda(11/06):


- Missa na Matriz.


Quarta(13/06):


- 15:30hrs Missa em Saboeiro de Caiana;
- 19:00hrs Missa no Conjunto Mutirão;
- 19:00hrs Grupo de Oração Chama Viva na Matriz;
- 19:00hrs Terço dos Homens na Igreja do Rosário.


Quinta(14/06):


- 15:30hrs Missa no Assentamento Emanoel Joaquim;
- 19:00hrs Missa na Rua São Francisco;
- 19:00hrs Adoração na Matriz.


Sexta(15/06):


- 15:30hrs Missa em Sítio Velho;
- 19:00hrs Missa nos Macacos;
- 19:00hrs Seminário de Vida no Espírito Santo no PIO XII.


Sábado(16/06):


- 19:00hrs Missa em Muquém;
- 19:00hrs Grupo de Oração Vida no Conjunto Fogo;
- 19:00hrs Missa na Matriz.

Papa destaca valor da Adoração Eucarística

O Papa Bento XVI presidiu a Missa da Solenidade de Corpus Christi na quinta-feira, 7, na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Milhares de fiéis participaram da Celebração e da procissão até a Basílica de Santa Maria Maior, logo após a Missa.

Na homilia, o Papa destacou que é importante manter vivo “o sentido da presença constante de Jesus no meio de nós e conosco, uma presença concreta, próxima, entre as nossas casas, como 'Coração pulsante' da cidade"


O Santo Padre explicou dois aspectos do Mistério Eucarístico, ligados entre si: o culto da Eucaristia e sua sacralidade. Sobre o valor do culto eucarístico, o Papa deteve-se sobre o sentido e importância da adoração ao Santíssimo Sacramento. 

Uma interpretação parcial do Concíclio Vaticano II restringiu a Eucaristia ao momento celebrativo, da Santa Missa. Segundo Bento XVI, foi "muito importante reconhecer a centralidade da celebração, em que o Senhor convoca o seu povo e o reúne em torno da dúplice Ceia da Palavra e do Pão da vida, o nutre e o une a Si na oferta do Sacrifício". Porém, embora essa valorização da assembleia litúrgica seja válida, ela deve ser reinserida no justo equilíbrio.

O destaque dado à Santa Missa acabou sacrificando o valor da Adoração Eucarística, como ato de fé e oração dirigido ao Senhor Jesus presente na Eucaristia. "De fato, concentrando toda a relação com Jesus Eucaristia somente no momento da Santa Missa, corre-se o risco de esvaziar de Sua presença o restante do tempo e do espaço existenciais".

O Papa ressaltou que é errado contrapor a celebração e a adoração, como se estivessem em concorrência uma com a outra. O que acontece é precisamente o contrário. "O culto do Santíssimo Sacramento constitui o 'ambiente' espiritual dentro do qual a comunidade pode celebrar bem e em verdade a Eucaristia. Somente se for precedida, acompanhada e seguida por essa atitude interior de fé e de adoração, a ação litúrgica poderá expressar seu pleno significado e valor", explicou.

Bento XVI enfatizou: "O encontro com Jesus na Santa Missa se realiza realmente e plenamente quando a comunidade é capaz de reconhecer que Ele, no Sacramento, habita a sua casa, nos aguarda, nos convida à sua ceia e, a seguir, depois que a assembleia se desfaz, permanece conosco, com a sua presença discreta e silenciosa, e nos acompanha com a sua intercessão, continuando a recolher os nossos sacrifícios espirituais e a oferecê-los ao Pai".

O Santo Padre insistiu que não se podem separar comunhão e contemplação. "Para comunicar realmente com outra pessoa devo conhecê-la, saber estar em silêncio ao seu lado, ouvi-la, olhá-la com amor. O verdadeiro amor e a verdadeira amizade vivem sempre desta reciprocidade de olhares, de silêncios intensos, eloquentes, repletos de respeito e de veneração, de modo que o encontro seja vivido profundamente, de modo pessoal e não superficial".

Sobre a sacralidade da Eucaristia, o Papa explicou que o centro do culto cristão não está nos ritos e sacrifícios antigos, mas sim no próprio Cristo, no seu mistério pascal. "Desta novidade fundamental não se deve concluir que o sagrado não existe mais, mas que encontrou sua realização em Jesus Cristo, Amor divino encarnado", disse.

Jesus não aboliu o sagrado, ressaltou Bento XVI, Ele o levou ao cumprimento, inaugurando um novo culto, plenamente espiritual. Em todo o caso, "enquanto vivemos no tempo, precisamos de sinais e ritos, que desaparecerão somento no fim, na Jerusalém Celeste". 

Por fim, o Papa sublinhou que "o sagrado possui uma função educativa, e seu desaparecimento inevitavelmente empobrecerá a cultura, de modo particular a formação das novas gerações".

Papa recebe a Presidente do Sri Lanka em audiência

Na manhã da última sexta-feira, 8, o Papa Bento XVI recebeu em audiência o Presidente da República Socialista Democrática do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa. O chefe de Estado em visita encontrou-se sucessivamente com o Secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

Falou-se sobre os passos cumpridos em favor do desenvolvimento econômico-social e sobre a reconciliação entre as comunidades atingidas longamente pelos conflitos internos no país.

Ressaltou-se a contribuição da Igreja Católica, o seu testemunho religioso e as atividades educativas, sanitárias e assistenciais. A Santa Sé comprometeu-se em continuar seu empenho pelo bem comum, a compreensão recíproca e o desenvolvimento integral de todos os cidadãos.

Nota da Arquidiocese de Salvador sobre as eleições municipais

Orientação sobre a participação dos católicos nas eleições

“Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões, ação de graças, por todas as pessoas, pelos reis e pelas autoridades em geral, para que possamos levar uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e dignidade. Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador.”

(1ª Carta de Paulo a Timoteo 2,1-3)


A autêntica ação política está profundamente enraizada na construção do bem comum da sociedade. Para nós, católicos, essa ação é consequência de nosso compromisso de levar o Evangelho ao dia a dia de nossa vida. Cabe-nos trabalhar incessantemente para buscar uma sociedade justa, fraterna e solidária. As frequentes notícias de corrupção, particularmente no mundo político, não podem tirar nossa esperança de alcançar esse fim – ao contrário, obrigam-nos a levar a luz da fé às realidades que formam o tecido social, buscando dar fim a tais fatos.

Tendo isso em vista, e conscientes de que são necessárias grandes mudanças na vida pública, nós, membros do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, tendo como referência a Mensagem da CNBB, intitulada “Eleições municipais de 2012”, de 21 de abril de 2012, sentimo-nos movidos a apresentar aos fiéis e às pessoas de boa vontade alguns critérios que julgamos conveniente serem observados, para que cada um exerça  com plena consciência e clareza o dever de votar.

1. O valor do voto

O voto é uma forma especial de participar diretamente das escolhas políticas. Por meio dele, cada pessoa dá sua própria contribuição à construção do bem comum; portanto, de modo algum é lícito vendê-lo ou trocá-lo por favores pessoais. Assim, recomendamos a cada eleitor que:

Reflita, individualmente e em grupo, sobre os critérios de escolha dos que podem receber seu voto; analise as propostas e a história dos candidatos; procure informações confiáveis sobre eles; enfim, escolha com plena liberdade aquele que considerar o mais indicado para receber o seu voto. É bom lembrar que o eleitor que anula seu voto omite-se e renuncia à possibilidade de participar do processo político.

Avalie, com cuidado, as campanhas dos candidatos, a quantidade de dinheiro gasto e as promessas feitas. Verifique se eles terão condições de cumprir o que estiverem prometendo. Atenção especial deve ser dada à propaganda enganosa, à oferta de dinheiro ou a favores que visem enganar o eleitor.

Busque, depois das eleições, acompanhar o desempenho dos eleitos. Sua participação política não pode se resumir ao voto nas eleições.

2. Os partidos políticos

O eleitor deve procurar informar-se sobre o programa do partido do candidato, para saber se é coerente com os valores que a comunidade política deve tutelar em busca do verdadeiro bem comum. Dentre esses valores, destacamos a defesa da vida, desde a concepção até o seu fim natural, e a da dignidade do ser  humano; a defesa da família, segundo o plano de Deus; a garantia da liberdade de educação, que comporta a boa qualidade da escola pública e a defesa da escola particular, salvaguardando o ensino religioso confessional e plural, de acordo com o princípio constitucional da liberdade religiosa, reconhecido no recente Acordo entre o Brasil e a Santa Sé.
 
3. Os candidatos

Nunca é demais ressaltar que a Igreja Católica, por força da sua missão universal, não tem partidos ou candidatos próprios; incentiva, sim, que o voto seja dado a candidatos que, por sua vida pública, competência e trajetória política gozam das condições requeridas para o exercício das funções que pleiteiam. Fazendo valer a Lei da “Ficha Limpa” que, por decisão do TSE, se aplicará a estas eleições, deve-se vigiar e cuidar para eliminar do pleito os candidatos, cuja vida pregressa, de acordo com essa lei, contamina o cenário político e ameaça a democracia.

Os candidatos, para merecerem nosso voto, devem ser capazes de apresentar e executar propostas adequadas aos desafios sociais mais relevantes da vida de nossas cidades – por exemplo: educação, saúde, segurança, transporte, trabalho, saneamento, pobreza etc.

O uso de espaços institucionais da Igreja

Defendendo o direito e o dever do engajamento político dos fiéis leigos, a Igreja pauta sua relação com a comunidade política pela colaboração e autonomia. Por isso, considera relevante definir critérios para o uso de seus espaços:

Os espaços de igrejas e organizações religiosas não devem ser cedidos para iniciativas de campanhas partidárias;
Os candidatos que, independentemente do período eleitoral, são participantes da comunidade e da ação pastoral, devem continuar recebendo o apoio e o incentivo para a realização de sua missão;
Caso a comunidade considere necessário ouvir as propostas dos candidatos, sejam realizados debates com a presença de vários deles. Nessas ocasiões, evitem-se faixas, cartazes ou qualquer outro tipo de sinais de apoio a candidatos.

O período das eleições, momento importante na vida da sociedade, deve ser marcado por um autêntico espírito democrático que assegure “a participação dos cidadãos nas opções políticas” e garanta “aos governados a possibilidade quer de escolher e controlar os próprios governantes, quer de substituí-los pacificamente, quando isso se torne oportuno” (Compêndio da Doutrina Social da Igreja, n. 406).

Oriente-nos, em momentos assim, a observação que lemos na Carta aos Hebreus: “Deus vos torne aptos para todo bem, a fim de fazerdes sua vontade. Que ele realize em nós o que lhe é agradável, por Jesus Cristo, ao qual seja dada a glória pelos séculos do séculos. Amém!” (Hb 13,20-21).

Salvador, 5 de junho de 2012.

Pelo Conselho Presbiteral,

Dom Murilo Krieger, scj
Arcebispo de São Salvador da Bahia

Dom Gregório Paixão, osb
Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia

Dom Gilson Andrade da Silva
Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia

Futebol pode "treinar" para o respeito mútuo, diz Bento XVI

“O esporte de equipe, como é o caso do futebol, é uma escola importante para educar ao sentido de respeito pelo outro, incluindo o adversário”. Foi o que disse o Papa Bento XVI em uma mensagem enviada ao presidente da Conferência Episcopal Polaca, Dom Józef Michalik, por ocasião do Campeonato Europeu de Futebol - Euro 2012 - que iniciou nesta sexta-feira, 8, na Polônia e na Ucrânia. 

A mensagem foi divulgada pelo portal de notícias do Vaticano nessa quinta-feira, 7.

O documento destaca a capacidade do esporte de incutir o “espírito de sacrifício pessoal em vista do bem de todo o grupo” e de valorizar “as capacidades de cada elemento que forma a equipe”.

Para Bento XVI, o futebol pode “superar a lógica do individualismo e do egoísmo que muitas vezes caracterizam as relações humanas, para dar espaço à lógica da fraternidade e do amor, a única que pode permitir, em todos os níveis, a promoção do verdadeiro bem comum”.

O Papa refere que os campeonatos europeus são um evento esportivo que envolve toda a sociedade e aos quais a Igreja “não pode permanecer indiferente”, em particular no que diz respeito às “necessidades espirituais dos que neles tomam parte”.

Neste sentido, o Santo Padre acolhe com “reconhecimento” as informações que chegam sobre os encontros já programados de catequese, liturgia e oração.

Esporte não é um fim, mas um meio


A mensagem papal cita o beato polonês João Paulo II, para quem “as potencialidades do fenômeno esportivo o tornam um significativo instrumento para o desenvolvimento global da pessoa e um fator mais útil do que nunca para a construção de uma sociedade mais à medida do homem”.

“O esporto não é um fim, mas um meio; pode tornar-se veículo de civilização e de genuíno entretenimento, estimulando a pessoa a dar o melhor de si e a evitar o que pode ser perigoso ou de grave prejuízo para si ou para o próximo”, afirmava João Paulo II, em outubro de 2000, no jubileu dos desportistas.

Bento XVI deixa votos de que o Euro 2012 seja vivido como “expressão das mais nobres virtudes e ações humanas, no espírito de paz e de alegria sincera”.

O atual Papa confia a Deus “os voluntários, os jogadores, os adeptos e todos os que se empenharam na preparação e na organização do campeonato” da Polônia e da Ucrânia.

O novo estádio de Varsóvia, capital polaca, que acolhe o primeiro jogo do campeonato europeu (Polônia-Grécia), inclui no seu interior uma capela “de todas as fés”, espaço onde vão decorrer celebrações de várias confissões.

Uma estrutura semelhante foi também inaugurada no estádio de Danzica, também na Polônia, permitindo momentos de recolhimento e oração.

Estão previstas celebrações religiosas em várias línguas para os adeptos das seleções presentes na competição que termina em 1º de julho, revelou o portal de notícias do Vaticano.

sábado, 2 de junho de 2012

Jornal A Igreja é Notícia 55ª Edição

Notícias em Destaque:

- Crianças e jovens tem espaço privilegiado no encontro para as Famílias;
- Família que reza e vai à Missa junto é fortalecida;
- Em sua chegada à Milão, Papa pede solidariedade aos necessitados;
- Intenções de oração do Papa, para o mês de Junho;
- Bento XVI destaca dom "precioso" do sacerdócio e vida consagrada;
- Agenda da Semana:


Domingo(03/06):


09:00hrs Missa na Matriz;
10:30hrs Batizados na Matriz;
15:30hrs Missa em Chã da Pia;
19:00hrs Missa na Usina Santa Maria;
19:00hrs Missa na Matriz.


Segunda(04/06):


- 19:00hrs Missa na Matriz.


Quarta(06/06):


- 15:30hrs Missa em Tauá;
- 19:00hrs Missa na Igreja do Rosário;
- 19:00hrs Grupo de Oração Chama Viva na Matriz;
- 19:00hrs Grupo de Oração Estrela da Manhã no Mutirão.


Quinta(07/06):


- 19:00hrs Adoração ao Santíssimo na Matriz.


Sexta(08/06):


- 19:00hrs Missa em Muquém;
- 19:00hrs Seminário de Vida no Espírito Santo no PIO XII.


Sábado(09/06):


- 15:30hrs Missa em Engenho Cipó;
- 19:00hrs Missa em Tabuleiro de Muquém;
- 19:00hrs Missa na Matriz.

Bento XVI destaca dom “precioso” do sacerdócio e vida consagrada

Dando continuidade às suas atividades por ocasião do 7º  Encontro Mundial das Famílias em Milão, o Papa Bento XVI começou a manhã deste sábado, 2, com a celebração da Santa Missa privada na Capela do Arcebispado de Milão, às 8h. Em seguida, às 10h, ele procedeu com a celebração da Hora Média, na Catedral de Milão. Em sua homilia, o Pontífice destacou o dom precioso que é o sacerdócio e convidou os seminaristas a aprenderem e viverem bem seu tempo de preparação.  
Bento XVI disse que os sacerdotes devem confiar em Cristo plenamente, já que Ele próprio se entregou em suas mãos para edificar a Igreja. “O amor pelo Senhor Jesus é a alma e a razão do ministério sacerdotal, como foi prometido, para que ele concedesse a Pedro a missão de pastoral o próprio rebanho: “Simão..., amas-me mais do que estes?” (Joã 21,15)”.

Ele destacou que essa amizade profunda com Jesus, o estar com Ele interiormente, é justamente o caminho para encontrar, em meio à rotina diária, a unidade da vida e do ser sacerdote. “Não existe oposição entre o bem da pessoa, do sacerdote, e sua missão; na verdade, a caridade pastoral é elemento unificador de vida que parte de um relacionamento sempre mais íntimo com Cristo na oração para viver a doação total de si mesmo pelo rebanho, de modo que o Povo de Deus cresça na comunhão com Deus e seja manifestação da comunhão da Santíssima Trindade”.

O Pontífice ressaltou ainda que cada ação do sacerdote tem o intuito de conduzir os fiéis à união com Deus, de forma a levar ao crescimento da comunhão eclesial para salvar o mundo. Nesse sentido, ele afirmou que a união pessoal com Deus, o bem da Igreja e o bem da unidade em sua totalidade constituem “uma sinfonia da fé vivida”. 

E o amor de Jesus, lembrou o Papa, vale para todos, mas tem um significado especial não só para os sacerdotes celibatários, mas também para todos aqueles que responderam à vocação à vida consagrada. “Somente e sempre em Cristo se encontra a fonte e o modelo para repetir cotidianamente o “sim” à vontade de Deus”, enfatizou. 

A esses irmãos consagrados, o Pontífice deixou seu agradecimento pelo testemunho prestado e os encorajou a perseverarem na missão. “Olhem para o futuro com confiança, contando com a fidelidade de Deus, que não faltará jamais, e a potência de sua graça, capaz de operar sempre novas maravilhas, também em nós e conosco”. Após a celebração, Bento XVI se dirigiu até o Estádio Meazzo de Milão para se encontrar com os jovens crismandos. 

Intenções de oração do Papa para o mês de junho

Neste mês de junho, o Papa Bento XVI reza para que a presença viva de Cristo Ressuscitado seja reconhecida na Eucaristia. O Pontífice também reza para que os cristãos da Europa participem mais do anúncio do Evangelho.

A intenção geral do Apostolado de Oração, que todos os meses recebe do Santo Padre suas intenções, pede que “os crentes possam reconhecer na Eucaristia a presença viva do Ressuscitado, que os acompanha na vida cotidiana”.

Na intenção missionária, reza-se “para que os cristãos na Europa redescubram a própria identidade e participem com maior empenho no anúncio do Evangelho”. 

Em sua chegada a Milão, Papa pede solidariedade aos necessitados

O Papa Bento XVI chegou a Milão, na Itália, na tarde desta sexta-feira, 1,  para o 7º Encontro Mundial das Famílias. O Pontífice foi recebido pelo Arcebispo de Milão, Cardeal Angelo Scola, pelo Ministro de Cooperação Internacioal, Andrea Riccardi e por outras autoridades políticas e civis. Em seu discurso de chegada, Bento XVI se lembrou das pessoas que enfrentam alguma dificuldade e pediu que não falte a elas a solidariedade da coletividade.
Muitos fiéis católicos do mundo inteiro que participam do encontro também estavam no aeroporto para saudar o Santo Padre. Já na Praça Duomo, às 17h30 (horário local), Bento XVI saudou todos eles agradecendo o acolhimento.  “Estou contente de estar hoje aqui em meio a vós e agradeço a Deus, que me ofereceu a oportunidade de visitar vossa ilustre cidade”, disse. 

Além de agradecer todos os presentes, Bento XVI se lembrou dos mais necessitados, dirigindo um pensamento afetuoso aos desempregados, doentes e demais que passam por alguma dificuldade. “Que não falte a nenhum desses nossos irmãos e irmãs a solidariedade constante da coletividade”. Quanto a isso, o pontífice parabenizou a diocese de Milão pelo trabalho que vem realizando para atender as famílias mais atingidas pela crise econômica e financeira. 

O Papa também citou a riqueza cultural e de fé que perpassa a história dos fiéis de Milão e que, agora, cabe aos herdeiros dessa riqueza transmitir às gerações futuras o patrimônio espiritual dessa tradição. Ao citar esse aspecto cultural, Bento XVI reiterou que se faz necessária a inserção de “fermento evangélico” nesse contexto.

“A fé em Jesus Cristo, morto e ressuscitado por nós, vivo em nosso meio, deve animar todo o tecido da vida, pessoal e comunitária, privada e pública, assim permitir um estável e autêntico bem estar, a partir da família, a ser redescoberta como principal patrimônio da humanidade, coeficiente e sinal de uma verdadeira e estável cultura a favor do homem”, enfatizou. 

Família que reza e vai a Missa junto é fortalecida

“Família que reza unida, está unida". É o que destacou o Arcebispo de Boston (EUA), Cardeal Sean O'Malley, na manhã desta sexta-feira, 1º de junho, terceiro dia do 7º Encontro Mundial das Famílias, que acontece na cidade de Milão, na Itália. O cardeal americano falou sobre o domingo como tempo de estar em família e a importância de ir à Missa nesse dia. 

“Eu recomendo que participem da Missa dominical e rezem juntos. Isso fortalece sua família e lhes ajudará a enfrentar os muitos desafios do nosso tempo que frequentemente a dilaceram”, enfatizou. 

Dom O'Malley lembra ainda que a Missa é a oração central do catolicismo, fonte e ápice da vida cristã. "Quando participamos da Missa com eles, ensinamos aos nossos filhos e netos uma das lições mais importantes", reforça.

Durante o Sacramento do Batismo, aos pais é recordado que eles são os primeiros e melhores professores dos filhos na fé. Para o Arcebispo de Boston, a fé é um patrimônio vivo para os filhos e netos. As crianças sempre olham seus pais e avós e os imitam, desta forma elas são formadas. Aquelas que observam os pais e outros adultos recebendo a Eucaristica com reverência, percebem mais facilmente que a Eucaristia é realmente o Corpo e Sangue de Cristo e o exemplo dos pais é uma parte essencial na preparação para receber a Primeira Comunhão. 

“A Eucaristia não é somente algo simbólico. Jesus disse: ‘Eu sou o pão que desceu do céu; quem comer deste pão viverá para sempre; quem come a minha carne e bebe o meu sangue terá vida eterna e permanece em mim e eu nele”, destaca o cardeal.

Cada domingo, salienta Dom O'Malley, é uma “pequena Páscoa”, porque reafirma a ressurreição de Jesus, Sua vitória sobre a morte.

O prelado enfatiza ainda que a fidelidade à visão da Igreja sobre a família é difícil, particularmente numa sociedade sempre mais secularizada. Mas as famílias católicas podem oferecer à sociedade um testemunho potente do Amor de Deus. 

“Jesus não prometeu que Seus caminhos seriam fáceis, mas prometeu que teriam logo a graça necessária para viver a vossa vocação. Recomendo a vocês, pais e mães de jovens famílias, imitem Josué e o povo de Israel. Quando perguntaram se eles serviriam ao Senhor ou aos deuses pagãos eles responderam: ‘eu e minha casa servimos ao Senhor”, concluiu Dom O'Malley.

Crianças e jovens têm espaço privilegiado no encontro para Famílias

Um jardim para os filhos que acompanham seus pais no 7º Encontro Mundial das Famílias, em Milão, na Itália. O evento começou na quarta-feira, 30, e termina neste domingo, 3, com a presença do Papa Bento XVI. 

A ideia foi dos próprios organizadores do encontro. Durante estes dias, o espaço acolhe cerca de 900 crianças, adolescentes e jovens de 3 a 17 anos, provenientes de 53 países diferentes.

Enquanto o plenário é ocupado com as discussões e reflexões do Congresso, as crianças participam de uma programação intensa, com jogos, gincanas, palestras e partilhas de experiências. 

Mesmo com a dificuldade das diversas línguas, os jovens participantes se comunicam pela expressão corporal e por expressões comuns. O que torna evidente “a linguagem universal do amor”, como disse Mateus, 14 anos, vindo de São Paulo.

Da mesma forma, a jovem Gabriela, 17 anos, do Rio de Janeiro, afirmou que todos conseguem se comunicar. "A gente se entende bem. É interessante saber que existem jovens e adolescentes em todo mundo que gostam de Jesus Cristo e da Igreja”, disse.