Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 31 de março de 2012

Jornal A Igreja é Notícia 47ª Edição

Notícias em Destaque:

- Anvisa suspende uso e venda de lote do analgésico dipirona sódica;
- Papa envia ajuda para ação caritativa da Igreja Católica na Síria;
- Raniero Cantalamessa fala sobre "conhecimento de Deus";
- O Papa pede para rezar pelas vocações e pela África;
- Entenda o significado do Domingo de Ramos;
- Agenda da Semana(Programação da Semana Santa):


Domingo(01/04):


- 09:00hrs Benção dos Ramos e Procissão saindo da Igreja do Rosário para Matriz;
- 09:30hrs Santa Missa na Matriz;
- 19:00hrs Santa Missa na Matriz.


Segunda(02/04):


- 19:00hrs Santa Missa na Matriz.


Terça(03/04):


- 08:00hrs Santa Missa na Matriz para o doentes e idosos;
- 19:00hrs Santa Missa na Matriz.


Quarta(04/04):


- 19:00hrs Santa Missa na Matriz;
- 22:00hrs Procissão dos Homens com a Cruz saindo da Matriz.


Quinta(05/04):


- 16:00hrs Santa Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés na Matriz;
- 18:00hrs Adoração ao Santíssimo Sacramento no PIO XII:
---- 18 as 19hrs Apostolado da Oração e Irmãs Franciscanas;
---- 19 as 20hrs Legião de Maria e Irmandade do Rosário;
---- 20 as 21hrs Apostolado da Mãe Rainha e OFS;
---- 21 as 22hrs ECC;
---- 22 as 23hrs RCC(Chama Viva, Vida e Estrela da Manhã);
---- 23 as 00hrs EJC e JUFRA.


Sexta(06/04):


- 00:00hrs Procissão do Silêncio do PIO XII para a Igreja do Rosário;
- 00:30hrs Via- Sacra pelas ruas da cidade;
- 12:00hrs Ofício da Agonia do Senhor na Matriz;
- 15:00hrs Celebração da Paixão do Senhor na Matriz e Procissão do Senhor Morto;
- 20:00hrs Encenação da Paixão de Cristo.


Sábado(07/04):


- 20:00hrs Vigília Pascal na Matriz.


Domingo(08/04):


- 09:00hrs Santa Missa de Páscoa na Matriz;
- 10:30hrs Batizados na Matriz;
- 19:00hrs Santa Missa na Matriz. 

Anvisa suspende uso e venda de lote do analgésico dipirona sódica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a partir desta sexta-feira, 30, o uso e a venda de lote do analgésico dipirona sódica solução oral, de 500 mg/ml, fabricado pela empresa farmacêutica Hipolabor.

A vigilância sanitária determinou a suspensão da distribuição, venda e uso do lote 0710/10 do medicamento porque testes da Fundação Ezequiel Dias (Funed) constataram teor de dipirona sódica abaixo do informado pela fabricante.

Quem comprou medicamento desse lote deve parar o consumo, segundo recomendação da Anvisa. A empresa farmacêutica terá de recolher as unidades que ainda restam no mercado.

Publicada no Diário Oficial da União, a medida é definitiva e válida em todo o território nacional.

Papa envia ajuda para ação caritativa da Igreja Católica na Síria

Diante da situação de violência na Síria, o Papa Bento XVI decicidu doar, por meio do Conselho Pontifício Cor Unum, US$ 100 mil para o trabalho de caridade da Igreja local na Síria em favor da população atingida pela violência. Em 2011, a coleta da Sexta-feira Santa foi revertida para os cristãos da Terra Santa. 

O comunicado divulgado neste sábado, 31, pelo Cor Unum informa que são notáveis os repetidos apelos do Santo Padre para a cessação da violência na Síria e para se encontrar um caminho para o diálogo e a reconciliação entre as partes do conflito, em vista da paz e do bem comum. O Papa também encorajou oração para aqueles que estão sofrendo.

O secretario do Cor Unum, monsenhor Giampietro Dal Toso, levou ontem, 31/03, esta ajuda a este país do Médio Oriente. As reuniões estão agendadas com Sua Beatitude Gregorios III Laham, o presidente da hierarquia católica na Síria, e outros representantes da Igreja local. A Igreja Católica na Síria está envolvida, por meio das suas organizações de caridade, em projetos de assistência à população da Síria, particularmente na área de Homs e Aleppo.

Raniero Cantalamessa fala sobre conhecimento de Deus

O pregador da Casa Pontífica, Frei Raniero Cantalamessa, encerrou nesta sexta-feira, 30, o seu ciclo de pregações de Quaresma, que tradicionalmente acontece todos os anos diante do Papa Bento XVI e da Cúria Romana neste tempo litúrgico.

Em sua quarta e última pregação, o frei capuchinho falou sobre o 'Conhecimento de Deus', a partir dos escritos de São Gregório de Nissa.

"Esta última meditação nos aproximamos dos Padres para renovar a nossa fé no objeto principal da mesma, naquele que está comumente entendido pela palavra “acreditar” e segundo o qual separamos as pessoas entre crentes e não crentes: a fé na existência de Deus", ressaltou

Cantalamessa destacou que São Gregório Nazianzeno é o padre da igreja que explica a pedagogia de Deus ao revelar-se a nós.
"A conclusão importante que podemos tirar de tudo isso é que a fé cristã é também monoteísta; os cristãos não renunciaram a fé hebraica em um só Deus, ao contrário a enriqueceram, dando um conteúdo e um senso novo e maravilhoso a esta unidade. Deus é uno, mas não solitário", destacou.

O pregador concluiu trazendo orientações práticas sobre como a razão pode conduzir cada cristão ao caminho mais puro da fé.
"Depois de todas essas considerações, o que resta à nossa mente é elevar-se especulando não somente por acima deste mundo sensível, mas também por acima de si mesmo; e nesta subida Cristo é caminho e porta, Cristo é escada e veículo", concluiu. 

O PAPA PEDE PARA REZAR PELAS VOCAÇÕES E PELA ÁFRICA

Intenções confiadas ao Apostolado da Oração para o mês de abril
O Papa Bento XVI pede aos fiéis para rezarem no mês de abril pelas vocações sacerdotais e religiosas e também pela África.
É a proposta formulada pelo Pontífice na carta pontifícia que confiou ao Apostolado da Oração, iniciativa seguida por mais ou menos 50 milhões de pessoas em todo o mundo.
São duas as intenções - uma geral e uma missionária - que o Santo Padre confia a cada mês.
"Para que muitos jovens saibam acolher o chamado de Cristo a seguí-lo no sacerdócio e na vida religiosa", afirma a intenção geral para abril.
Aquela missionária diz assim: "Para que o Cristo ressuscitado seja sinal de segura esperança para homens e mulheres do Continente africano".

Entenda o significado do Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus agitando seus ramos de oliveiras e palmeiras. Os ramos significam a vitória: "Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas".

Os ramos apresentados pelo povo nos remetem ao sacramento do batismo, por intermédio do qual nos tornamos filhos de Deus e responsáveis pela missão da nossa Igreja. E o ato de levarmos os ramos para casa nos lembra que estamos unidos a Cristo na luta pela salvação do mundo.

A Procissão de Ramos tem como objetivo apresentar a peregrinação que cada cristão realiza sobre a Terra buscando a vida eterna ao lado do Senhor. Esse ato nos faz relembrar que somos peregrinos neste mundo e que o céu é o lugar de onde viemos e para onde devemos voltar.

Por fim, a Santa Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Jesus: Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos nas mãos dos soldados na casa de Anãs, Caifás; Seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-o, crucifica-o”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do homem cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, o diálogo d'Ele com o bom ladrão, Sua morte e sepultura.

O Mestre nos ensina com fatos e exemplos que o Seu Reino, de fato, não é deste mundo. Que Ele não veio para derrubar César e Pilatos, mas para derrubar um inimigo muito pior e invisível, o pecado. E para isso é preciso se imolar; aceitar a Paixão, passar pela morte para destruí-la; perder a vida para ganhá-la.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Jornal A Igreja é Notícia 46ª Edição

Notícias em Destaque:

- Chegam a Oeiras os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude;
- Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações é enviada para Dioceses de todo País;
- Páscoa: a nossa maior Festa;
- Papa fala sobre combate às drogas e situação política de Cuba;
- Pe. Cantalamessa explica o trabalho ordenador do Espírito Santo;
- Agenda da Semana:


Domingo(25/03):


09:00hrs Missa na Igreja Matriz;
19:00hrs Missa na Igreja Matriz;
20:30hrs Reunião com as Coordenações dos Grupos da RCC na Casa Paroquial.


Segunda(26/03):


19:00hrs Missa na Igreja Matriz.


Quarta(28/03):


19:00hrs Terço dos Homens na Igreja do Rosário;
19:00hrs Grupo de Oração Chama Viva na Igreja Matriz;
19:00hrs Grupo de Oração Estrela da Manhã na Capela do Mutirão.


Quinta(29/03):


19:00hrs Adoração ao Santíssimo na Igreja Matriz.


Sexta(30/03):


19:00hrs Procissão do Encontro (Os homens saindo da Capela do Carlota Barreira e as mulheres saindo da Igreja do Rosário).


Sábado(31/03):


19:00hrs Missa na Igreja Matriz.

Chegam a Oeiras os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Na tarde da última quarta-feira, 21, dom Juarez Sousa da Silva, bispo de Oeiras (PI) recebeu das mãos de dom Plínio José Luz da Silva, bispo de Picos (PI), a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Uma multidão esperava os Símbolos, que saiu em carreata até a Fazenda da Esperança Bom Jesus dos Passos. Dom Juarez presidiu a missa que marcou a abertura da Fazenda. Participaram da celebração: dom Plínio; padres da diocese de Oeiras; frei Hans Stapel, presidente internacional das Fazendas da Esperança, entre vários outros.
Na homilia, frei Hans destacou a Palavra de Deus, a Cruz de Cristo e a presença de Maria como sinais de esperança para o povo de Deus.
Dom Juarez abençoou as estruturas da Fazenda e agradeceu a toda a comunidade pela contribuição. Como fruto do trabalho da Fazenda da Esperança, um jovem, chamado Nelson apresentou um breve resumo da história da Fazenda. Outro, chamado Rômulo cantou o hino da Fazenda, "Coisa de Deus é a Fazenda da Esperança".

Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações é enviada para dioceses de todo o país

No próximo dia 20 de maio de 2012, solenidade da Ascensão do Senhor, será celebrado o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema proposto para este ano pelo papa Bento XVI em sua mensagem para esta data é “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”.
Para ajudar no aprofundamento da temática, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB enviou para todas as Arquidioceses e Dioceses do Brasil um livreto contendo a mensagem do papa; uma reflexão do presidente da Comissão, dom Dimas Lara Barbosa; e sugestões de como celebrar a data.
“Desejamos que esta data seja comemorada com todo o Povo de Deus, para que a Igreja no Brasil se comprometa cada vez mais a comunicar Cristo a todos com a cultura da comunicação gerada pelas novas tecnologias”, afirmou a assessora da Comissão para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari.
A Comissão também agradece às editoras Paulus e Paulinas, que se revezam na impressão gratuita dos 15 mil exemplares a cada ano, bem como à Maria Luz Fernandes, da Arquidiocese de Vitória, que elaborou as sugestões de celebração que estão no livreto.
Os exemplares já foram enviados via correio e cada diocese faz a distribuição em suas paróquias. Como o número de exemplares é limitado, a CNBB também disponibiliza o material para download.
Basta clicar aqui.

Páscoa: a nossa maior festa

Já estamos iniciando a quinta semana da Quaresma, tempo de conversão e de preparação para a Páscoa. Mas, como tem sido nossos dias? Estamos, realmente, nos preparando para a maior festa da nossa fé? O artigo a seguir nos ajuda a refletir sobre esse tema.
Pergunte a qualquer criança de sete anos que esteja na catequese: “Qual é a festa mais importante da Igreja?”. Muito provavelmente ela responderá: “É o Natal!”. Talvez até mesmo você, leitor, também teria dado esta resposta. Mas será que o Natal é mesmo a festa mais importante da Igreja?
O Sagrado Magistério da Igreja nos ensina que “em cada semana, no dia que a Igreja passou a chamar 'dia do Senhor', ela recorda a ressurreição de Cristo, celebrando-a uma vez por ano, juntamente com sua sagrada paixão, na solenidade máxima da Páscoa” (Concílio Vaticano II, Constituição Conciliar sobre a Sagrada Liturgia, nº 102) e que, portanto, “a Páscoa não é simplesmente uma festa entre outras: é a festa das festas, a solenidade das solenidades” (Catecismo da Igreja Católica, nº 1169).
A salvação da humanidade começou a acontecer no mistério da Encarnação do Verbo, celebrado no Natal. Mas a consumação dessa salvação aconteceu no mistério da Ressurreição do Senhor, celebrado na Páscoa!
Nós realmente temos dado a devida importância para esta solenidade? Na sua realidade, como é a celebração do Tríduo Pascal? Certamente, milhares de pessoas vão à Igreja celebrar a Paixão do Senhor na Sexta-Feira Santa, com as belíssimas procissões do Encontro e do Senhor Morto. Mas quantas destas pessoas comparecem à Vigília Pascal para celebrar a Ressurreição do Senhor?
A Páscoa, muito mais do que troca de ovos de chocolate, é a celebração máxima da nossa fé: “se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor e ainda estais nos vossos pecados. Mas, na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio à morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos serão vivificados, para que Deus seja tudo em todos!” (cf. 1Cor 15, 17.20-22.28).
Nesta reta final da Quaresma, façamos atos concretos de preparação para celebrar a Páscoa. Além da penitência, oração e jejum, coloquemos em prática um gesto muito nobre de caridade: instruir os que estão no erro (cf. Catecismo da Igreja Católica, nº 2447) a respeito da importância da Páscoa, para a qual se dirige todo o esforço quaresmal. Isso pode ser feito através da catequese, de formações, de pregações... enfim, em qualquer lugar onde dois ou mais estiverem reunidos em nome do Senhor! (cf. Mt 18,20).

Papa fala sobre combate às drogas e situação política de Cuba

Em entrevista durante a viagem de avião rumo ao México, nesta sexta-feira, 23, o Papa Bento XVI destacou o combate ao tráfico de drogas no México, a situação social de Cuba e ainda os desafios da nova evangelização na América Latina.


“Vou para encorajar e para aprender, para confortar na fé, na esperança e na caridade”, disse Bento XVI aos jornalistas ao falar de como conduzirá esta 23ª viagem internacional.

O Papa ressaltou que sua visita está traçada sobre as raízes históricas da viagem feita pelo então Papa João Paulo II. Ao responder a pergunta de um jornalista sobre o problema do narcotráfico e a violência no México, o Papa salientou que a Igreja Católica tem uma grande responsabilidade quanto a esse combate.

“Devemos fazer o possível contra este mal destrutivo da humanidade e da nossa juventude. Dizer que o primeiro ato é anunciar Deus”, afirmou o Santo Padre.

É responsabilidade da Igreja, disse ainda o Pontífice, “educar para a consciência, para a responsabilidade moral” e “desmascarar o mal”. É preciso “desmascarar esta idolatria do dinheiro que escraviza os homens”, “desmascarar estas falsas promessas”. O Papa disse ainda que a Igreja “desmarcara o mal” apresentando a bondade de Deus, “Sua verdade”.

Sobre a situação sociopolítica de Cuba, Bento XVI recordou como a visita de João Paulo II, 14 anos atrás, “inaugurou uma estrada de colaboração e diálogo”, um caminho que “exige paciência”, mas que “vai adiante”.

Ele acrescentou que a ideologia marxista “não responde mais à realidade” e assegurou que a Igreja quer ajudar “em espírito e diálogo” “para dar vida a uma sociedade mais justa”. A Igreja, destacou, “está sempre do lado da liberdade” de consciência e de religião.

“A Igreja não é um poder político, não é um partido, mas é uma realidade moral, uma autoridade moral”. Portanto, é responsabilidade da Igreja “educar e conscientizar e, assim, criar a responsabilidade necessária; educar para que a conscientização seja feita na esfera individual, bem como na esfera pública”. 

Ele também observou que, sobretudo na América Latina, “não poucos católicos” se encontram numa certa “esquizofrenia entre a moral individual e aquela pública”. Na esfera individual, afirmou, “existem católicos fiéis, mas na vida pública caminham sobre estradas que não respondem aos grandes valores do Evangelho que são necessários para a fundação de uma sociedade justa”.

Ao falar do empenho à nova evangelização na América Latina, ele reiterou que estes estão ligados ao combate à secularização. 

"VINDE, ESPÍRITO CRIADOR" - Pe. Cantalamessa explica o trabalho ordenador do Espírito Santo

Na sua terceira pregação de Quaresma Padre Raniero Cantalamessa mostrou a obra iluminante e criadora do Espírito Santo.
Referindo-se aos ensinamentos de São Basílio, o Grande, (329-379), o pregador da Casa Pontifícia explicou que o Espírito Santo "não pertence ao mundo das criaturas, mas ao do Criador e a prova é que o seu contato nos santifica, nos diviniza, o que não poderia fazer se não fosse ele mesmo Deus".
Ambrósio disse a este respeito que "Quando o Espírito começou a pairar sobre ele, o criado ainda não tinha nenhuma beleza. Em vez disso, quando a criação recebeu a operação do Espírito, obteve todo este esplendor de beleza que a fez brilhar como 'mundo' ".
"Em outras palavras - disse o padre Cantalamessa - o Espírito Santo é aquele que transforma a criação, do caos para o cosmos, que faz dela algo belo, ordenado, limpo: um “mundo" (mundus), precisamente, segundo o significado original desta palavra e desta palavra grega cosmos".
Segundo o Pregador da Casa Pontifícia  “a ação criadora de Deus não se limita ao instante inicial, como se acreditava na visão deísta ou mecanicista do universo. Deus não 'foi' uma vez, mas sempre "é" criador ".
"Isso significa - acrescentou - que o Espírito Santo é aquele que muda continuamente o universo, a Igreja e cada pessoa, do caos para o cosmos, isto é: da desordem para a ordem, da confusão para a harmonia, da deformidade para a beleza, do velho para o novo".
Em breve, o Espírito Santo é aquele que sempre "cria e renova a face da terra" (cf. Sl 104, 30).
São Basílio diz que através do Espírito Santo "os corações se elevam, os fracos são levados pela mão, aqueles que progridem chegam à perfeição".
"Ele - escreveu São Basílio – iluminando os que foram purificados de toda mancha, torna-os espirituais através da comunhão com ele. E como os corpos claros e transparentes, quando um raio os atinge, se tornam eles próprios brilhantes e refletem outro raio, assim as almas portadoras do Espírito Santo são iluminadas pelo Espírito; elas mesmas se tornam plenamente espirituais e repassam sobre os outros a graça”.
Para explicar o trabalho de purificação conduzido pelo Espírito Santo, o padre Cantalamessa usou o exemplo da escultura.
Leonardo da Vinci dizia que a escultura é a arte do tirar. Conta-se que Michelangelo viu um bloco de mármore bruto coberto de poeira e lama. Parou para observá-lo, depois, como que iluminado súbitamente por um clarão, disse aos presentes: "Nesta massa de pedra está escondido um anjo: quero retirá-lo daí!" E começou a trabalhar com um cinzel para moldar o anjo que havia vislumbrado.
Assim é também conosco, sublinhou o Pregador da Casa Pontifícia: "Nós ainda somos massas de pedra bruta, com muita “terra” encima e muitos pedaços inúteis. Deus Pai nos olha e diz: "Neste pedaço de pedra está escondida a imagem do meu Filho; quero tirá-la daí, para que brilhe para sempre comigo no paraíso!" E para isso usa o cinzel da cruz, nos poda ( cf. Jo. 15,2)
"Se queremos brilhar também nós, como os Bronzes de Riace depois da sua restauração – comentou – a Quaresma é o tempo oportuno para colocar mãos à obra na empresa”.
No final da Pregação de Quaresma, padre Cantalamessa propôs recitar o primeiro verso do hino "Veni Creator" pedindo ao Espírito Santo "para fazer passar também o nosso mundo e a nossa alma do caos para o cosmos, da feiura do pecado para a beleza da graça".

sábado, 10 de março de 2012

Jornal A Igreja é Notícia 45ª Edição

Notícias em Destaque:

- A Nova Evangelização também começa no confessionário, diz Papa;
- Papa Bento XVI pede reforço no ensinamento sobre castidade e matrimônio;
- Réplica do Cristo Redentor será entregue a Bento XVI;
- Raniero Cantalamessa faz sua primeira pregação diante do Papa;
- Brasil: Terra de Santa Cruz;
- Agenda da Semana:

Domingo(11/03):

- 09:00hrs Santa Missa na Matriz;
- 10:30hrs Batizados na Matriz;
- 19:00hrs Santa Missa na Matriz.

Segunda(12/03):

- 19:00hrs Santa Missa na Matriz.

Quarta(14/03):

- 19:00hrs Terço dos Homens na Igreja do Rosário;
- 19:00hrs Grupo de Oração Chama Viva na Igreja Matriz;
- 19:00hrs Grupo de Oração Estrela da Manhã na Capela do Mutirão.

Quinta(15/03):

- 19:30hrs Adoração ao Santíssimo na Igreja Matriz.

Sexta(16/03):

- 19:00hrs Missa de Posse do Padre Renato em Remígio.

Sábado(17/03):

- 19:00hrs Santa Missa na Igreja Matriz;
- 19:00hrs Grupo de Oração Vida na Casa de Formação Jesus Misericordioso;
- 22:00hrs  Lual pelas Ruas da Cidade.

"A nova evangelização também começa no confessionário", diz Papa

Papa Bento XVI encontrou-se na manhã da última sexta-feira, 09, com os membros da Penitenciaria Apostólica que participaram do XIII Curso sobre Foro Interno promovido pelo próprio dicastério vaticano, de 5 a 9 de março. A audiência aconteceu na Sala Paulo VI, no Vaticano.

Durante o discurso, Bento XVI falou sobre o Sacramento Confissão, algo que está diretamente ligado ao trabalho da Penitenciaria Apostólica. De acordo com o Santo Padre, existe uma relação profunda entre esse Sacramento e a nova evangelização.
"A nova evangelização, então, parte também do Confessionário! Parte do misterioso encontro entre a grande busca do homem, sinal nele do Mistério Criador, e a Misericórdia de Deus, única resposta adequada à necessidade humana do infinito", enfatizou.
  
O Pontífice explicou ainda, que cada sacerdote torna-se instrumento da misericórdia de Deus quando administra o Sacramento da Reconciliação e fez um pedido para que cada ministro ordenado reconheça a importância deste sacramento também na sua própria vida.
"O ministro do Sacramento da Reconciliação colabora com a nova evangelização renovando ele mesmo por primeiro, a consciência do próprio ser penitente e da necessidade de aproximar-se do perdão sacramental, para que se renove aquele encontro com Cristo, que, iniciado no Batismo, encontrou no Sacramento da Ordem uma específica e definitiva configuração", salientou.

O que é a Penitenciaria Apostólica?

A Penitenciaria Apostólica é considerada o "Tribunal maior" da Igreja, responsável pela administração das dispensas, das sanções, e absolvições, sejam elas sacramentais ou não. O mesmo discastério também administra a concessão e o uso adequado das indulgências.

Papa Bento XVI pede reforço no ensinamento sobre castidade e matrimônio

Bento XVI faz orientações claras sobre a indissolubilidade do matrimônio e vivência da castidade em audiência nesta sexta-feira
O ensinamento da Igreja sobre a família e sobre o matrimônio esteve ao centro do discurso do Papa Bento XVI ao grupo de bispos americanos, reunidos na manhã desta sexta-feira, 09, no Vaticano, que estão em visita Ad Limina. Bento XVI denuncia a tentativa de alterar a definição legal de matrimônio.
O Papa pede o desenvolvimento de uma pastoral clara e normas de liturgia para uma digna celebração do matrimônio que – acrescenta – “comporta um testemunho não ambiguo das objetivas exigências da moral cristã”. Bento XVI fala ainda de “carências nas catequeses dos anos recentes” na comunicação da doutrina da Igreja Católica, que em relação Sacramento do matrimônio e à castidade, é clara.
O Santo Padre em seu discurso reforça que “o Sacramento do matrimônio é indissolúvel” e que “as diferenças sexuais na definição do matrimônio não podem ser consideradas irrelevantes”. Ele também fala da riqueza da visão cristã da sexualidade humana e da castidade, da específica comunhão entre as pessoas, essencialmente enraizada na complementariedade dos sexos e orientada para procriação.
O Pontífice recordou que tal doutrina é expressa pelo magistério depois do Concílio e apresentada no Catecismo da Igreja Católica e no Compêndio da Doutrina Social da Igreja, e afirma: “Existe a necessidade que tais ensinamentos sejam recolocados no seu justo lugar na oração e nas indicações catequéticas”.
Bento XVI fala de “crise do matrimônio e da família”, da crescente prática da convivência antes do matrimônio que, segundo ele, “é vivida geralmente por parte de casais que não são conscientes do fato que se trata de uma situação gravemente pecaminosa”. A este propósito o Papa recorda os tantos problemas da sociedade atual que não tutela a família o suficiente. Ele denuncia as correntes culturais que procuram alterar a definição legal do matrimônio.
Ao final, o Santo Padre dispensou palavras de apreço pelo empenho dos bispos americanos em suas dioceses através das paróquias, das escolas, dos organismos humanitários e pediu para que existam pessoas que estejam ao lado daqueles que estão em situações matrimoniais dificeis, em particular divorciados e separados, pais solteiros, mães jovens e mulheres que levam em consideração o aborto, assim como, menores que sofram as consequências da ruptura da família.

Réplica do Cristo Redentor será entregue a Bento XVI

Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 estarão em Roma no dia 1º de abril, para entregar ao Papa Bento XVI, durante a Missa do Domingo de Ramos, uma réplica de três metros de altura da imagem do Cristo Redentor. Neste dia é celebrada a comemoração diocesana da Jornada Mundial da Juventude.

Segundo o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a imagem deverá ficar na capital italiana para representar o Rio e divulgar a cidade como sede da próxima JMJ.

O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, destacou a necessidade de ampliar as informações sobre os preparativos para a JMJ no Rio de Janeiro. 

"Queremos lançar o caminho, a nível internacional, de preparação da cidade. Já recebemos comunicados de muitos integrantes (das confederações) querendo saber como o Rio está se preparando. Agora, poderemos dar notícias encorajadoras e belas", afirmou o prelado, que também é o responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude no Vaticano.

Dom Rylko passou a última semana analisando e coletando informações da cidade para levar ao Vaticano. Ele se reuniu com autoridades, visitou algumas instalações, celebrou Missa no Cristo Redentor e encontrou-se com jovens da Igreja Católica.

Para o cardeal, o "trabalho está bastante avançado".

O processo de organização da Jornada é dividido entre duas grandes comissões: o Comitê Central, que é o Pontifício Conselho para os Leigos, em Roma, e o Comitê Organizador Local, no Rio de Janeiro. Até a data da Jornada as duas equipes trabalharão juntas para garantir que a Jornada aconteça da melhor forma.  

A viagem do Comitê Organizador Local ao Vaticano tem como objetivo avaliar a última jornada realizada em Madri e apresentar a cidade do Rio de Janeiro. Estarão presentes representantes das Conferências Episcopais e movimentos de mais de 80 países, entre eles, peregrinos das últimas JMJs, em Madri e Sidney.

Posteriormente, os jovens das confederações episcopais visitarão o Rio antes da jornada para ver como a cidade estará se encaminhando para receber cerca de dois milhões de pessoas.

Com a JMJ no Rio de Janeiro, o evento retorna ao continente latinoamericano 25 anos depois do encontro em Buenos Aires, na Argentina, com o Papa João Paulo II. 

Raniero Cantalamessa faz sua primeira pregação diante do Papa

O pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, proferiu na última sexta-feira, 09, sua primeira pregação de Quaresma, a primeira de quatro que se realizarão nas próximas sextas-feiras deste tempo litúrgico.

Diante do Papa Bento XVI e da Cúria Romana, o frei fará a cada semana, uma reflexão sobre vários aspectos da fé cristã e tomará como base, textos dos considerados "gigantes da fé": Santo Atanásio, São Basílio, São Gregório Nazianzeno e São Gregório Nisseno.

A pregação de hoje deteve-se sobre a figura de Santo Atanásio e sua interpretação sobre a Divindade de Cristo.
"Queremos aprender com os Padres da Igreja não tanto como anunciar a fé ao mundo, isto é a evangelização, e nem mesmo como defender a fé, ou seja, a ortodoxia, mas fazer o aprofundamento da própria fé, redescobrir, por trás disso, a beleza e a felicidade do crer", explicou.

Traçando um vasto percurso teológico da luta de Santo Atanásio pela defesa da fé e da divindade de Cristo diante das heresias de seu tempo, Cantalamessa explicou algumas das contribuições deste Padre da Igreja na vivência da fé de cada cristão nos tempos atuais.
"Atanásio nos recorda também, uma outra verdade importante: que a fé na divindade de Cristo não é possivel, se não se faz antes a experiência da sua salvação", disse.

Brasil: Terra da Santa Cruz

“Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo!”
Nesta semana nós brasileiros, sobretudo os de boa fé, ficamos espantados com a decisão do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) de que fossem retirados todos os crucifixos e outros símbolos religiosos das repartições da Justiça do estado, sob a justificativa de que o estado é laico.


Tal decisão nos faz observar alguns elementos para não cairmos no falso pretexto de que, para eliminar as discriminações, é necessário afastar os elementos religiosos, cristãos, dos ambientes públicos. Quem defende essa ideia afirma que religião e Estado não se misturam, por isso, como não pode haver privilégios entre os “iguais” em uma nação democrática, a religião deve ser “sacrificada” em prol da coletividade.


A história brasileira é marcada pela cruz, o primeiro ato público exercido em nosso território foi justamente um ato litúrgico, religioso, a Santa Missa, e o primeiro nome do Brasil foi Terra de Santa Cruz. Dentre nossos colonizadores estavam inúmeros religiosos, que, motivados pela mensagem da cruz de Cristo, fundaram cidades, escolas, hospitais, universidades, e milhares de homens e mulheres católicos cravaram a religião católica como patrimônio cultural do nosso povo. 

O Papa Bento XVI, ao se dirigir às autoridades civis no Reino Unido, no Parlamento Londrino em 17 de setembro de 2010, manifestou preocupação diante da crescente marginalização da religião, de modo particular do Cristianismo. Afirmou que existem pessoas segundo as quais a voz da religião deveria ser silenciada ou, na melhor das hipóteses, relegada à esfera puramente particular. De acordo com o Santo Padre, trata-se de sinais preocupantes da incapacidade de ter na justa consideração não apenas os direitos dos crentes à liberdade de consciência e de religião, mas também ao papel legítimo da religião na esfera pública.


Por trás do pensamento de querer reduzir a religião à esfera apenas particular, existem conceitos ideológicos claros que desejam eliminar Deus da cenário público e, consequentemente, a religião do meio do povo, colocando o Estado como o “senhor” da nação, o soberano, ou seja, o próprio “deus”. Basta ler alguns clássicos da literatura da ciência política como: “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel e “Manifesto Comunista” de Karl Marx e Friedrich Engels, que encontraremos as primeiras concepções sobre o senhorio do Estado. Infelizmente, alguns países fizeram e fazem esta experiência desastrosa, causando como vítima única e exclusivamente o povo, é o caso da Rússia (Comunista), Vietnã, Cuba, China, Coreia do Norte, entre outros. 
Estudiosos a respeito da origem do Estado afirmam que este surgiu com a finalidade de garantir a “felicidade” do povo, por meio de políticas públicas e particulares, quer no campo comercial, quer no campo bélico, social e religioso. O Estado surgiu para servir o povo, e não o contrário.No Brasil não é diferente, o preâmbulo da Constituição da República Federativa apresenta algumas finalidades do Estado, como assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, sob a proteção de Deus.


Ora, o Estado brasileiro surgiu para servir o povo, de fato, ele é laico, isso quer dizer que o Estado não confessa uma religião específica, mas ele não é laicista (antirreligioso). Podemos afirmar que, no Brasil, existe o conceito da laicidade positiva, visto que suas legislações garantem, asseguram e protegem a liberdade religiosa, inclusive o patrimônio cultural da religião, sobretudo o Cristianismo em sua maior expressão: o Catolicismo, pelo fato de a maioria da população professar esse credo, e por esta estar nas bases da criação do Estado Brasileiro. Por isso, o ordenamento jurídico, além da liberdade religiosa, protege o patrimônio cultural da religião.


A laicidade positiva é um conceito utilizado por diversas nações que sofreram na “pele”, no passado, o erro de terem afastado a religião da esfera pública, como a França. O presidente desse país, Nicolas Sarkozy, afirmou ao jornal L'Osservatore Romano, em 22 dezembro de 2007, que não considera a religião como uma ameaça, mas como uma força, que pode desempenhar um papel vital por dar esperança à sociedade de hoje e que não se pode afastar o patrimônio cultural e histórico da religião do povo por constituir a identidade deste.

Portanto, afastar a cruz dos prédios públicos, além de ser uma manifestação de indiferença ao patrimônio cultural, em prol de uma pseudoigualdade, também é inconstitucional, antissocial, mal-educado, intolerante. É rasgar as páginas sagradas da história brasileira. É retirar as pedras mestras da fundação jurídica, histórica, social, humana, religiosa e cultural do povo brasileiro. É, no fundo, negar nossas origens, semelhante ao filho que renega seu pai. O patrimônio cultural da nossa fé precisa e deve ser protegido pelo Estado, pois este só possui razão de existir servindo os cidadãos e garantindo-lhes a sua liberdade. 

sábado, 3 de março de 2012

Jornal A Igreja é Notícia 44ª Edição

Notícias em Destaque:

- Papa encerra retiro espiritual com profundo agradecimento a Deus;
- Falar de aborto pós-natal significa apoiar o infanticídio;
- O Sacramento da Confissão;
- Comissão do Vaticano se impressiona com preparativos da JMJ;
- Carmelita brasileira rumo aos altares;
- Agenda da Semana:

Domingo(04-03):

- 09:00hrs Missa na Matriz;
- 10:30hrs Batizados na Matriz;
- 19:00hrs Missa na Matriz.

Segunda(05-03):

- 19:00hrs Missa na Matriz.

Quarta(07-03):

- 19:00hrs Grupo de Oração Chama Viva na Matriz;
- 19:00hrs Grupo de Oração Estrela da Manhã na Capela do Mutirão;
- 19:00hrs Terço dos Homens na Igreja do Rosário.

Quinta(08-03):

- 19:30hrs Adoração ao Santíssimo na Matriz.

Sexta(09-03):

- 19:00hrs Via Sacra nas Ruas da Cidade.

Sábado(10-03):

- 19:00hrs Missa na Matriz;
- 22:00hrs Lual pelas Ruas da Cidade.

Papa encerra retiro espiritual com profundo agradecimento a Deus

O Papa Bento XVI participou na manhã do sábado, 3, da última meditação dos exercícios espirituais da Quaresma, que se realizaram ao longo de toda a semana. Ao final deste retiro quaresmal, o Papa dirigiu algumas palavras de agradecimento ao Cardeal congolês Laurent Monsengwo Pasinya, que este ano foi o autor das meditações, que tiveram como tema a comunhão com Deus.

"Obrigado, Eminência, em nome de todos, pela guia que nos doou nesses Exercícios Espirituais. O senhor nos guiou, como dizer, no grande jardim da Primeira Carta de S. João e assim em toda a Escritura, com grande competência exegética e com experiência espiritual e pastoral. Guiou sempre com o olhar dirigido a Deus, e justamente com este olhar a Deus, aprendemos o amor, a fé que cria comunhão. E o senhor temperou essas suas meditações com belas histórias, principalmente de sua querida terra africana, que nos deram alegria e nos ajudaram".

Bento XVI disse que ficou particularmente impressionado com a história que o Cardeal contou de um amigo seu, que, em coma, tinha a impressão de estar num túnel escuro, mas no final via um pouco de luz e, sobretudo, ouvia uma bela música.

"Parece-me que esta possa ser uma parábola da nossa vida: muitas vezes nos encontramos num túnel escuro em plena noite, mas pela fé, no final, vemos luz e ouvimos um bela música, percebemos a beleza de Deus, do céu e da terra, de Deus criador e da criatura, e assim nossa salvação é objeto de esperança (cfr Rm 8,24)”.

Além das palavras pronunciadas de maneira improvisada, Bento XVI entregou uma carta de agradecimento ao Arcebispo de Kinshasa. Em um dos trechos da mensagem, o Papa destacou que as reflexões permitiram um profundo reconhecimento por Deus.

"Comentando alguns trechos da Primeira Carta de S. João, o senhor nos guiou num itinerário de redescobrimento do mistério de comunhão em que fomos inseridos a partir do nosso Batismo. Graças a este percurso, o silêncio e a oração desses dias, de modo especial a adoração eucarística, foram repletos de profundo reconhecimento por Deus, pelo “grande amor” (1 Jo 3,1) que nos deu e com o qual nos uniu a Si numa relação filial, que constitui a nossa mais profunda realidade". 
A partir de hoje, 4, com o a oração mariana do Angelus, o Papa retoma sua habitual agenda de encontros e audiências. (BF)

Falar de aborto pós-natal significa apoiar o infanticídio

Depois da tomada de posição de dois estudiosos italianos, que sustentam a legitimidade moral e jurídica do infanticídio, chega a resposta do Centro de Bioética da Universidade Católica do Sagrado Coração.O artigo questionado, com o título After-birth Abortion: Why Should the Baby Live?, foi publicado no Journal of Medical Ethics, assinado por Alberto Giubilini e Francesca Minerva.
"Quem conhece o debate bioético – diz uma nota do Centro de Bioética – sabe que esta tese não é nem um pouco original: é uma reproposta, bem pouco eficazes, dos argumentos do bioético australiano Peter Singer, que sempre foi o defensor da legitimidade do aborto voluntário e do infanticídio".
A tese singeriana, retomada pelos dois autores italianos, de fato, “legitima o infanticídio - continua o comunicado – porque os neonatos, mesmo na ausência de uma condição patológica, não teriam nenhum interesse explícito na vida e neste limbo da sua consciência não se beneficiariam nem sequer do status de pessoa".
De acordo com o que afirma o Instituto da Universidade Católica, cada ser humano manifesta um "interesse explícito pela vida," a partir já do seu “desenvolvimento primordial." Portanto, o ser humano "está inscrito nesta condição existêncial pela qual cada um se qualifica como "filho"e não apenas como puro conjunto de órgãos interpretado pelas leis da medicina e da biologia”.
Negar isso significa, de acordo com os estudiosos do Centro de Bioética, "violar definitivamente a perspectiva ética, que já não é puro equilíbrio de interesses, de custos e benefícios".
A perspectiva expressa pelo Jounal of Medic Ethics, além de “míope” é até "cínica", porque "legitima o individualismo do mais forte (o adulto saudável) que não tem nenhum "interesse" no desenvolvimento dos interesses daqueles gerou", acrescenta a nota do Centro de Bioética.
Seria, portanto, uma concepção "reificante" e "proprietária" do gerado, ao qual não é capaz de oferecer aquela hospitalidade que "aprendemos a não negar a nenhum estrangeiro."
"O problema é que –continua a nota – o fato de que justo o conceito de pessoa, convertido na cultura ocidental no caminho breve para reconhecer a dignidade e direitos de todos os homens, acabe por ser utilizado para legitimar a nível teórico a mais evidente violação dos direitos humanos".
Em conclusão, de acordo com o Centro de Bioética, o desafio lançado pela revista científica anglosaxã se torna também num fato "político", porque se não é capaz de "cuidar de quem não é capaz de autocuidar-se”, é uma ameaça para a mesma" idéia de democracia assim como a construimos depois das violências totalitárias".
Embora, em uma "sociedade liberal e pluralista" continua sendo necessário punir juridicamente, e não somente moralmente, certos comportamentos que, de fato, "ameaçam as mesmas condições da vida civil", conclui a nota.

O sacramento da confissão

Trataremos, neste artigo, a respeito do primeiro sacramento de cura: a penitência, também chamado de sacramento da reconciliação, perdão, confissão e conversão.

Os batizados são chamados a viver esse sacramento, pois embora no batismo o homem seja liberto do pecado, arrebatado da morte e destinado a uma vida na alegria dos redimidos, à nova vida da graça, recebida neste sacramento, a fragilidade da natureza humana e a inclinação para o pecado (isto é, a concupiscência) não foram suprimidas. Desta forma, Cristo instituiu o sacramento da confissão para a conversão dos batizados, os quais d’Ele se afastaram devido ao pecado.


O sacramento da reconciliação foi instituído pelo Senhor, na tarde de Páscoa, quando apareceu aos apóstolos e lhes disse: «Recebei o Espírito Santo; àqueles a quem perdoardes os pecados serão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes serão retidos» (Jo 20, 22-23). O próprio Jesus perdoou os pecados de muita gente, para o Senhor isso era mais importante que fazer milagres. Ele via aí o maior sinal da irrupção do Reino de Deus, em que todas as feridas são curadas e todas as lágrima enxugadas. O Senhor transmitiu aos Seus apóstolos a força do Espírito Santo, na qual Ele perdoava os pecados. Dessa forma, quando nos dirigimos a um sacerdote para confessarmos nossos pecados, caímos nos braços do nosso Pai celeste.

Comissão do Vaticano se impressiona com preparativos da JMJ

No último dia de visita ao Rio de Janeiro, o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, e demais membros do PCL participaram de uma coletiva de imprensa. Eles comentaram os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude 2013 após visitarem os a sede do Comitê Organizador Local (COL).

O presidente do PCL disse que os membros do conselho ficaram impressionados com a alegria e entusiasmo das pessoas que estão empenhadas na preparação da Jornada e com o profissionalismo do trabalho que está sendo feito. Ele também destacou o fato dos próprios jovens estarem atuando ativamente nesse caminho preparatório.

“Outro aspecto interessante é que o trabalho de preparação foi confiado, em grande parte, aos próprios jovens. E assim os jovens do Rio de Janeiro e do Brasil não são somente consumidores do evento, mas sujeitos ativos que, de certo modo, criam e preparam o evento”, ressaltou o Cardeal.

Trabalho voluntário

Além da participação dos jovens, a Jornada vem contando com o apoio de muitos voluntários. De acordo com o coordenador da Comissão de Voluntariado da JMJ2013, padre Ramon Nascimento, os voluntários, que hoje são 1132 já trabalhando junto à Jornada, correspondem a 90% da mão de obra do evento. O padre explicou que essas pessoas atuam desde a acolhida aos peregrinos até demais preparativos.

“Nós temos os mais variados trabalhos. Nós temos voluntários trabalhando nas paróquias, fazendo levantamento dos locais de hospedagem, dos locais de catequese, mas nós temos voluntários trabalhando aqui no COL, trabalhando na preparação da Jornada, produzindo, montando coisas, nos auxiliando, então os voluntários já estão atuando na Jornada Mundial da Juventude”

Padre Ramon ressaltou ainda que os voluntários são de extrema importância ao trabalho desenvolvido. “Eles (os voluntários) são aqueles que fazem a jornada acontecer. Se a comunicação é o coração da Jornada no sentido de proclamar ao mundo a verdade que a Jornada traz, os voluntários são as mãos, são os braços, são aqueles que fazem chegar a todas as pessoas a Jornada de maneira muito pessoal e humana”.

Em relação aos locais da JMJ 2013, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, explicou que a definição deve ser feita até a metade do ano. “A definição dos locais é justamente uma conversa entre o Comitê Local, a Arquidiocese, o Pontifício Conselho e a assessoria do Papa porque, como o Papa vem, supõe justamente que tenha bastante peso a assessoria do Papa que vem para verificar os locais. Esperamos que até a metade do ano a gente consiga essas definições”.

Dom Orani aproveitou a ocasião para destacar a importância da JMJ para o mundo. “É um evento que serve para poder transmitir ao mundo, ao futuro, a esperança de um mundo melhor através de jovens com valores cristãos, vivendo a vida cristã”.

A visita

Cardeal Stanislaw Rylko chegou ao Rio de Janeiro vindo de Roma na manhã do dia 27 de fevereiro, acompanhado por demais membros do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL). A visita terminou nesta sexta-feira, 2. O PCL é o órgão responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude no Vaticano.

Carmelita brasileira rumo ao Altares

Publicamos para os nossos leitores uma breve biografia da Serva de Deus Madre Tereza Margarida, cujo Processo de Canonização começará oficialmente amanhã, retirada do site oficial da Diocese de Campanha, MG.Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, cujo nome de batismo era Maria Luíza, nasceu em 24 de dezembro de 1915 na cidade de Borda da Mata, no estado de Minas Gerais, no Brasil, a quinta filha de Francisco Marques da Costa Júnior e D. Mariana Resende Costa. Foi batizada na igreja de Nossa Senhora do Carmo em 10 de fevereiro de 1916.
Lendo as obras de Santa Teresinha e Beata Elisabeth da Trindade, durante um retiro espiritual, nasceu sua vocação para a vida de clausura.
Ingressou primeiramente no Carmelo de Mogi das Cruzes/SP, no 29 de maio de 1937.
Ao receber o hábito de noviça escolheu o nome de Tereza Margarida do Coração de Maria. Emitiu os votos solenes no dia 2 de fevereiro de 1942.
O Carmelo de Mogi das Cruzes era úmido demais, o que prejudicava a saúde das irmãs. A comunidade transferiu-se, então, para um novo Carmelo especialmente construído em Aparecida/SP, Carmelo Santa Teresinha.
Depois de algum tempo, diversos bispos pediram ao Carmelo de Aparecida a fundação de um novo Carmelo em suas dioceses. Entre estes estava o pedido insistente do Mons. João Rabelo de Mesquita, Vigário Geral da Diocese de Campanha. Irmã Tereza Margarida foi indicada e proposta para tal missão.
O mosteiro tornou-se cada vez mais um ponto de referência para os fiéis da região. Muitos procuravam a Nossa Mãe para pedir conselhos, orientação espiritual e ajuda. Logo as pessoas, como sinal de veneração e afeto começaram a chamá-la de Nossa Mãe.
Após um período de doença, adormeceu no Senhor, no dia 14 de novembro de 2005.
O carisma que a tornou conhecida na cidade, na diocese, e muito confiável ao povo de Deus, foi a sua capacidade de ouvir e aconselhar.
Devido à fama de santidade e de graças alcançadas por sua intercessão, o Bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, de acordo com a Comunidade do Carmelo São José, introduziu em Roma o pedido para abertura do Processo de Beatificação, cujo Postulador é o Dr. Paolo Vilotta.
Chegando a resposta afirmativa de Roma, o Tribunal Eclesiástico foi constituído.
Pedimos comunicar todas as graças alcançadas pela intercessão de “Nossa Mãe” ao seguinte endereço:
Carmelo São José
Rua Amazonas, 40 - Bairro Santa Inês
Cep.: 37.190-000 - Três Pontas/MG
E-mail: carmelo3pontas@tpnet.psi.br