Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/Diocese de Guarabira.
Levar as informações da Igreja no Mundo e em Nossa Paróquia

sábado, 29 de outubro de 2011

Jornal A Igreja é Notícia 32ª Edição

Notícias em Destaque:

- Concurso para escolher hino da JMJ 2013 será lançado neste domingo;
- Divulgação da JMJ recebe prêmio de eficácia publicitária;
- Nomeada comissão especial da CNBB para a JMJ 2013;
- Cristão deve caminhar contra a corrente, afirma Bento XVI;
- Cura milagrosa de mexicana atribuída ao Beato João Paulo II será estudada;
- Cristão é rebaixado no emprego e sofre diminuição de salário só por comentar brandamente contra "casamento" gay nas igrejas;
- Agenda da Semana:


30/10 (Domingo):


- 09:00hrs Missa na Matriz;
- 19:00hrs Missa na Matriz;
- Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição para Lagoa de Barro(30/10 à 03/11) e Gruta de Cobra(03/11 à 06/11).


31/10 (Segunda):


- 19:00hrs Missa na Matriz.


02/11 (Quarta):


- 16:00hrs Missa de Finados no Cemitério.


03/11 (Quinta):


- 15:30hrs Missa em São Bento;
- 19:00hrs Missa na Universidade;
- 19:00hrs Missa na Capela São Francisco;
- 19:30hrs Adoração ao Santíssimo na Matriz.


04/11 (Sexta):


- 07:00hrs Missa na Matriz;
- 15:30hrs Missa em Tanque Comprido;
- 19:00hrs Missa na Usina Santa Maria;
- 19:00hrs Missa em Cepilho.


05/11 (Sábado):


- 15:30hrs Missa em Mazagão;
- 19:00hrs Missa em Mata Limpa;
- 19:00hrs Missa na Matriz.


De 07/11 à 11/11 Missão do Dízimo na Zona Urbana(Bairros da Cidade), com visitas e Celebrações Eucarísticas em cada Bairro, acompanhe programação na próxima semana.



Concurso para escolher Hino da JMJ 2013 será lançado neste domingo

O Instituto JMJ Rio2013 lançará neste domingo, 30, o concurso que irá escolher a letra do Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento reunirá jovens do mundo inteiro na cidade do Rio de Janeiro em julho de 2013. 


O lançamento do concurso, com as informações do regulamento serão dados pelo presidente do Instituto e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, durante a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ), na Cidade do Samba, a partir das 9h.


Assim como a Logomarca, o Hino faz parte da identidade da JMJ e animará os preparativos e a realização do evento que irá trazer o Papa Bento XVI ao Brasil para este tradicional encontro com os jovens. 


O regulamento do Concurso para a escolha da letra do Hino da JMJ Rio2013 e a ficha de inscrição estarão disponíveis no site oficial da Jornada (www.rio2013.com ) a partir do dia 1º de novembro.


"Nós sabemos que o hino é parte integrante do rosto da Jornada Mundial da Juventude, pois ele vai expressar exatamente toda a realidade da JMJ, toda essa realidade do encontro do Cristo com os jovens. Qualquer brasileiro pode participar desse momento fazendo a sua letra e concorrendo também para que ela seja escolhida como o hino oficial da JMJ", disse o Diácono Arnaldo Rodrigues, responsável pelo Setor de Preparação Pastoral da JMJ 2013.


O DNJ será o primeiro encontro oficial com os jovens, neste caminho de preparação para a JMJ Rio2013. E tem como objetivo celebrar a alegria e vivacidade da juventude católica carioca. Na programação, shows com bandas e DJs católicos, stand up comedy, palestras e oficinas. Às 10h, uma Missa será presidida por Dom Orani João Tempesta e, após a celebração, o Arcebispo do Rio fará o anúncio do concurso para a escolha do Hino da JMJ. Já à tarde haverá uma palestra com a co-fundadora da Comunidade Católica Shalom, Emmir Nogueira.


O que é a Jornada Mundial da Juventude?


A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens para celebrar a mensagem de amor, paz e união pregada por Jesus Cristo. O encontro dura aproximadamente uma semana. A última edição da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu cerca de dois milhões de jovens do mundo inteiro.


O próximo encontro está marcado para 2013, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz dos jovens e do Ícone de Nossa Senhora no país. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul em preparação para a JMJ RIO2013.

Divulgação da JMJ recebe prêmio de eficácia publicitária

A comunicação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi premiada pela Associação Espanhola de Ouro e Eficácia dos Meios. O evento que reúne milhares de jovens católicos a cada edição, recebeu a audiência de 55 milhões de pessoas em todo o mundo durante a última JMJ de Madri, que aconteceu no último mês de agosto. 
A internet foi um dos protagonistas na difusão da JMJ, com meio milhão de seguidores no Facebook e mais de 6 milhões de visitas na página oficial do evento.


De acordo com o boletim oficial, divulgado pela assessoria de imprensa do evento, todos os espaços comerciais que se referiam à Jornada Mundial da Juventude foram distribuídos gratuitamente por 65 meios de comunicação locais, nacionais e internacionais.

NOMEADA COMISSÃO ESPECIAL DA CNBB PARA A JMJ 2013

Nesta quinta-feira, 27 de outubro, a presidência da CNBB nomeou a Comissão Especial para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Esta comissão e suas equipes, cujas possibilidades principais dizem respeito à Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora e à Pré-Jornada, trabalharão integradas ao Comitê Organizador Local (COL) da JMJ da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Compõem a Comissão:
Dom Leonardo Steiner (Coordenador)
Dom Eduardo Pinheiro da Silva (Secretário Geral)
Dom Joaquim Giovani Mol
Pe. Antonio Ramos do Prado
Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro
Sr. Francisco Vitor Bouisson
Sr. Hugo José Sarubbi Cysneiros Oliveira
Ir. Maria Eugênia Lloris
Ir. Roziana Abílio Freire
Pe. Valdeir dos Santos Goulart
Sr. Vitor César do Carmo Dalmas
As Equipes de Trabalho serão coordenadas por: Pe. João Carlos Almeida, Pe. Sérgio Lúcio A. Costa, Sr. José Wilde Alencar dos Santos, Sr. André Jorge Simão e Pe. Alex Cordeiro. Junto a estas Equipes trabalharão vários outros jovens e adultos.

Cristão deve caminhar contra a corrente, afirma Bento XVI

O Papa Bento XVI recebeu os Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (Ceast) em audiência na manhã deste sábado, 29. Os prelados africanos fazem sua visita ad Limina Apostolorum e encontraram-se com o Pontífice na Sala do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano.


"Os cristãos respiram o espírito do seu tempo e sofrem a pressão dos costumes da sociedade em que vivem; mas, pela graça do Batismo, são chamados a renunciar às tendências nocivas imperantes e a caminhar contra a corrente guiados pelo espírito das Bem-aventuranças", ressaltou.

Nesta linha, o Papa abordou três obstáculos onde naufragam a vontade dos santomenses e angolanos que aderiram a Cristo.


1 - "amigamento" - contradiz o plano de Deus para a geração e a família humana. O número de matrimônios católicos naquela região é bastante pequeno, tanto que a Conferência Episcopal escolheu o matrimônio e a família como prioridades pastorais do triênio em curso. "O amor esponsal deve ser único e indissolúvel como a aliança entre Cristo e a sua Igreja. Este tesouro precioso deve ser salvaguardado, custe o que custar", afirma Bento XVI;
2 - coração dos batizados ainda dividido entre o cristianismo e as religiões tradicionais africanas - um efeito abominável dessa realidade é a marginalização e mesmo o assassinato de crianças e idosos, a que são condenados por falsos ditames de feitiçaria. O Papa propõe um trabalho conjunto das comunidades eclesiais afetadas pelo problema. "Aflitos com os problemas da vida, não hesitam em recorrer a práticas incompatíveis com o seguimento de Cristo", indica;
3 - resquícios de tribalismo étnico palpáveis nas atitudes de comunidades que tendem a fechar-se, não aceitando pessoas originárias de outras partes da nação - Bento XVI recorda que, na Igreja, como nova família de todos os que acreditam em Cristo, não há lugar para qualquer tipo de divisão. "Ao redor do altar, reúnem-se homens e mulheres de tribos, línguas e nações diversas, que, partilhando o mesmo corpo e sangue de Jesus-Eucaristia, se tornam irmãos e irmãs verdadeiramente consanguíneos", explica.


Próxima visita

O Santo Padre indicou que o anúncio da alegria da fé é o serviço comum dos Pastores. Nesse sentido, falou sobre sua decisão de proclamar um Ano da Fépara que a Igreja inteira "possa oferecer a todos um rosto mais belo e credível, transparência mais clara do rosto do Senhor".



Bento XVI recordou que, em novembro, fará uma visita apostólica ao Benim para entregar a Exortação Apostólica fruto da Segunda Assembleia para a África do Sínodo dos BisposEle também lembrou com alegria de sua visita à África, em março de 2009, "durante a qual pude encontrar-me convosco e, convosco, celebrar Jesus Cristo no meio de um povo que não se cansa de O procurar, amar e servir com generosidade e alegria. Guardo aquele povo no coração e, de certo modo, esperava a vossa vinda para ter notícias dele", disse.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cura milagrosa de mexicana atribuída ao Beato João Paulo II será estudada

A Rádio Vaticano informou que a Arquidiocese de Yucatán (México) estudará o caso de uma mulher mexicana que padecia de um grave tumor na garganta e que assegura ter sido curada pela intercessão do Beato João Paulo II.

"O Padre Jorge Oscar Herrera Vargas, porta-voz da Arquidiocese de Yucatán, quem informou que o suposto milagre da Sra. Sara Guadalupe Fontes será estudado por um tribunal eclesiástico do Estado que se encarregará de reunir os documentos que serão enviados ao representante do Vaticano e postulador da causa de canonização do beato Papa, Dom Slawomir Oder, para que determine se formará parte da proposta", informou Rádio Vaticano em seu sítio Web.

Do mesmo modo, a nota explica que "a Sra. Sara Fontes se curou em uma semana de um tumor que obstruía 80% de sua garganta e que lhe impedia de comer e respirar bem, por isso requeria uma cirurgia urgente; mas pela suposta intercessão do beato João Paulo II, cujas relíquias foram levadas ao México há poucos dias, esta devota do Papa se curou repentinamente".

O caso mexicano

Conforme informa Sipse.com, "a história de Sara começou no dia 20 de agosto, quando através de um exame médico no qual foi detectado o pólipo. Depois das moléstias e doenças, o especialista lhe recomendou que era necessário uma intervenção para extrair o tumor; foi então quando decidiram ir ao seguro social e programaram a cirurgia para o dia 28 de setembro, em status de urgente".

"Três dias antes, a câmara endoscópica do nosocômio se queimou e o dia que lhe correspondia entrar em sala de cirurgia, informaram-lhe que esta havia sido cancelada e postergada para o dia 30 de setembro", acrescenta.

A família de Sara procurou submetê-la à cirurgia em uma clínica particular. Praticaram-lhe uma "endoscopia para verificar se devia ser entubada (traqueotomia). Nesse processo, o médico surpreso lhes deu a notícia que mudou a sua vida".

"Tenho duas notícias uma boa e uma má, disse-me (o médico), a má é que eu não vou operá-la e a boa é que você se salvou, a senhora não tem nada, então me pus a chorar, logo nos mostrou o vídeo; eu nem podia vê-lo, meu marido o viu e já não havia nada, o pólipo não estava lá", relatou Sara.

Sara assegura que desde antes que as relíquias chegassem "começou a orar intensamente e colocava uma imagem do Papa em seu peito e sua garganta, para pedir que intercedesse por ela".

"Dois dias antes da visita do Papa peregrino sua garganta se livrou do tumor. Para dar graças visitou as relíquias na Igreja Catedral e nos próximos dias lhe farão novos estudos para dar seguimento a seu caso", acrescenta Sipse.com.

Cristão é rebaixado no emprego e sofre diminuição de salário só por comentar brandamente contra "casamento" gay nas igrejas

Um cristão administrador de propriedades na Inglaterra foi rebaixado em seu emprego, sofreu um corte de 22 mil dólares anuais em seu salário e quase foi despedido por fazer um comentário no Facebook de que as igrejas cristãs não deveriam ser forçadas a participar de cerimônias de união de mesmo sexo.
Adrian Smith, de 54 anos, foi declarado, por um consórcio de moradia financiado por impostos, como culpado de "má conduta grave" depois que ele disse, numa linha de comentário no Facebook, que permitir cerimônias de mesmo sexo nas igrejas é "levar a igualdade longe demais".

Escrevendo em sua própria página de Facebook, que não estava acessível a ninguém mais do que seus amigos de Facebook, Smith havia dado uma resposta a uma notícia da BBC sobre uma nova lei polêmica que permitiria que as igrejas conduzissem cerimônias de mesmo sexo. Indagado se o comentário dele significava que ele não aprovava a lei que havia sido proposta, Smith respondeu: "Não, não realmente. Não compreendo o motivo por que as pessoas que não têm fé e não creem em Cristo quereriam se casar na igreja. A Bíblia é bastante específica que o casamento é para homens e mulheres. Se o Estado quer oferecer casamentos civis para os homossexuais, então cabe ao Estado; mas o Estado não deveria impor suas normas em lugares de fé e consciência".

O consórcio telefonou para a casa de Smith e o chamou para uma reunião disciplinar depois que outro membro do consórcio se queixou. O Consórcio de Moradia de Trafford (CMT), que administra as casas em Sale, na Grande Manchester, removeu Smith de sua posição administrativa que lhe dava um salário de 56 mil dólares por ano, reempregando-o como um "conselheiro" com um salário de 33.500 dólares.
Com a assistência legal do Instituto Cristão, Smith está processando, dizendo que o consórcio quebrou seu contrato ao violar seus direitos de livre expressão e liberdade religiosa.
O sindicato fez uma declaração para a BBC, dizendo que seu código de conduta atualizado "claramente delimitava como os funcionários podem utilizar os sites de relacionamento social como o Facebook".

"Uns três meses depois que esse novo código foi publicado, o sr. Smith, sem nossa autoridade ou conhecimento e numa página de Facebook que o identificava como administrador no Consórcio de Moradia Trafford, fez comentários que se verificou, por uma investigação disciplinar total em que ele tinha representação do sindicato, que ele quebrou o código de conduta da empresa e outras políticas. "O sr. Smith foi disciplinado por quebra das normas da empresa. O consórcio não fez comentário algum acerca de quaisquer convicções pessoais que ele tem".
Tom Ellis, advogado de Smith que trabalha no escritório de advocacia Aughton Ainsworth com sede em Manchester, disse que Smith ficou "chocado e angustiado" com o incidente.

"Como cristão, Adrian crê nos valores da justiça, cortesia e respeito pela opinião dos outros. Esses são os valores de uma sociedade madura e saudável. Certamente, isso deixa espaço para colegas debaterem e até discordarem sobre os assuntos da atualidade. Conversas como essa ocorrem em escritórios e fábricas de norte a sul do país todos os dias".

O incidente vem despertando indignação entre alguns dos populares colunistas de jornal da Inglaterra, até mesmo colunistas da esquerda. Ally Fogg, colunista do jornal Guardian, comentou que Smith havia "expressado, de modo cortês, algumas opiniões relativamente suaves" sobre a questão. "Se o consórcio está preocupado com sua reputação de ser inclusivo e tolerante, não precisava ter agido de forma tão horrível", escreveu Fogg.

sábado, 22 de outubro de 2011

Jornal A Igreja é Notícia 31ª Edição

Notícias em Destaque:

- Papa recebe tocha da corrida pela paz na Terra Santa;
- Padre leva tiro em tentativa de assalto na fronteira oeste do Estado do RS;
- Vaticano e Bispos da Itália deploram violência e destruição de imagem da Virgem de Lourdes em Roma;
- Grã-Bretanha vai tirar as palavras pai e mãe dos documentos;
- Filipinas: Padre Fausto Tentorio, missionário de origem italiana assassinado;
- Arquidiocese de SP comemora canonização de três missionários;
- Agenda da Semana:


Domingo (23/10):


09:00hrs Missa na Matriz;
15:30hrs Missa em Mata Limpa;
19:00hrs Missa na Matriz.
Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição em Chã da Pia (23/10 à 30/10).


Segunda (24/10):


19:00hrs Missa na Matriz.


Quarta (26/10):


15:30hrs Missa em Engenho Cipó;
19:00hrs Missa no Frei Damião.


Quinta (27/10):


19:00hrs Missa em Gruta de Cobra;
19:30hrs Adoração ao Santíssimo na Matriz.


Sexta (28/10):


15:30hrs Missa em Grutão;
19:00hrs Missa em Mata Limpa;
19:00hrs Reunião com os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão no PIO XII.


Sábado (29/10):


19:00hrs Missa na Matriz.



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PAPA RECEBE TOCHA DA CORRIDA PELA PAZ NA TERRA SANTA


Bento XVI recebeu, na última quarta-feira, durante a audiência geral na Praça de São Pedro, a tocha que será carregada durante o percurso da 8ª edição dos JP Games.
A corrida para promover a paz na Terra Santa, organizada pelo Centro Esportivo Italiano e pela Obra Romana de Peregrinações, começa hoje e conclui no dia 25 de outubro, segundo informa oL’Osservatore Romano em sua edição de ontem.
Durante o percurso dos “Jogos João Paulo II – Peregrinos da Paz na Terra Santa”, várias pessoas carregarão a tocha, entre elas a campeã paralímpica Giusy Versace e o ex-jogador de futebol Demetrio Albertini.
A corrida dos JP Games 2011, de 12 quilômetros, sairá de Belém e se deterá no ponto de controle que divide os territórios israelense e palestino, para acabar no auditório do centro de Nossa Senhora de Jerusalém.
No checkpoint, um time israelense, um palestino, um da Associação Italiana de Jogadores de Futebol e outro composto por jovens da “Liga Pro” jogarão uma partida de futebol.
Um grupo de campeões se uniu à manifestação, prestando sua imagem e voz para convidar à participação nesta iniciativa em homenagem a João Paulo II.
Segundo os organizadores, unir a peregrinação ao esporte favorece o diálogo entre os povos e abre caminhos para uma possibilidade nova para aqueles que moram na Terra Santa.
O acontecimento é patrocinado pelo Conselho Pontifício para os Leigos, pelo CONI e pelo Departamento de Pastoral do Tempo Livre, Turismo e Esporte da Conferência Episcopal Italiana.
Os jogos terão seu cume no dia 22 de outubro, memória litúrgica do Beato João Paulo II e aniversário do início do seu ministério como vigário de Cristo.
Desde 2010, os JPII Games incluem, além da histórica corrida Belém-Jerusalém, também outras disciplinas esportivas.
Nesta iniciativa de paz estão envolvidas instituições internacionais e europeias, como o Quarteto para o Oriente Médio, o Parlamento Europeu e os Sport Makers italianos.
O Papa João Paulo II, ele mesmo um esportista, encontrou-se frequentemente com o mundo do esporte durante seu ministério apostólico.
Durante o Jubileu dos Esportistas do ano 2000, o Pontífice polonês sublinhou a “grande importância da prática esportiva, porque pode favorecer a afirmação de valores importantes nos jovens, como a lealdade, a perseverança, a amizade, a partilha e a solidariedade”.
A lógica do esporte, recordava em 1984, é também a lógica da vida: “Sem sacrifícios, não se pode obter resultados importantes nem tampouco autênticas satisfações”.
“Todo cristão está chamado a ser um válido atleta de Cristo, isto é, uma testemunha fiel e valente do seu Evangelho – afirmou. Mas, para conseguir isso, é necessário perseverar na oração, treinar a virtude e seguir, em todo momento, o divino Mestre.”

Padre leva tiro em tentativa de assalto na fronteira oeste do Estado do RS


Um padre foi ferido em tentativa de assalto na madrugada da última segunda-feira (17/10) enquanto voltava para Santana do Livramento depois de um jantar na cidade uruguaia de Riveira. Felipe Oliveira Peres, 34 anos, estava a pé quando foi atacado em frente ao Parque Internacional.
Dois homens, um deles armado, anunciaram o assalto e pediram dinheiro ao padre. Em seguida, um deles atirou, atingindo o ombro direito do religioso.
De acordo com um membro da paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde o padre atua, mesmo ferido ele teria conseguido chegar em casa, que fica próximo ao local do assalto. O padre pegou o carro e buscou atendimento no Centro Hospitalar Santanense (CHS). Os dois bandidos fugiram sem levar nada.
O estado de saúde do pároco é bom e a perspectiva é de que ele receberia alta ainda nesta semana. A Polícia Civil investiga o caso.

Vaticano e Bispos da Itália deploram violência e destruição de imagem da Virgem de Lourdes em Roma


O Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, deplorou a violência e a destruição de um crucifixo e uma imagem da Virgem da Lourdes durante a manifestação dos "indignados" em Roma que se uniram ao protesto mundial (15- O, em referência a 15 de outubro) deste movimento surgido na Espanha.
No sábado 15 de outubro um grupo de vândalos em Roma saquearam lojas e bancos, queimaram veículos e enfrentaram as forças da ordem. Faziam parte de uma manifestação que começou na Praça da República e que terminou na Plaza São João do Latrão na Cidade Eterna.
O Pe. Lombardi disse no dia 16 de outubro sobre estes fatos que "a violência ocorrida ontem em Roma é inaceitável e injustificada. Condenamos toda a violência e também aquela contra os símbolos religiosos".
A manifestação do sábado era parte da iniciativa mundial que uniu centenas de cidades como Barcelona, Nova Iorque, Sydney, entre outros, aonde os "indignados" protestaram por "uma mudança global" da situação econômica, política e social.
A cruz e a imagem da Virgem de Lourdes que destruíram os manifestantes em Roma se encontravam na antiga paróquia dos Santos Marcelino e Pedro em Latrão.
O jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR) recolhe em sua edição para o dia 18 de outubro as declarações do Presidente da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Angelo Bagnasco, quem afirmou que "não podemos não expressar nosso total rechaço pela violência organizada por facínoras que turvaram a muitos que tentavam manifestar de modo pacífico suas preocupações".
O Vigário do Papa para a diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, disse à sua vez que "a violência gratuita que profanou imagens sagradas, a agressão a pessoas e a destruição de coisas não podem ser não justificadas".
"Roma, cidade acolhedora, que recebe a cada dia milhares de peregrinos e turistas, ficou agora ferida", acrescentou.
O Arcebispo de Milão, Cardeal Angelo Scola, disse em sua homilia de ontem na festa da dedicação da Catedral dessa cidade que "ofende-nos profundamente como cristãos a destruição da estátua da Virgem e a profanação do crucifixo, mas o episódio, além de nos ofender, entristece-nos muito e nos enche de dor de maneira grave porque expressa uma grave violência do sentido comum do humano".
É necessário, disse o Cardeal, "responder com paz e justiça, reagir no sentido nobre da palavra, construindo boas relações. Não podemos sofrer tudo de modo inelutável".
O LOR conclui ressaltando que nos 82 países onde se deram os protestos, "não se registrou felizmente graves desordens. Em Nova Iorque a polícia prendeu 40 pessoas que não obedeceram a ordem de sair de Times Square. Mas não há rastros de violência, exceto os de Roma".

Grã-Bretanha vai tirar as palavras pai e mãe dos documentos


A Grã-Bretanha vai tirar as palavras “pai” e “mãe” dos documentos oficiais, substituindo-as por “progenitor 1” e “progenitor 2”, para evitar o constrangimento de casais homossexuais e de seus filhos. A BBC informou que a mudança vai começar pelo passaporte.
Outros países europeus deverão seguir o exemplo britânico.
Trata-se de uma tendência que já se verifica no Parlamento Europeu. No ano passado, a instituição recomendou aos seus integrantes que não usassem “Miss”, “Mademoiselle”, “Seniora and Seniorita” porque esses prenomes de tratamento indicam uma identidade sexual que pode ofender as pessoas.
O departamento de Estado dos Estados Unidos chegou a cogitar a mudança no passaporte, mas desistiu, ao menos por ora, por causa de uma forte oposição de grupos religiosos.
Em relação à Grã-Bretanha, Pavel Parfentyev, presidente da organização religiosa Pelos Direitos da Família, disse que a supressão da “mãe” e “pai” dos documentos significa mais uma vitória dos movimentos de  gays e lésbicas cujo propósito é destruir as famílias tradicionais.
“Isso só foi possível”, disse, “graças à cooperação de organizações como a ONU e o Conselho da Europa”.
No Brasil, o movimento gay está protestando contra a propaganda na TV do PSC (Partidão Social Cristão),  que ressaltou que a família é constituída por homem e mulher, excluindo, assim, outras formações de casais.

Filipinas: Padre Fausto Tentorio, missionário de origem italiana assassinado


A vida do Pe. Fausto Tentorio, missionário de origem italiana assassinado na última segunda-feira (17/10) nas Filipinas, foi um “dom total”, afirmou o Pe. Bernardo Cervellera, missionário do Instituto Pontifício de Missões Exteriores (PIME) e diretor de AsiaNews.
O Pe. Fausto, pároco de Akaran (província de Cotabato, na ilha de Mindanau), foi assassinado pouco depois de ter celebrado a Missa e antes de ir a Kidapawan para encontrar-se com os demais sacerdotes da diocese.
O assassino, com o rosto coberto por um capacete, aproximou-se dele e golpeou-lhe a cabeça e as costas, afastando-se depois em uma motocicleta, com um cúmplice.
O sacerdote foi transladado ao hospital, mas os médicos não puderam fazer nada além de constatar o falecimento.
Cervellera destacou da vida do Pe. Fausto as “longas visitas pastorais de moto, de carro ou a cavalo, para encontrar-se com os grupos tribais mais perdidos; dormir sobre uma esteira no chão; comer as pobres coisas dos indígenas para construir uma igreja na qual ser estrangeiro ou local não cria marginalização ou diferenças injustas; comprometer-se na educação de crianças e adultos”.
“O Pe. Tentorio era um homem de poucas palavras e de quem nos restam poucos escritos – afirmou. Mas permanece forte o carinho que os indígenas tinham por ele, vivo e morto.”
O sacerdote assassinado tinha 50 anos e se encontrava nas Filipinas há mais de 32.
“Carinhosamente, nós colocamos nele o apelido de 'o tribal', por como se identificava com os lumad, os indígenas dos quais durante 30 anos foi o defensor contra todo tipo de discriminações”, referiu a MISNA o seu irmão, Pe.Giulio Mariani, diretor do Centro Missionário Euntes, em Zamboanga.
“Ele se vestia como eles, falava a sua língua, conhecia a sua cultura – acrescentou. Os missionários do PIME perderam um amigo; os lumad perderam um pai, um irmão. Sabiam que ele teria feito qualquer coisa por eles.”
Em 2003, o Pe. Fausto escapou de um atentado. De certa forma, seu assassino “pegou todos de surpresa”, explicou à agência vaticana Fides o Pe. Giovanni Vettorello, também do PIME.
“Não vivemos uma fase de especial tensão, como no passado. Certamente, o trabalho missionário comporta sempre riscos, mas o Pe. Tentorio não tinha inimigos, nem me disse jamais que havia recebido ameaças, nem houve nenhum episódio detonante para motivar o delito. Também era uma pessoa muito astuta e prudente”, disse Vettorello.
O sacerdote continuou explicando que o Pe. Tentorio “dedicou toda a sua vida ao serviço da alfabetização e do desenvolvimento dos indígenas chamados lumads, em particular da tribo dos manobo”.
Nesta obra, às vezes “podem surgir problemas relativos à prioridade de terras, aos conflitos entre agricultores, às disputas entre tribos diversas, mas ninguém esperava um acontecimento trágico assim”.
“Tenho certeza de que o sangue do Pe. Fausto é o sangue de um mártir, que dará bons frutos para a missão nas Filipinas”, destacou o Pe. Giovani.
Por outro lado, o bispo, Dom Romulo de la Cruz, mostrou-se “comovido e sem palavras” pela tragédia.
O corpo do Pe. Fausto foi levado à sua paróquia, onde os fiéis o velaram, rezando sem cessar.
O Pe. Tentorio é o terceiro missionário italiano do PIME assassinado na ilha de Mindanau. Em 1985, o Pe. Tullio Favali foi assassinado em Tulunan por um grupo de guardas privados armados, enquanto, em 1992, foi assassinado em Zamboanga City o Pe. Salvatore Carzedda, comprometido no diálogo com os muçulmanos.

Arquidiocese de SP comemora canonização de três missionários

Neste domingo, 23, a Igreja celebra o 85º Dia Mundial das Missões. Para marcar a data, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, preside missa na Catedral da Sé, às 15 horas. A celebração também acontece em ação de graças pelas canonizações de três missionários em Roma.

Na manhã deste domingo, na Praça de São Pedro, o Papa Bento 16 preside a canonização dos beatos Guido Maria Conforti (1865-1931), arcebispo-bispo de Parma, fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Estrangeira (missionários xaverianos); Luigi (Luís) Guanella (1842-1915), sacerdote, fundador (Guanellianos); e Bonifacia Rodríguez de Castro (1837-1905), fundadora da Congregação das Servas de São José.
As congregações fundadas por Luís Guanella e Guido Conforti estão presentes no Brasil, com obras na Arquidiocese de São Paulo. Por este motivo, dom Odilo convida todos os missionários presentes na Arquidiocese, especialmente das duas famílias religiosas que terão seus fundadores canonizados, a participarem da celebração eucarística na catedral.
O processo canonização do Beato Guido Conforti também tem uma ligação com o Brasil devido ao fato de o milagre reconhecido pela Santa Sé para sua canonização ter acontecido em Minas Gerais. (saiba mais aqui).
Na Arquidiocese de São Paulo, os guanellianos estão presentes na Paróquia Santa Cruz, na Região Episcopal Santana, e mantém uma creche, um centro de atendimento para a juventude e o “Recanto Nossa Senhora de Lourdes”, cujo trabalho esta voltado para a reabilitação de crianças com necessidades educacionais especiais.
Já os xaverianos possuem sua casa provincial localizada no bairro da Vila Mariana, zona sul da capital paulista e desempenham trabalhos missionários junto a comunidades na periferia da zona leste cidade.
Também, neste final de semana a coleta das missas em todo o Brasil será destinada para a Campanha Missionária 2011, promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), cujo tema é “Missão na Ecologia”, diretamente ligado ao tema da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, que falou sobre “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

sábado, 15 de outubro de 2011

Jornal A Igreja é Notícia 30ª Edição

Notícias em Destaque:


Bento XVI celebrará Missa pelos povos da América Latina;

Concílio Vaticano II: a Igreja em diálogo com a sociedade moderna;

Índia: Pagãos tentam impedir crescimento da Igreja Católica;

SOMÁLIA: Cristão decapitado;

Aluna é proibida de usar rosário em escola americana;

Cristãos tem sido executados no Sudão;

- Agenda da Semana:

16/10:
09:00hrs Missa na Matriz;
10:30hrs Batizados na Matriz;
15:30hrs Missa na Usina Santa Maria;
19:00hrs Missa na Matriz;
Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição de 16 a 19/10 Tabuleiro de Muquém e de 19 a 23/10 em São Bento.

17/10:
19:00hrs Missa na Matriz.

19/10:
15:30hrs Missa em Chã de Santo Antônio;
19:00hrs Missa no Conjunto do Fogo;
19:00hrs Terço dos Homens na Igreja do Rosário;
19:00hrs Grupo de Oração Chama Viva na Igreja Matriz;
19:00hrs Seminário de Vida no Espírito Santo Grupo Estrela da Manhã na Capela do Mutirão.

20/10:
15:30hrs Missa em Boa Vista;
19:00hrs Missa na Jussara;
19:30hrs Adoração ao Santíssimo na Igreja Matriz.

21/10:
15:30hrs Missa em Sítio Velho;
19:00hrs Missa no Macacos.

22/10:
15:30hrs Missa em Cepilho;
15:30hrs Missa em Lagoa de Barro;
19:00hrs Missa em Muquém;
19:00hrs Grupo de Oração Vida no Conjunto do Fogo;
19:00hrs Missa na Matriz.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Bento XVI celebrará Missa pelos povos da América Latina

O Papa Bento XVI celebrará uma Missa pelos povos da América Latina na Basílica Vaticana no dia 12 de dezembro, às 17h30 (horário de Roma), dia em que é celebrada a Festa da Virgem de Guadalupe, padroeira da América Latina.

“Esta iniciativa representa um gesto de atenção, afeto e solidariedade por parte do Santo Padre para com os povos e as nações do 'continente da esperança' ”, salienta o comunicado da Pontifícia Comissão para a América Latina.

O comunicado publicado nesta quinta-feira, 13, que este como um abraço do Papa aos povos que acolheram o Evangelho de Jesus Cristo. Os latino-americanos representam 40% dos batizados da Igreja Católica no mundo, destaca a Pontifícia Comissão que salienta também a grande devoção mariana dos latino-americanos bem com a fiel comunhão com a Santa Sé.

“Tal iniciativa é um sinal da contribuição original que a Igreja Católica oferece para comemorar, a luz da verdade histórica, o presente bicentenário [de independência da América Latina], a fim de iluminar a atual situação da América Latina e alimentar a esperança por um futuro de paz e justiça”.

Na Santa Missa estarão presentes membros da Cúria Romana, do corpo diplomático junto à Santa Sé, do Estado do Vaticano, sacerdotes, religiosos e religiosas, cidadãos latino-americanos que estudam ou residem em Roma e personalidades públicas da América Latina.

Índia: Pagãos tentam impedir crescimento da Igreja Católica


A igreja de Nossa Senhora de Vailankanni, Kerala (Índia), foi vandalizada por fanáticos pagãos, que destruíram o altar, ornamentos sagrados e confessionários, tendo ainda ameaçado os fiéis que acudiram em grande número ao ouvirem o tumulto.
Os fanáticos hinduístas e islâmicos estão furiosos com o progresso do catolicismo na Índia. No estado de Kerala, 20% da população já é católica. Dirigindo-se aos católicos, que desejavam revidar as agressões, o bispo diocesano, D. Stanley Roman, disse: “Agiremos segundo a lei”Como na época das perseguições romanas, em que o paganismo se desfez de podre e a Igreja Católica emergiu triunfante das catacumbas, cabe agora aos católicos indianos perseverar, lutar e esperar o triunfo do Imaculado Coração de Maria prometido em Fátima.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Concílio Vaticano II: a Igreja em diálogo com a sociedade moderna


“Veneráveis irmãos e diletos filhos nossos! Pronunciamos diante de vós, tremendo um pouco de comoção, mas juntamente com uma firmeza de propósito, o nome e a proposta da dúplice celebração: Um Sínodo Diocesano para a diocese de Roma e um Concílio Ecumênico para a Igreja Universal” (Papa João XXIII, em 29 de janeiro de 1959 na Basílica de São Paulo fora dos Muros, em Roma). Essa foi a primeira vez que o então Papa João XXIII citou a realização de um novo Concílio, que mais tarde se chamaria Concílio Vaticano II, cuja convocação oficial aconteceu somente em 25 de dezembro de 1961, através da Constituição ApostólicaHumanae Salutis. Menos de um ano depois, em 11 de outubro de 1962 iniciou-se oficialmente o o 21º Concílio Ecumênico que mudaria de uma vez por todas, vários aspectos pastorais da Igreja Católica. No primeiro capítulo do documento de convocação do Concílio, o Papa João XXIII explicou o que o levou a fazer tal convite à Igreja Universal.

“Diante deste duplo espetáculo: um mundo que revela um grave estado de indigência espiritual e a Igreja de Cristo, tão vibrante de vitalidade, nós, desde quando subimos ao supremo pontificado, não obstante nossa indignidade e por um desígnio da Providência, sentimos logo o urgente dever de conclamar os nossos filhos para dar à Igreja a possibilidade de contribuir mais eficazmente na solução dos problemas da idade moderna” (Papa João XXIII na Constituição ApostólicaHumanae Salutis, 1961).

Um concílio que foi preparado em espírito de oração.

Em 1 de julho de 1962, meses antes do início do Concílio, o “Papa bom” como era conhecido João XXIII, convocou a todos, incluindo o clero e o laicato, a intensificar as orações pelo novo concílio que se iniciaria. Através da encíclicaPaenitentiam agere, João XIII fez um convite à oração e à penitência pelo bom êxito do Concílio. Foram solicitadas a todos os fiéis, novenas em honra ao Espírito Santo, além de confissões, comunhão eucarística e a realização de penitências e mortificações. O Concílio que se iniciou através de uma celebração eucarística na Basílica de São Pedro, em 11 de outubro de 1962, reuniu quase 2 mil e 500 cardeais, patriarcas e bispos de todo o mundo.

Papa Paulo VI dá continuidade ao Concílio que "interpretou os sinais dos tempos".

João XXIII não viu a conclusão do Concílio, pois morreu em 3 de junho de 1963. O arcebispo de Milão, Giovanni Batista Montini (Papa Paulo VI) foi eleito três dias depois da morte do idealizador do Concílio e decidiu dar continuidade ao mesmo, algo que sinalizou durante primeiro discurso proferido pelo rádio, onde também retomou os objetivos principais do Vaticano II: definir mais precisamente o conceito de Igreja; a renovação da Igreja Católica; a recomposição da unidade entre todos os cristãos e o diálogo da Igreja com o Mundo Contemporâneo.
“Em principio era um concilio dogmático, mas que teve um grande relevo principalmente na área pastoral, uma vez que o que precisaria ser mudado não era o argumento falado, mas como falar sobre o mesmo argumento que é a mensagem evangélica. Neste ponto, o relacionamento da Igreja, ou até mesmo o diálogo da Igreja com a cultura moderna era pauta do Concílio”, disse o mestre e doutorando em Pastoral Bíblico-catequética da Pontifícia Universidade diocesana de Roma, Padre Anderson Marçal Moreira.


Comemorações dos 50 anos de Vaticano II

No dia 11 de outubro, comemorou-se os 49 anos anos de início do Concílio e iniciaram-se as comemorações dos 50 anos. Na visão de Padre Anderson Marçal Moreira, o Concílio Vaticano II, que abriu a visão da Igreja para o mundo tem muito ainda ser descoberto e aprofundado. “O Vaticano II, mesmo depois de 50 anos passados, precisa ainda ser entendido, vivido e absorvido na sua totalidade. Muita coisa já foi feita, e absorvida, principalmente pela geração pós-concilio, mas muita coisa ainda precisa ser aprofundada para que a Igreja caminhe, sobre as luzes do Vaticano II rumo a uma nova evangelização”, salientou.

SOMÁLIA: Cristão decapitado


Após uma extensa busca pelo paradeiro de Juma Naradin Kamil, os cristãos da região de Bakool, sudoeste da Somália, encontraram o corpo decapitado de Kamil. Ele, que fora sequestrado, trazia no corpo marcas de uma execução feita pelo grupo terrorista muçulmano Al-Shabab.
“É comum a Al-Shabab decapitar aqueles que abraçam a fé cristã, ou mesmo de meros simpatizantes dos ideais ocidentais,” disse um cristão local, a agência de notícias Compass Direct News. “Nosso irmão Kamil aceitou a fé cristã há três anos e estava determinado em sua fé em Deus. Sentiremos muito a falta dele.”
O sequestro aconteceu em 21 de agosto quando três homens da Al-Shabab forçaram Kamil a entrar em um carro. Muitos cristãos locais acreditam que os extremistas estavam acompanhando a rotina de Kamil para executarem a tarefa.
A Al-Shabab tem cerca de 7 mil membros. Eles procuram, através de ameaças e atos violentos, impor uma versão estrita da Sharia, lei islâmica, em todo território muçulmano. O principal objetivo de grupo é eliminar o cristianismo da Somália.
No início deste ano, dois extremistas muçulmanos assassinaram um membro de uma comunidade cristã subterrânea na Somália, e também mataram uma mãe de quatro filhos, Asha Salat, por sua fé cristã.

Aluna é proibida de usar rosário em escola americana


A escola pública em Fremont (Nebraska, Estados Unidos) que proibiu uma menina de 12 anos de levar um rosário para a sala de aula provocou uma polêmica sobre a liberdade de culto. A escola afirmou que a proibição só se aplica a alguns grupos que utilizam o rosário como símbolo de pertinência a uma gangue, mas a principal organização em defesa dos direitos civis no país, a União Americana de Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) interveio no caso, informou nesta terça-feira a rede de televisão local KETV Omaha.
Segundo a ACLU, esta medida viola os direitos da menina, Elizabeth Carey, em expressar suas crenças religiosas, estabelecidos na primeira emenda da Constituição americana. Elizabeth recebeu uma notificação do distrito escolar de Fremont no qual era advertida que seu uso do rosário como um colar violava o código de vestimenta em sua escola, ao poder ser interpretado como um símbolo de pertinência a uma gangue. "Minha decisão é defender Jesus e farei o que possa para deter isto", disse a garota.
"Somos conscientes das sérias preocupações sobre as gangues nos colégios, mas as escolas públicas de Fremont devem demonstrar que existe uma conexão concreta com estes grupos antes de limitar a liberdade de expressão dos estudantes e seus direitos religiosos", disse Amy Miller, diretora da ACLU em Nebraska.
A Igreja também reagiu perante a proibição e o chefe da Arquidiocese Católica de Omaha, o reverendo Joseph Taphorn, opinou que os cristãos não deveriam ter de renunciar a um símbolo porque as gangues fazem um mal uso do mesmo. No entanto, o superintendente das escolas públicas de Fremont, Steve Sexton, alegou que manipularam a medida para fazer dela uma questão religiosa.
"Há aqueles que querem fazer deste tema algo religioso quando só tem como objetivo criar um ambiente seguro para nossos estudantes", declarou. "Se a ACLU tem outro ponto de vista, escutaremos com prazer, mas o fato é que já há um ano que foram alertados que o uso do rosário como joia implicava uma afiliação a uma gangue", acrescentou Sexton.

Cristãos tem sido executados no Sudão


Muitos cristãos têm sido mortos no Sudão, no que parece ser uma tentativa de eliminar o cristianismo do país


As Forças Armadas Sudanesas (SAF) e a milícia islâmica aliada não estão distinguindo os combatentes e os civis nas batalhas territoriais no estado de Kodorfan Sul e, segundo os cristãos, isso se deve ao fato de que eles querem tirar o cristianismo da área.
Um cristão na área leste de Kadugli disse que conseguiu fugir das agentes de Inteligência da SAF depois de 18 dias preso dentro de sua própria casa. Ele relatou ter visto seis prisioneiros cristãos serem levados e um a um serem executados.
“Eles nos insultavam, dizendo que essa terra era islâmica e que nós não estávamos autorizados a viver nela”, disse ao Compass. “Eu os vi levarem meus irmãos em Cristo e matá-los na floresta, perto de onde nós fomos detidos.”
Esse cristão que fugiu pediu anonimato, pois é ex-muçulmano há 10 anos e estava marcado para ser morto no dia em que conseguiu fugir. Ele ainda está escondido, pois teme que a SAF possa encontrá-lo.
“Eu já estava marcado para morrer. Não estava mais preocupado com a minha segurança, pois, afinal, eu não dependia da misericórdia deles como eles pensavam, mas sabia que Deus estava no controle”, disse ele.
Ele acredita que, desde que o Sudão se dividiu, o governo islâmico tem como principal alvo os cristãos e, como principal objetivo, limpar o cristianismo de Kodorfan Sul, parte da estratégia de tornar o país em um estado puramente islâmico.
“Esta perseguição é claramente planejada pelo governo islâmico”, disse ele. “Minha vida está correndo grande perigo, pois eles ainda estão procurando por mim. Eu posso ser preso a qualquer momento ou até mesmo morto.”
Outros cristãos que fugiram da área dizem que muitos foram mortos e igrejas foram queimadas pela SAF e pelas milícias islâmicas.
As leis no Sudão e as políticas estão todas a favor do Islã. A sharia (lei islâmica) faz com que as garantias e direitos à cidadania dependam da religião, fazendo com que aqueles que não são muçulmanos sejam considerados cidadãos de segunda classe, sem acesso a todos os direitos.

sábado, 8 de outubro de 2011

Jornal A Igreja é Notícia 29ª Edição

Notícias em Destaque:



JMJ 2013 já começou no Brasil, diz Dom Dimas Lara ao Papa;

- Negada licença para construir igreja católica na Rússia;

FÁTIMA, O TRIUNFO DO CORAÇÃO MARIANO;

PAPA REFLETE SOBRE FIGURA BÍBLICA DO BOM PASTOR;

NICARÁGUA: SACERDOTES, “CALEM-SE OU NÓS OS MATAMOS”;

SACERDOTE CATÓLICO É ASSASSINADO NO QUÊNIA;

- Agenda da Semana:

09/10(DOMINGO):
09:00hrs Santa Missa na Matriz;
10:30hrs Batizados na Matriz;
15:30hrs Missa na Chã do Jardim;
19:00hrs Santa Missa na Matriz;
Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora em Muquém(de 02/10 a 16/10).

10/10(SEGUNDA):
19:00hrs Missa na Matriz.

11/10(TERÇA):
19:00hrs Curso de Teologia no Dom Moisés;
19:00hrs Grupo de Oração Chama Viva na Matriz;
19:00hrs Seminário de Vida no Espírito Santo na Capela do Mutirão - Grupo Estrela da Manhã.

12/10(QUARTA):
09:00hrs Missa na Matriz;
15:30hrs Missa em Saboeiro de Caiana;
18:30hrs Procissão de Nossa Senhora Aparecida saindo da Igreja do Rosário;
19:00hrs Missa da Padroeira do Brasil na Matriz.

13/10(QUINTA):
15:30hrs Missa no Assentamento Emanuel Joaquim;
19:30hrs Adoração ao Santíssimo na Matriz.

14/10(SEXTA):
19:00hrs Missa em Muquém.

15/10(SÁBADO):
15:30hrs Missa em Santana;
19:00hrs Missa em Cepilho;
19:00hrs Missa na Matriz;
19:00hrs Grupo de Oração Vida no Conjunto do Fogo Casa de Formação Jesus Misericordioso;
19:30hrs Comemoração de Aniversário do Grupo de Jovens da Chã do Jardim - Capela Chã do Jardim.


JMJ 2013 já começou no Brasil, diz Dom Dimas Lara ao Papa

Na sexta-feira, 7, a nova presidência do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (CELAM) foi recebida em audiência pelo Papa Bento XVI.

"O Papa foi informado de que a Jornada Mundial da Juventude já começou no Brasil, com a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, e uma intensa programação que se estenderá até 2013 e continuará depois de realizada a Jornada", salientou o vice-presidente do CELAM, Dom Dimas Lara Barbosa.

De acordo com um dos vice-presidentes da entidade, foi apresentado ao Santo Padre o Plano Global do CELAM para o quadriênio 2011-2015, cuja realização será marcada por alguns eventos eclesiais de grande envergadura, como, por exemplo, a celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, que marcou decididamente a pastoral nos países da região.

Além disso, foi apresentado ao Pontífice o projeto de tradução da Bíblia, para uso de todas as Igrejas da América de língua hispânica, além das comunidades migrantes em outros países, particularmente nos Estados Unidos.


Encontro com os Pontifícios Conselhos

Na parte da tarde, a Presidência do CELAM visitou o Pontifício Conselho para os Leigos, onde o tema da Jornada Mundial da Juventude foi, mais uma vez, recordado.

Logo depois, a diretoria do CELAM se reuniu no Pontifício Conselho para a Família. Na ocasião o presidente organismo do Vaticano, Cardeal Enio Antonelli falou do Congresso Mundial das Famílias que se realizará no próximo ano, em Milão.

Em ambas as ocasiões, destaca Dom Dimas, "os bispos do CELAM puderam perceber, com a graça de Deus, a plena sintonia dos objetivos previstos no Plano Global e as Diretrizes que a própria Santa Sé, como colaboradora do ministério do Santo Padre, procura estabelecer na Igreja Católica em todo o mundo".

A presidência do CELAM é composta por Dom Carlos Aguiar Retes (Presidente); pelos dois Vice-Presidentes, Dom Ruben Gomez Salazar e Dom Dimas Lara Barbosa; pelo Secretário-Geral, Dom Santiago Silva Retamale; e pelo Presidente do Conselho Econômico, Dom Carlos María Collazzi Irazabal.

A nova presidência do CELAM está em visita ao Vaticano desde quinta-feira, 6, e permanece e até a quarta-feira, 12.

Negada licença para construir igreja católica na Rússia


A rejeição da licença para a construção de uma igreja católica em Psok (Rússia) suscitou o protesto do arcebispo da diocese da Mãe de Deus em Moscou, Dom Paolo Pezzi.
Dom Pezzi lamentou esta “discriminação intencionada contra a população católica de Pskov”, por meio de uma declaração publicada nesta terça-feira, segundo informou a Rádio Vaticano.
O prelado denunciou que a administração local rejeitou renovar a licença para construir uma igreja católica dedicada à Santíssima Trindade, com o pretexto de que os trabalhos não haviam começado antes de que a licença anterior vencesse.
No entanto, a construção começou, na verdade, há 10 anos, protestou Dom Pezzi. O complexo paroquial já está acabado.
Começou em 2000, porque as autoridades rejeitaram a restituição à igreja católica de sua catedral. É a única católica desta cidade de cerca de 200 mil habitantes.
Em 2005, o então presidente da conferência episcopal russa, DomTadeusz Kondrusievicz, consagrou a parte inferior da igreja em construção. Os trabalhos haviam se financiado por meio dos paroquianos e das doações.
Cada dia, os paroquianos preparam o almoço para os pobres e para as crianças portadoras de deficiência, levam a cabo um projeto educativo para meninos de rua e ajudam as famílias das crianças portadoras de deficiência. Esta ajuda é oferecida a todos, independentemente da pertença religiosa.

FÁTIMA, O TRIUNFO DO CORAÇÃO MARIANO


Sexta(07/10), foi comemorada a festividade de Nossa Senhora do Rosário, no mês dedicado também a esta devoção espiritual. No santuário de Fátima, um dos mais visitados do mundo, onde a Mãe de Jesus pediu que se estendesse esta devoção, a atividade não diminui.
No último dia 12 de setembro, o cardeal Tezzamanzi falou aqui do segredo de Fátima: “Nesta noite, com Maria, podemos renovar a nossa fé no Espírito do Ressuscitado que conduz a história: o segredo de Fátima – afirmou o então Cardeal Ratzinger – é 'sangue e lágrimas', da qual todos vemos os trágicos efeitos também nos nossos dias, abre-se, na comunicação da Virgem aos três Pastorinhos, com uma visão de esperança: 'No cimo da montanha – recorda o Cardeal Ratzinger , descrevendo a visão do dia 13 de julho de 1917 – está a cruz, meta e ponto de orientação da história. Na cruz, a destruição é transformada em salvação; ergue-se como sinal da miséria da história e como promessa para a mesma'”.
Na homilia do dia 13, o cardeal emérito de Milão disse que “uma das heranças espirituais mais belas que as aparições marianas em Fátima nos deixaram é a devoção ao Imaculado Coração de Maria”, uma devoção que, segundo o prelado, “pode indicar-nos o caminho para que, também nós, nos convertamos em templo do Senhor”.
E se perguntou: “Como era o coração de Maria? Podemos pensar que o coração de Maria era um coração misericordioso”.
Jaime Vilalta Berbel, espanhol residente em Fátima, agente de viagens especializado em santuários marianos e autor de quatro edições do livro “Os segredos de Fátima”, já prepara uma nova e quinta edição, corrigida e aumentada, com interessantes pormenores, como o fenômeno visto em Fátima no último dia 13 de maio.
“Alguns choravam e outros muitos gritavam; 'Milagre!' – comenta a ZENIT. Todos os presentes em Fátima viram uma auréola com as cores do arco-íris, circundando o sol, fato que jamais tinha sido visto em Fátima, mas que recorda a dança e o milagre do sol de 13 de outubro de 1917.”
Vilalta, que dirige uma agência especializada em turismo religioso – CAESFA –, informa sobre a incessante atividade do santuário mariano português.
São numerosas as peregrinações procedentes, por exemplo, da Espanha, que pretendem visitar o santuário de Fátima: paróquias, grupos, movimentos leigos e irmandades de grande parte do território nacional.
A peregrinação internacional de aniversário e comemorativa da sexta e última aparição será presidida pelo arcebispo de Moscou, Paolo Pezzi, nos próximos dias 12 e 13 de outubro.
O santuário mariano marcou um itinerário rumo à celebração do centenário das aparições, o “Itinerário do Peregrino”. Este primeiro ano do percurso se centra na mensagem do anjo e na atitude fundamental de adoração, bem como nos lugares para visitar como peregrinos.

PAPA REFLETE SOBRE FIGURA BÍBLICA DO BOM PASTOR


“O Senhor é meu Pastor, nada me falta”: foi com estas palavras que o Papa quis introduzir a audiência geral de hoje, realizada na Praça de São Pedro, dentro do seu ciclo sobre a oração.
Este Salmo 23, no qual o Papa ficou sua reflexão, está “impregnado de confiança em sua totalidade, no qual o salmista expressa sua serena certeza de que é guiado e protegido, posto a salvo de todo perigo, porque o Senhor é o seu pastor”.
Este salmo é, segundo o Papa, “um texto familiar para todos e amado por todos”, que, com sua riqueza e profundidade, acompanhou “toda ahistória e a experiência religiosa o povo de Israel e acompanham os cristãos”.
“Mas é no Senhor Jesus que toda a força evocadora do nosso salmo chega à sua plenitude, encontra o cume do seu significado: Jesus é o 'Bom Pastor' que vai buscar a ovelha perdida, que conhece suas ovelhas e que dá a vida por elas”, acrescentou.
No salmo, explicou o Santo Padre, “se evoca tambémo ambiente nômade do pastoreio e a experiência de conhecimento recíproco que se estabelece entre o pastor e as ovelhas que compõem o seu pequeno rebanho”.
“Ele cuida delas, protege-as como bens preciosos, está preparado para defendê-las, para garantir seu bem-estar, para fazê-las viver em tranquilidade. Nada pode faltar-lhes se o pastor está com elas”, disse.
“Também nós, como o salmista, se caminharmos seguindo o 'Bom Pastor', ainda que possam parecer difíceis, tortuosos ou longos os caminhos da vida, inclusive muitas vezes em regiões desérticas espiritualmente, sem água e com um sol de racionalismo abrasador, sob a orientação do Senhor deveremos estar seguros de que estes são os 'certos' para nós e de que o Senhor nos guia, está sempre perto de nós e de que não nos faltará nada.”
“Quem caminha com o Senhor nos vales escuros do sofrimento, das dúvidas e de todos os problemas humanos, sente-se seguro – disse o Papa. 'Tu estás comigo': esta é a nossa certeza, a que nos sustenta.”
Esse “'comigo estás' é uma declaração de confiança inquebrantável, que resume uma experiência de fé radical; a proximidade de Deus transforma a realidade, o vale escuro perde toda a sua periculosidade, esvazia-se toda ameaça”, afirmou.
“O rebanho pode caminhar tranquilo, acompanhado pelo som familiar do cajado que bate no chão e indica a presença tranquilizadora do pastor”, acrescentou.
“Abondade e a fidelidade de Deus são a escolta que acompanha o salmista que sai da barraca e se coloca em caminho novamente. Além disso, é um caminho que adquire um novo sentido, tornando-se peregrinação rumo ao Templo do Senhor.”
O salmo, concluiu o Pontífice, “nos convida a renovar a nossa confiança em Deus, abandonando-nos totalmente em suas mãos”.

NICARÁGUA: SACERDOTES, “CALEM-SE OU NÓS OS MATAMOS”


Divulgou-se na Nicarágua o fato de que vários párocos foram ameaçados, um dado preocupante após o recente assassinato do pároco de La Concepción, Marlon Pupiro.
Este país vive um delicado momento político, com eleições gerais às portas e o presidente Daniel Ortega decidido a perpetuar-se no poder, situação denunciada pela Igreja Católica, junto à corrupção e outros males que afetam o país.
O secretário da Conferência Episcopal da Nicarágua e bispo da diocese de Chontales e Río San Juan, Dom Sócrates René Sándigo Jirón, afirmou que há preocupação na Igreja Católica pela falta de investigação a fundo do crime contra o Pe. Marlon Pupiro e do assédio sofrido por alguns párocos do país.
Após o assassinato do Pe. Pupiro, vários sacerdotes de Manágua e Masaya perceberam algum fato extraordinário que lhes chamou a atenção em relação à sua segurança.
Dom Sándigo Jirón manifestou que os párocos têm de ser mais prudentes, ainda que isso afete seu trabalho pastoral. “Se um sacerdote é chamado à noite para atender algum doente em uma casa ou em um hospital, é melhor que não vá, porque poderia cair em uma armadilha. Este tipo de medida, infelizmente, afetará a vida pastoral. O sacerdote deve ter o cuidado de não aceitar qualquer tipo de convite, a menos que conheça a família”, disse.
Segundo informava, em 27 de setembro, o jornal La Prensa, de Manágua, recentemente se conheceu que vários párocos foram ameaçados. Em alguns casos, as ameaças foram feitas diretamente, por meio de mensagens de texto aos seus telefones celulares; em outros, disfarçadas de roubos ou mensagens cifradas.
Extraoficialmente, a hierarquia católica recomendou aos sacerdotes que sejam prudentes ao referir-se a este tema, razão pela qual eles optaram por calar-se.
O jornal La Prensa diz conhecer nomes de sacerdotes que manifestaram esta situação. Um deles expôs o seu problema por meio de redes sociais, nas quais os paroquianos se solidarizam e propõem correntes de oração pela segurança dos presbíteros.
Este sacerdote contou que, por meio de mensagens de texto recebidas na madrugada do dia anterior, advertiram-lhe que era melhor que os bispos se calassem ou, do contrário, poderiam ser assassinados. “Calem-se ou nós os matamos”, dizia o texto. O sacerdote comunicou o caso à ministra Ana Isabel Morales.
O bispo de León, César Bosco Vivas, qualificou de “covarde” qualquer ameaça contra os representantes da Igreja Católica e instou a denunciar à polícia qualquer tipo de intimidação. “Acho que é fácil rastrear algumas comunicações e ameaças de celulares, não acho que seja impossível. Se há ameaças, é melhor denunciar o caso a tempo, para que seja corrigido”, disse.
O prelado reconheceu implicitamente que a origem destes fatos pode dever-se a uma atitude crítica da Igreja: “As críticas que se vertem são com o desejo de que se corrijam os erros e, por parte da Igreja, estas denúncias foram feitas nas cartas e documentos nossos, mas não com o objetivo de provocar uma ruptura com o governo e menos ainda de tornar-nos um partido de oposição”, concluiu.