Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 5 de maio de 2012

Papa destaca importância da educação católica

Neste sábado, 5, o Papa Bento XVI falou sobre a importância da educação católica durante um encontro com um grupo de bispos da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos. A reunião está sendo realizada em Roma por ocasião da visita ad limina Apostolorum

Bento XVI se referiu às escolas católicas como “um recurso essencial para a nova evangelização”. O Santo Padre insistiu que uma educação católica deve estar ao alcance de todas as famílias, independentemente de sua situação financeira.

Voltando a atenção para o ensino superior, o Papa Bento XVI afirmou que as faculdades e universidades "precisam reafirmar sua identidade distinta na fidelidade aos seus ideais fundadores e missão da Igreja à serviço do Evangelho."

O Pontífice disse que isso inclui a obrigação das faculdade teológicas em receber o mandato do bispo local previsto no Código de Direito Canônico. “A questão da identidade católica, não apenas no nível universitário, implica muito mais que o ensino religioso ou a mera presença de uma capelania no campus", disse o Papa aos bispos. 

“Também com frequência, pelo que parece, as escolas e universidades católicas têm falhado em desafiar os estudantes a reapropriar-se de sua fé como parte de uma excitante descoberta intelectual que marca a experiência da educação superior”, contiuou o pontífice. "O fato de tantos novos alunos encontram-se dissociados dos sistemas escolares, família e comunidade de apoio, que anteriormente facilitou a transmissão da fé, devem continuamente estimular as instituições católicas de ensino para criar novas redes eficazes de apoio", destacou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário